Logotipo Original Sunne
Aluguel de energia solar pode ser uma solução inteligente, econômica e sustentável para sua empresa

Saiba como o aluguel de energia solar pode ser uma solução inteligente

A economia de energia e a busca por outras fontes de energia renováveis, como o aluguel de energia solar, são temas cada vez mais frequentes e relevantes na atualidade. O que acontece nesse meio tempo é que o mundo está se tornando cada vez mais conscientes do seu papel na preservação do meio ambiente. 

Inclusive, a economia de energia é uma excelente forma de começar a reduzir custos, cuidar do planeta e ainda economizar dinheiro, tudo ao mesmo tempo. E a melhor forma de você começar é pelo aluguel de energia solar.

Nesse artigo vamos te explicar como funciona o sistema fotovoltaico, as características desse modelo de energia renovável, além de esclarecer alguns pontos sobre a nossa legislação atual e as vantagens e desvantagens desse novo jeito de economizar. 

Então, continue lendo para entender melhor e sair na frente!

Primeiro, vamos entender o que é um sistema fotovoltaico

Como falamos antes, uma das formas mais eficientes de economizar energia é usando a energia solar. Muitas pessoas optam por fazer a instalação de placas solares, seja em residências ou em empresas.

Por exemplo, a energia solar é uma das fontes de energia renovável, limpa que pode ser obtida diretamente do Sol. Quando você usa esse tipo de energia limpa, consegue reduzir a dependência de energia fósseis, que são fontes poluentes e limitadas. 

Agora vamos falar de fato o que é um sistema fotovoltaico e como ele vai ser responsável em ajudar você a economizar dinheiro e na preservação do nosso planeta.

Apesar do nome parecer super complicado, a lógica é bem simples, pois o sistema fotovoltaico é um conjunto de dispositivos e equipamentos que captam a luz solar e a transformam em energia elétrica. 

Após isso, passa por um inversor que converte essa energia elétrica em corrente alternada para ser usada em residências, empresas e até em indústrias.

Esse sistema está se tornando cada vez mais popular no mundo todo porque além de ser considerado uma fonte que não emite poluentes, pode ser usado tanto em residências quanto comércios, justamente por ser economicamente inteligente e sustentável. 

Por que adotar esse sistema?

Com toda certeza você está em busca de encontrar a forma mais fácil e prática de economizar na conta de energia do seu condomínio, por exemplo. Então, vamos falar um pouco sobre como é mais fácil alugar energia solar do que instalar esse sistema por conta própria. 

Seja residência, indústrias ou comércios, é preciso ficar atento a alguns detalhes que possam ter sido deixados de lado durante todo o processo de compra, o que inevitavelmente acaba implicando na fase de instalação, o que poderá prejudicar o funcionamento do sistema.

A possibilidade de enfrentar esses problemas e arcar com eles podem ser facilmente resolvidos com o aluguel de energia solar, já que problemas como localização não apropriada, reestruturação da rede elétrica ou reforma de estruturas, ou espaços que precisam de adaptações, não será um problema.

Porque com o aluguel de energia solar, você não precisaria se preocupar, pois não precisaria lidar com obras, tecnologias, investimentos ou manutenções. Uma enorme economia, literalmente!

As 7 características para você saber se está aderindo a uma energia limpa

Pode parecer um pouco confuso esse modelo de aluguel de energia solar para economizar no final do mês, nós compreendemos que deve ser bem difícil no início. 

Por isso, fizemos essa lista com 7 pontos que você precisa ter atenção são para conseguir identificar que é um excelente negócio ao escolher a forma mais prática e eficiente de economizar nas contas de energia, alugando energia solar para sua casa, condomínio ou empresa:

  1. A instalação e a manutenção do sistema fotovoltaico é realizado pela empresa de energia solar,
  2. O proprietário paga uma taxa mensal pelo uso da eletricidade gerado pelo sistema
  3. Não precisa de investir inicial alto para alugar energia solar;
  4. É uma opção mais acessível já que não é necessário se preocupar com instalação e manutenção;
  5. É uma fonte de energia limpa e renovável, o que acaba por contribuir na preservação ambienta;
  6. Diminui a dependência da energia elétrica e consecutivamente os custos também diminuem;
  7. O modelo de aluguel de energia está se tornando cada vez mais popular.

Será que aluguel de energia solar é legal?

Se essa for a sua dúvida, alugar energia solar é uma prática legal e regulamentada no Brasil desde janeiro de 2022, através da Lei 14.300/22, que institui o marco legal da micro e minigeração de energia

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) regulamenta a geração de energia elétrica distribuída, incluindo a instalação e o aluguel de sistemas fotovoltaicas para a produção de energia.

A Resolução Normativa n.º 482/2012 e atualizadas pela Resolução Normativa n.º 687/2015, que decreta as condições gerais para a conexão de sistema de micro e minigeração distribuída à rede de distribuição de energia elétrica.

Portanto, qualquer pessoa física ou jurídica pode instalar, ou operar um sistema de geração de energia elétrica derivada de uma fonte renovável, como a solar fotovoltaica, inclusive, pode alugar esse sistema para o seu próprio consumo.

Entretanto, é importante que o aluguel energia solar seja feito por uma empresa especializada que siga a legislação e cumpra todas as regulamentações feitas pela ANEEL.

As vantagens para você pensar se vale realmente a pena

Se você chegou até aqui, é porque já sabe que quer alugar energia solar para economizar muito mais na sua conta de luz no próximo mês.

Então, para você conseguir analisar melhor, tomar a melhor decisão e fazer parte das principais tendências sustentáveis que tornará sua empresa um modelo de empreendedorismo sustentável, veja abaixo a lista de vantagens que fizemos!

  • Redução de custos: Por ser acessível permite que haja uma economia na conta de luz
  • Baixa manutenção: Por você alugar energia solar, não terá custo de manutenção ou instalação
  • Sem investimento inicial: Já que não há necessidade de investir num sistema de energia solar, acaba tornando-se uma forma de economia
  • Flexibilidade: É possível escolher o tipo de plano que melhor vai se adequar a sua necessidade
  • Responsabilidade ambiental: além de economizar, você tem a possibilidade de se tornar mais responsável ambientalmente.

Descubra quem pode aderir e começar a economizar na conta de luz no fim do mês

O modelo de aluguel de energia solar é uma alternativa para aqueles que querem evitar custos, sem precisar se preocupar com a parte burocrática que pode ser ao ter um sistema próprio.

Aqui na Sunne, qualquer pessoa jurídica que possui uma ou mais Unidades Consumidoras de energia de baixa tensão na mesma área onde possuímos usinas de geração de energia solar está apto a alugar um sistema.

Com o aluguel, é possível ter acesso a benefícios, sem precisar fazer um enorme investimento inicial, como você teria caso optasse por aderir um sistema próprio. Além disso, você não vai precisar se preocupar com as partes burocráticas, porque fazemos essa parte por você.

A única coisa que você precisa fazer é verificar se tem disponibilidade para sua região e escolher um plano que corresponda ao seu consumo mensal e contratar para ter uma economia de até 20% todo mês.

Somos uma empresa que quer revolucionar o mercado de energia no Brasil, dando para seus clientes soluções eficientes, econômicas e sustentáveis. Tudo é feito 100% online e você não precisa se preocupar com absolutamente nada.
Venha conhecer as nossas soluções de energia solar por assinatura e aproveite para contratar o seu plano!

Faça como a Mob que já economizou R$303,747 em 26 meses apenas usando energia solar por assinatura! Entre em contato e cuidamos do resto