Logotipo Original Sunne
Opções de tecnologias sustentáveis: quais são, de que forma podemos adotá-las

Opções de tecnologias sustentáveis: saiba quais são essas tecnologias

Você sabia que o descarte de lixo eletrônico, mesmo sendo inevitável, prejudica o meio ambiente e a nossa saúde? Ou então, sabia que o tipo de energia que utilizamos, causa desmatamento, alterações da fauna, e emissão de gases poluentes? 

Por esses e mais diversos outros motivos, práticas sustentáveis são pautas sempre presentes quando se trata de manter nosso planeta e qualidade de vida saudáveis. 

Em contrapartida, como estamos na Era da tecnologia (e ela só ficará mais forte), isso pode atrapalhar o ecossistema, mas felizmente, podemos contar com opções de tecnologia sustentáveis. 

Neste artigo, vamos listar as principais opções e como elas nos ajudam a aproveitar o bom da tecnologia sem prejudicar o meio ambiente. No final, contamos como pode fazer tudo isso e ainda economizar seu dinheiro.  

Robô e humano apertando as mãos para Inteligência artificial na indústria: entenda a importância

O que é tecnologia sustentável?

Tecnologias sustentáveis são invenções que tornam ações cotidianas já existentes, em práticas mais sustentáveis ao meio ambiente. Portanto, se tratam ou de novas tecnologias, ou da alteração daquelas já existentes, de modo com que sejam menos prejudiciais possíveis ao ecossistema. 

A tecnologia está presente em tudo, em nossa casa, no nosso trabalho, nos estudos, na ciência, em absolutamente tudo. Por um lado, ela otimizou muitos processos e atividades, por outro, causa um impacto ambiental negativo. 

Um exemplo: televisões, celulares e computadores estão cada vez mais tecnológicos, e em questão de 1 ou 2 anos, no máximo, os “antigos” parecem ficar obsoletos. 

Com isso, o descarte de eletrônicos prejudica o meio ambiente por vários motivos: contêm substâncias tóxicas, metais pesados como chumbo, mercúrio e cromo, causando contaminação do solo, água e alimentos. Somados, todos causam mal ao meio ambiente e à nossa própria saúde. 

As opções de tecnologias sustentáveis visam com que possamos continuar usufruindo dos benefícios dos avanços tecnológicos, mas, ao mesmo tempo, possamos cuidar do planeta. 

Opções de tecnologias sustentáveis

Otimização de processos 

Entre as opções de tecnologias sustentáveis, está não especificamente uma tecnologia inventada para esse fim, mas por reduzir muito o consumo de papel, contribui para a sustentabilidade.

Documentos, processos, listas, atas, cadernos de anotações, enfim, tudo o que antes usávamos o papel, agora podemos trocar por meios digitais. 

Talvez essa seja a opção mais prática de colocarmos em prática hoje mesmo, e por isso decidimos colocá-la nesta lista. 

Transporte elétrico

Ainda pouco utilizado no Brasil, os transporte elétrico já é febre em vários países. Noruega, Suécia e Islândia são os campeões, mas eles crescem cada vez mais nos Estados Unidos. 

Aqui, a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), ressaltou que a indústria brasileira tem capacidade de produzir ônibus elétricos. Em São Paulo, por exemplo, a meta é de que até 2024, eles representem 20% da frota. 

Para a ABVE, o país pode produzir até 2 mil ônibus desse tipo, o que é um ótimo começo para essa tecnologia sustentável no Brasil. 

Reciclagem tecnológica

Por si só, a reciclagem é algo essencial para a sustentabilidade, mas atualmente, ela também faz parte de opções de tecnologias sustentáveis

A modernização desse sistema possibilita a melhora da gestão de resíduos sólidos, evitando a contaminação do solo, pois boa parte do lixo comum tem resíduos eletrônicos nocivos.  

Contêineres inteligentes, sistemas automatizados de rastreamento de resíduos alimentares e tecnologias de escaneamento óptico são exemplos desse avanço tecnológico. 

Torneira com desligamento automático

Outro exemplo de tecnologia sustentável que podemos adotar, é a torneira com desligamento automático, principalmente em banheiros compartilhados, como em empresas, comércios, áreas de lazer em condomínios, etc.   

Apenas com ela, já é possível economizar 70% de água, evitando o desperdício, e consequentemente, economiza também nas contas de água. 

Sensor de presença 

Os sensores apagam e acendem a luz dependendo se há ou não presença de pessoas, e por isso, não deixam as luzes acesas sem necessidade. 

Para falar a verdade, todo mundo já saiu pela casa apagando as luzes, não é? Porque, sim, elas fazem toda diferença no final do mês. Mas mais do que poupar dinheiro, os sensores também são opções de tecnologias sustentáveis

Principais tecnologias sustentáveis do Brasil

Principalmente o transporte elétrico e a reciclagem ainda tem muito o que crescer por aqui, mas felizmente, os demais exemplos são bem presentes. 

Já as duas tecnologias abaixo, são as responsáveis pelo crescimento da sustentabilidade nos últimos anos. 

Bioeconomia

Estudos da Associação Brasileira de Bioinovação (ABBI) revelam estatísticas que o país pode faturar US$ 284 bilhões até 2050 em bioeconomia. 

Mas afinal, por que esse é um exemplo de tecnologia sustentável? Simples, pois é o setor responsável exclusivamente por desenvolver produtos que já utilizamos normalmente (remédios, cosméticos, combustíveis, etc), mas com responsabilidade ambiental. Além disso, projetos sociais também fazem parte da economia. 

O Instituto Amazônia+21, por exemplo, é uma iniciativa responsável por conservar a floresta e fomentar a economia, gerando empregos em áreas florestais. 

Energia Solar

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a energia solar ultrapassou a eólica, e atualmente, é a segunda maior geração do país. Ficando atrás apenas da hidráulica, essa fonte de energia cresceu 85% em apenas um ano (2022), e o principal motivo é a economia. 

Para a felicidade dos usuários, ela faz com que as contas de luz reduzam drasticamente, e para o bem do meio ambiente, se trata de uma das fontes renováveis de energia mais limpas. 

A energia solar não polui o ar, a água e o solo, não causa desflorestamento ou atrapalha a qualidade de vida de determinadas espécies de animais, aspectos que estão longe de serem realidade em outras fontes de eletricidade. 

O melhor dela, inclusive por isso cresce tão rapidamente, é a acessibilidade. No Brasil, há muitas empresas especializadas e qualquer pessoa pode contratá-las para se beneficiar de suas vantagens. 

Uma das únicas vantagens é o preço de custo um pouco elevado, mas para isso, há solução. 

Plano de assinatura de energia solar 

A Sunne é uma empresa que oferece o serviço de planos de assinatura de energia solar 100% digitais, reduzindo muito o valor do sistema, por não precisar da instalação dos equipamentos. 
Com essa facilidade, os usuários pagam menos em todas as contas de luz. Conheça nossos planos e aproveite essa opção de tecnologia sustentável.

Banner para energia por assinatura é a forma mais inteligente de economizar na conta de luz

A primeira Inteligência Artificial do setor de energia!

Descubra em primeira mão como essa plataforma irá revolucionar o setor e os seus resultados.