Saiba o que é e como funciona o crédito de energia solar 

O mercado de energia solar vem ganhando destaque e chamando a atenção de várias pessoas e empresas interessadas em energia limpa e também na economia gerada através do crédito de energia solar.

Antes, regulados pela Resolução Normativa 482/2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), mas atualizada pela Resolução Normativa 1.059/2023, determina quantidade gerada em excesso pelo sistema fotovoltaico por meio da mini e microgeração de energia.

Então, se quer saber mais como esses créditos de energia solar funcionam, continue lendo. Iremos explicar o que são, como acontece seu funcionamento, suas vantagens e como você pode aproveitar essa oportunidade. Boa leitura! 

O que são créditos de energia solar?

O crédito de energia solar, ou compensação de energia solar, é a sobre de energia gerada em excesso pelos painéis solares, mas que não foram usados pela unidade produtora.

Isso sempre acontece, pois sem um sistema de armazenamento de energia, o sistema vai produzir energia além do necessário. Com isso é possível usar esse excedente, ou créditos de energia solar, para abater o valor da conta de energia.

Mas, como? Simples! O excesso produzido pode ser injetado de volta na rede elétrica da concessionária local e só então se tornam créditos. O abatimento na conta de luz acontece automaticamente e, para quem produz, pode ficar disponível para uso a qualquer momento ou dentro do prazo de 60 meses, a contar do dia em que foram gerados.

Agora que já explicamos o que se trata o crédito de energia solar, vamos entender como eles funcionam!

Como funciona o sistema de crédito de energia solar?

Uma coisa importante que você deve saber é que esse mercado de crédito para energia solar não está limitado a algumas pessoas ou empresas; na verdade, todos que participam do mercado cativo podem participar do sistema de créditos de energia.

Portanto, conhecido por “Sistema de Compensação de Energia Elétrica” ou “Sistema de Créditos de Energia Elétrica”, os créditos de energia solar podem ser acessados por todos que possuem vínculo com algumas concessionárias de energia, ou seja, a maioria das pessoas.

Então, o sistema é dividido em duas categorias: microgeração (até 75 kW) e minigeração (entre 75 kW e 5 MW).

Para iniciar o processo, o consumidor deve instalar o sistema solar e se cadastrar na distribuidora de energia elétrica local. A distribuidora tem até um mês para analisar o projeto e dar o parecer técnico.

Se o projeto for aprovado, a distribuidora enviará um técnico para vistoriar o sistema. Após a aprovação da vistoria, será instalado um relógio medidor bidirecional. Esse relógio registra tanto a energia consumida quanto a energia injetada na rede.

Os créditos de energia são gerados a cada kWh injetado na rede. Esses créditos são acumulados e podem ser usados para abater o consumo de energia da residência ou empresa no mês seguinte.

Por exemplo, uma residência com consumo mensal de 1000 kWh e um sistema solar de 300 W gera 100 kWh de excedente no mês. Esses 100 kWh são convertidos em créditos de energia, que podem ser usados para abater o consumo de 100 kWh no mês seguinte.

Como funciona o aluguel de crédito de energia solar?

O aluguel de crédito de energia solar é uma opção para aqueles que desejam utilizar energia solar em suas residências ou empresas, mas não têm condições financeiras para investir em um sistema próprio. 

Nesse modelo, uma empresa especializada em energia solar como a Sunne, por exemplo, oferece alguns planos flexíveis de assinatura de energia que atendam a demanda energética da sua empresa e você só paga por aquilo que consumiu.

Pense nesse modelo como uma versão de serviço de streaming onde você só paga por aquilo que consumir, sem precisar se preocupar com obras de adaptação nem investir alto num sistema fotovoltaico próprio para conseguir uma compensação de energia solar, especialmente, se a propriedade da sua empresa for alugada. 

Então, o aluguel de crédito de energia solar funciona da seguinte maneira: você assina o plano de energia com a empresa que faz a intermediação entre sua empresa e o fornecedor da energia e você paga uma taxa mensal conforme o consumo da energia gerada pelo sistema.

Mas, essa taxa é, com certeza absoluta, menor do que o valor que você pagaria à concessionária de energia elétrica.

Além disso, a empresa de energia solar é responsável por todas as questões burocráticas, relacionamento com a concessionária de energia e com o fornecedor, o que significa que você não precisa se preocupar com os custos de manutenção.

Vantagens do aluguel de energia solar com créditos de energia solar

Como falamos antes, o aluguel de energia solar com créditos de energia solar é uma opção interessante para quem deseja utilizar energia solar em sua empresa, mas não tem condições financeiras para investir. Algumas das principais vantagens do aluguel de energia solar com créditos de energia solar incluem:

Economia de dinheiro

A energia por assinatura, você pode economizar dinheiro em sua conta de luz, já que a taxa mensal que você paga pela energia gerada pelo sistema é geralmente menor do que o valor que você pagaria à concessionária de energia elétrica.

Manutenção inclusa

O fornecedor dos créditos de energia solar, ou seja, o dono da usina solar, é responsável pela manutenção do sistema, o que significa que você não precisa se preocupar com os custos de manutenção.

Marketing e branding

Ao usar energia solar, as empresas podem demonstrar seu compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental. 

Isso pode ser uma ferramenta de marketing poderosa, especialmente para empresas que atendem a consumidores conscientes do meio ambiente.

Redução da pegada de carbono

Ao utilizar energia solar, você está contribuindo para a redução da emissão de gases de efeito estufa e para a preservação do meio ambiente. 

O que deixa sua empresa mais atraente para investidores que querem investir em empresas com responsabilidade ambiental e clientes que gostam de comprar de empresas ecológicas. 

Flexibilidade

O aluguel de energia solar com créditos de energia solar pode ser uma opção flexível, já que você pode escolher o tamanho do sistema que melhor atende às suas necessidades e pode cancelar o contrato de aluguel a qualquer momento.

O aluguel de energia solar com créditos de energia solar pode ser uma opção interessante para quem deseja utilizar energia solar em sua residência ou empresa, mas não tem condições financeiras para investir em um sistema próprio. 

O que você pode fazer para aproveitar os créditos de energia solar?

O crédito de energia solar é uma forma de aproveitar os benefícios da geração distribuída de energia solar sem precisar investir na instalação de painéis solares.

Para aderir ao crédito de energia solar, não é necessário instalar um sistema de geração distribuída de energia solar, basta alugar os créditos compensação de energia solar. 

E a Sunne pode te ajudar. A empresa que intermedia a relação entre usinas solares e clientes assinantes de energia solar por assinatura.

  • O assinante de energia solar por assinatura da Sunne pode economizar até 20% na sua conta de luz;
  • O processo de assinatura é feito 100% online, de forma rápida e fácil;
  • Sem obras;
  • Não há mensalidade;
  • Planos flexíveis.

Para saber mais sobre o crédito de energia solar da Sunne, acesse o banner abaixo, preencha o formulário e aguarde o contato de um dos consultores especialistas em aluguel de energia solar!

Faça como a Mob que já economizou R$303,747 em 26 meses apenas usando energia solar por assinatura! Entre em contato e cuidamos do resto
Saiba o que é e como funciona o crédito de energia solar  2
plugins premium WordPress
Sunne Email Modal