A energia solar está se tornando uma fonte de energia cada vez mais barata, além de ser sustentável
Porém, ter ela em condomínio era preciso fazer um investimento inicial alto para a instalação de painéis solares, gastar recursos com obras de adaptação, rede elétrica e manutenção do sistema.
Justamente com a popularidade que várias tecnologias passaram a ser desenvolvidas e hoje existem empresas revolucionando e fazendo com que a energia solar para condomínios se torne ainda acessível.
Por que a energia solar é tão interessante para condomínios?
A REN 1.059/2023, da ANEEL, regulamentou e estabeleceu normas para a micro e minigeração distribuída e regras de prestação desse serviço.
Portanto, ser um condomínio solar é entender que a busca por uma forma de energia sustentável, limpa e renovável causa impactos socioambientais significativos em diversas camadas da sociedade.
Redução dos custos de energia Aumento do valor do imóvel Melhora da imagem do condomínio Redução da pegada de carbono Autossuficiência
As vantagens de investir em energia solar para condomínio
É possível ser um condomínio solar de algumas formas, entretanto, é preciso estar ciente que algumas delas vão precisar de mais financiamento em equipamentos e obras, além dos custos com burocracias.
Em compensação, existe uma que é muito mais fácil. Quem opta por ela pode ter acesso à energia solar para condomínio sem ter gastos que podem ser aplicados de volta no prédio
Essa opção não é tão popular, mas é algo que vem mudando aos poucos nos últimos anos. Pode ser comparada a serviços de streaming de serviços ou produto
A contratação de energia por assinatura