Logotipo Original Sunne
Lâmpada contra luz solar para artigo Como fica a conta de luz com energia solar

Saiba como fica a conta de luz com energia solar e se é possível zerar

“Como ficaria a conta de luz com energia solar?”, essa talvez tenha sido uma pergunta que muitos se fizeram após a pior e a maior crise hidrica que o país enfrentou em 2021. Afinal, as pessoas viram essa fonte de energia como uma alternativa para suprir suas demandas e evitar os prejuízos de outra crise.

A energia solar vem crescendo, ganhando mais espaço e se tornando mais acessível para todos que buscam meios e alternativas de diminuir suas contas de energia.

E essa busca não se limita a apenas consumidores residenciais, que investem em sistemas fotovoltaicos próprios, mas também alcançou gestores e empresários que estão se conscientizando que a eficiência energética também faz parte das práticas ESG.

O fato da energia solar ser a fonte de energia mais barata, limpa e renovável, sua popularidade tende a aumentar como uma alternativa econômica.

Portanto, se está pensando em investir na redução dos custos das suas contas de luz a energia solar, aqui vamos esclarecer algumas dúvidas. 

Então, continue lendo para saber como a sua conta de luz com energia solar fica, se é possível zerar a conta de energia e, o mais importante, como aderir ao aluguel de energia solar para sua empresa.

O que é o aluguel de energia solar?

Antes de entrarmos no tópico de como fica sua conta de luz com energia solar, primeiro é interessante saber que existe outro método de conseguir acesso a essa fonte de energia limpa, sem necessariamente arcar com os custos de um sistema fotovoltaico.

Estamos falando do aluguel de energia solar, onde uma empresa, como a Sunne, focada em revolucionar o mercado de energia, oferece planos de assinatura energética para sua empresa e o consumidor só é cobrado pelo consumo da energia solar.

O que queremos dizer é que o consumidor não precisa fazer um grande investimento inicial na compra do sistema de painéis solares nem precisa se preocupar com a manutenção do sistema, pois ele aluga uma usina para suprir a sua necessidade.

O aluguel de energia solar é uma opção atraente para pessoas que desejam usar energia solar em suas propriedades, mas não têm os recursos financeiros para comprar um sistema de painéis solares. 

Além disso, o aluguel de energia solar pode ajudar a reduzir a pegada de carbono de uma propriedade, tornando-a mais sustentável e amigável ao meio ambiente e ainda reduzir a conta de luz com energia solar.

Como fica a conta de luz com energia solar?

Com o aluguel de energia solar, a conta de luz a energia solar pode ser significativamente reduzida e isso ocorre porque a energia gerada pelos painéis solares é usada para alimentar a propriedade antes de recorrer à rede elétrica convencional. 

Como resultado, a luz de energia solar com a Sunne pode ser reduzida em até 15% a 20%, dependendo do tamanho do sistema de painéis solares e do consumo de energia da sua propriedade, obviamente, devidamente acordado em contrato.

Além disso, como mencionado anteriormente, o aluguel de energia solar geralmente tem uma taxa mensal (do consumo feito) menor do que o custo da energia elétrica fornecida pela rede elétrica convencional.

Isso significa que, além de reduzir a conta de luz, sua empresa também pode economizar dinheiro em relação ao custo da energia elétrica convencional para investir em áreas estratégicas e igualmente relevantes para o funcionamento da empresa

No entanto, é importante lembrar que a economia na conta de luz pode variar dependendo de vários fatores, como o tamanho do sistema de painéis solares, a quantidade de energia consumida pela propriedade e as taxas de eletricidade locais. 

É recomendável que você sempre busque por empresas especializadas em energia solar para obter uma estimativa mais precisa da economia na conta de luz que pode ser alcançada com o aluguel de energia solar.

É possível zerar a conta de luz com energia solar?

Adoraríamos dizer com toda a certeza de que sim, a conta pode vir zerada. Porém, isso não acontece e vamos te explicar os motivos por trás disso.

Embora seja possível reduzir significativamente a conta de luz com energia solar, é improvável que seja possível zerá-la completamente. 

Isso ocorre porque a quantidade de energia gerada pelos painéis solares pode variar dependendo de vários fatores, como a localização geográfica, a inclinação e a orientação dos painéis solares, a quantidade de luz solar disponível e as condições climáticas.

Além disso, mesmo que o sistema de painéis solares geram energia suficiente para cobrir todo o consumo de energia da propriedade, ainda existem taxas e encargos adicionais associados à conexão à rede elétrica convencional, como taxas de conexão e de uso da rede. 

No entanto, a redução na conta de luz de energia solar pode ser significativa e pode ajudar a economizar dinheiro a longo prazo, disso não existem dúvidas.

Qual o custo para colocar energia solar?

As taxas mensais médias para o aluguel de energia solar podem variar dependendo da empresa de energia solar e do tamanho do sistema de painéis solares.

No entanto, em geral, as taxas mensais para o aluguel de energia solar também dependem do tamanho do sistema, da quantidade de energia gerada pelos painéis solares e também do tipo de contrato feito entre sua empresa e a empresa de energia.

Por isso, é fundamental lembrar que o aluguel de energia solar pode ser uma opção atraente para pessoas que desejam usar energia solar em suas propriedades, mas não têm os recursos financeiros para comprar um sistema de painéis solares. 

No entanto, é recomendável que você consulte várias empresas de energia solar para comparar as taxas e os serviços oferecidos antes de tomar uma decisão.

Quando tem energia solar paga conta de luz?

Uma das maiores dúvidas de quem pretende economizar na conta de luz com energia solar é: ainda vou pagar a conta mesmo tendo luz a energia solar?

Bem, muitas pessoas são pegas de surpresa ao descobrirem que quem tem energia solar continua pagando conta de luz. Isso porque as pessoas acreditam que, ao alugar energia por assinatura, ou até mesmo as que instalam placas solares as eximem dessa obrigação.

Mas, para o desapontamento de muitos, não é assim que funciona. É claro que a instalação de um sistema fotovoltaico ou a assinatura de energia pode reduzir as despesas ao final do mês, porém a economia não chega aos 100% devido algumas taxas que ainda precisam ser pagas para a distribuidora e isso não é negociável.

Essas taxas são impostos essenciais para a distribuição e transmissão da energia para todos os consumidores, incluindo, os consumidores que possuem energia solar por geração própria ou alugada.

Quais são as etapas envolvidas no aluguel de energia solar?

Para conseguir uma conta de luz com energia solar, o aluguel de energia solar envolve várias etapas, desde a avaliação inicial de pelo menos as 3 últimas faturas de energia e os esclarecimentos de todos os detalhes sobre o serviço. As principais etapas envolvidas no aluguel de energia solar incluem:

1. Avaliação do consumo médio de energia

Para que sua empresa comece a ter uma conta de luz com energia solar, a empresa de energia solar solicita e avalia pelo menos três fatura da conta de energia da empresa do consumidor para avaliar a compatibilidade da usina solar com o consumo médio da empresa.

2. Proposta e contrato

Com base na avaliação do consumo médio, a empresa de energia solar apresenta uma proposta e um contrato para sua empresa, completamente personalizado.

O contrato geralmente inclui detalhes sobre a taxa mensal de aluguel, a duração do contrato e os serviços incluídos.

3. Ativação

Após a assinatura do contrato, o sistema de painéis solares é ativado e começa a gerar créditos de energia a propriedade que serão enviados através da rede pública de distribuição de energia, portanto, sem necessidade de obras de adaptação da propriedade.

4. Manutenção

O consumidor não precisa se preocupar com a manutenção, pois é a empresa que fica responsável por se certificar de que tudo esteja conforme com o contratado. 

E a manutenção em si, fica a cargo do dono da usina solar, pois é ele que aluga a usina solar para você, a Sunne, por exemplo, só faz a intermediação desse processo.

É importante lembrar que o processo de aluguel de energia solar pode variar dependendo da empresa de energia solar e das necessidades específicas da propriedade. É recomendável que o proprietário da propriedade consulte várias empresas de energia solar para comparar as opções e escolher a melhor opção para suas necessidades.

Quais são as vantagens do aluguel de energia solar?

Existem diversas vantagens de ter sua conta de luz com energia solar, mas se continuamos um pouco céticos sobre o assunto, fizemos uma lista com algumas vantagens que vão te fazer pensar se vale a pena ter luz a energia solar.

Até porque o aluguel de energia solar apresenta várias vantagens em relação à compra de um sistema de painéis solares. 

  1. Redução na conta de luz: pode reduzir significativamente a conta de luz com energia solar, permitindo que o proprietário economize dinheiro a longo prazo;
  2. Sustentabilidade e redução da pegada de carbono: ajuda a reduzir a pegada de carbono de uma propriedade, tornando-a mais sustentável e amigável ao meio ambiente;
  3. Baixo investimento inicial: o aluguel de energia solar, o proprietário da propriedade paga apenas pela energia consumida;
  4. Manutenção e reparos incluídos: você não é responsável pela manutenção e reparos do sistema de painéis solares durante a duração do contrato de aluguel;
  5. Flexibilidade: luz com energia solar através do aluguel tem uma duração de contrato flexível, permitindo que o proprietário da propriedade escolha a duração do contrato que melhor atenda às suas necessidades.

Em resumo, o aluguel de energia solar pode ser uma opção atraente para pessoas que desejam usar energia solar em suas propriedades, mas não têm os recursos financeiros para comprar um sistema de painéis solares. 

Além disso, o aluguel de energia solar pode ajudar a reduzir a conta de luz, tornar a propriedade mais sustentável e amigável ao meio ambiente e oferecer manutenção e reparos incluídos.

Vai valer a pena energia solar em 2023?

Embora não seja possível prever com certeza o futuro do mercado de energia solar, é provável que a energia solar continue a ser uma opção atraente em 2023 e além. 

Isso ocorre porque a tecnologia de energia solar está se tornando cada vez mais eficiente e acessível, tornando-a uma opção viável para mais pessoas e empresas que querem ter uma conta de luz com energia solar mais barata. 

Além disso, a demanda por energia limpa e sustentável está aumentando em todo o mundo, o que pode impulsionar ainda mais o mercado de energia solar. 

No entanto, é importante lembrar que o mercado de energia solar pode ser influenciado por vários fatores, como mudanças nas políticas governamentais, flutuações nos preços dos combustíveis fósseis e avanços tecnológicos em outras formas de energia renovável. 

É recomendável que o proprietário da propriedade consulte uma empresa especializada em energia solar para obter mais informações sobre as tendências atuais do mercado e as opções disponíveis.

Mas, o mais importante é tirar da cabeça a ideia de que com o tempo a energia solar ficará mais cara, logo, deixando de ser uma alternativa menos economicamente viável para empresas que querem ter uma redução significativa na conta de luz a energia solar.

Sunne – Energia solar para todos

Agora que você já sabe as vantagens de ter conta de luz com energia solar e que a energia solar é uma opção cada vez mais acessível e vantajosa para os consumidores brasileiros. 

Com a assinatura de energia, é possível reduzir significativamente o valor da conta de luz. Para quem não quer ou não pode arcar com os custos da instalação, a Sunne oferece a opção de energia solar por assinatura. Com esse serviço, o cliente pode economizar sem precisar investir nada.

A Sunne é uma empresa que intermedia a relação entre usinas solares e clientes assinantes. O processo de assinatura é feito 100% online, com planos flexíveis e sem mensalidade.

Se você está interessado em economizar na conta de luz com energia solar, a Sunne é uma ótima opção. A empresa oferece um serviço seguro e confiável, com a melhor relação custo-benefício do mercado.

Explore o site da Sunne e faça uma simulação para saber quanto você pode economizar com energia solar, clique no banner abaixo!

Contrate energia solar por assinatura e seja parte do futuro da energia hoje com a Sunne. Comece a economizar agora.

A primeira Inteligência Artificial do setor de energia!

Descubra em primeira mão como essa plataforma irá revolucionar o setor e os seus resultados.