Não é de hoje que a busca por ações de como economizar energia elétrica eventualmente vira pauta nas reuniões de prestação de contas nas empresas. Afinal, a energia elétrica chega a representar até 40% dos custos operacionais.
Por isso, aqui estão reunidas 5 estratégias eficazes para aliviar o saldo da conta de luz no final do mês. A maioria delas pode ser aplicada ainda hoje, sem qualquer investimento financeiro, e a última com certeza vai te surpreender.
Por que devemos economizar energia, além do alívio no bolso?
Diminuir os custos é a razão mais óbvia que justifica a preocupação com a economia de energia, mas vamos um pouco além? É possível, de forma efetiva, colaborar com a redução do impacto ambiental da produção de energia na sua região e usar isso a favor dos negócios.
Como? Levantando a bandeira da sustentabilidade também na comunicação.
Mais do que empresas que oferecem produtos e serviços de qualidade, os consumidores estão com o olhar atento para os cuidados com o meio ambiente. Isso significa que, além dos benefícios óbvios, investir em alternativas sustentáveis é também lucrativo.
Os consumidores preferem empresas sustentáveis
Estudo realizado por empresa norte-americana mostrou que 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis.
Outra informação trazida pela agência de pesquisa norte-americana, Union + Webster, divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) é que muitos consumidores estão dispostos a pagar mais por isso.
Isso significa que tomar ações para poupar energia e fazer da sustentabilidade um pilar é também uma estratégia de negócio capaz de atrair novos consumidores.
Como economizar energia elétrica? Veja 5 táticas e comece a aplicar agora:
Agora que você já sabe qual a importância de poupar energia, conheça estratégias simples de como economizar energia elétrica fazendo isso:
1. Manter os equipamentos limpos e a manutenção sempre em dia
Você sabia que alguns equipamentos sujos ou com falta de manutenção gastam mais energia elétrica?
Usando o ar-condicionado como exemplo, quando os filtros estão sujos ou obstruídos, a tendência é que o aparelho trabalhe mais para circular o ar, o que aumenta o consumo de energia em comparação a um equipamento limpo.
Por isso, investir na manutenção preventiva de equipamentos de refrigeração e na limpeza regular do ar-condicionado aumenta a eficiência desses aparelhos – e, consequentemente, poupa dinheiro no saldo total da conta de energia.
2. Usar sensores de presença para iluminação
Os sensores de presença para iluminação podem reduzir o consumo de energia elétrica em até 60%, segundo empresas especializadas na fabricação desses dispositivos.
Com o papel de acender e apagar as luzes automaticamente com base na detecção de pessoas, a instalação dos sensores é particularmente útil em áreas onde há grande circulação de pessoas, como corredores, escadas e estacionamentos. Nesses locais, é comum que interruptores sejam esquecidos ligados sem necessidade.
3. Aproveitar a luz natural ao máximo
Falando em iluminação, outra estratégia para fugir do desperdício de energia elétrica é aproveitando a luz natural. Estas são algumas táticas que facilitam a entrada de claridade nos ambientes internos:
- Manter as janelas abertas, principalmente as que ficam próximas das estações de trabalho
- Dar preferência às cores claras na pintura das paredes
- Investir em aplicação de películas nas janelas em vez de cortinas, para evitar reflexos e manter a privacidade
- Instalar espelhos para refletir a luminosidade é uma alternativa inteligente e de baixo custo para espalhar a iluminação natural, principalmente em ambientes pequenos
- Optar por paredes e divisórias de vidro ou acrílico transparente, sempre que possível, para evitar o bloqueio da luz natural
Atenção: outra tática para poupar o consumo de energia é trocar as lâmpadas incandescentes por LED, caso ainda não tenha feito isso. Essa substituição já é recomendada desde 2014, pois em 2015 a comercialização de lâmpadas incandescentes se tornou proibida.
4. Manter equipamentos desligados e evitar o modo stand-by
Sabe quando você desliga um equipamento eletrônico da tomada, mas uma luzinha nele continua acesa? Computador, TV, microondas, carregador de celular, videogame, entre outros aparelhos, consomem energia elétrica mesmo desligados. É o que chamamos de modo stand-by.
Uma atitude simples como tirar esses aparelhos da tomada quando não estiverem em uso pode reduzir o consumo de energia elétrica em até 12%, segundo Instituto Akatu – organização que trabalha na conscientização sobre o consumo responsável.
Faça as contas: quanto 12% de economia aliviaria a sua conta de luz hoje?
5. Utilizar fontes de energia renováveis
As fontes de energia renováveis, como a energia solar, são aquelas que podem ser exploradas de forma sustentável e ainda geram economia na conta de luz. E aqui está uma boa notícia para você que está em busca de como economizar energia elétrica: existe uma solução moderna e econômica para aderir a esse tipo de energia.
É o caso da energia solar por assinatura.
Energia solar 100% digital
Por meio da energia solar por assinatura, é possível ter acesso à tecnologia para economizar energia de forma digital, sem precisar de instalação de placas solares ou adaptações na rede elétrica.
Basta escolher o plano, de acordo com o seu consumo, verificar a disponibilidade na sua região e contratar. Tudo 100% online.
Descubra como economizar energia elétrica se tornando o próximo membro da revolução sustentável no setor de energia no Brasil: conheça as soluções de energia limpa e renovável por assinatura da Sunne, e economize na conta de luz de forma inteligente.