Logotipo Original Sunne
Placa solar, cofre e algumas moedas para Descubra como economizar energia, protege o meio ambiente

Motivos pelos quais economizar energia impacta o meio ambiente

“Economizar energia ajuda ao meio ambiente”, soa como uma frase-clichê de tão repetida que ela é. 

Porém, essa é uma afirmação cada vez mais relevante atualmente, principalmente quando o mundo está se tornando mais consciente da importância de ser uma sociedade global unida em prol da preservação do nosso planeta.

Você sabe bem o quão a energia é recurso primordial para conseguirmos viver as nossas vidas diariamente, mas seu uso excessivo pode impactar negativamente o meio ambiente.

Pois, quando consumimos energia, também emitimos gases do efeito estufa, que estão diretamente ligados às mudanças climáticas que vivenciamos hoje, além de contribuírem para a degradação do nosso ecossistema.

Agora essa frase não parece tão clichê assim, não é? Então, se você quer saber mais sobre como economizar energia e com isso ajudar nosso planeta, é importante que continue lendo esse artigo.

Aqui falaremos sobre os impactos positivos de energia sustentável ao meio ambiente, opções de tecnologias sustentáveis, e formas simples para você economizar na sua conta de energia e ainda fazer parte de uma sociedade mais sustentável!

Não proteger o meio ambiente é um risco para a humanidade e para o planeta

Preservar o meio ambiente e usar energia limpa, como a democratização das placas solares, é um tema de discussão que não se pode esperar, porque é importante para a sobrevivência da humanidade e as consequências de não proteger o meio ambiente não são nada promissoras para o nosso futuro ou o futuro dos filhos dos nossos filhos.

Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU), em conjunto com seus países membros, propôs uma agenda de desenvolvimento sustentável para os próximos 15 anos, a Agenda 30, com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

E, claro, que o Brasil participou e aceitou esses 17 objetivos para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima, além de assegurar que todas as pessoas possam ter paz e prosperidade. 

Entretanto, desde 2015 os países vêm tendo dificuldade de cumprir a Agenda 30, e no Brasil a situação piorou devido à pandemia de COVID-19, registrando retrocesso em 54% das metas estabelecidas e não avançou de forma satisfatória em nenhuma das 169 metas pactuadas, segundo o Relatório Luz da Sociedade Civil sobre a Agenda 2030.

As consequências ambientais

Uma das consequências mais importantes e imediatas da degradação ambiental é o aumento de desastres naturais como enchentes, deslizamentos, secas, incêndios florestais e escassez de chuva; o que pode causar perdas irreparáveis. 

Além disso, a poluição do ar, dos rios, oceanos e solo é responsável por uma série de doenças e problemas de saúde que podem ser tanto respiratórios ou mais graves, como câncer.

Outra consequência que pode nos afetar (caso não economizarmos energia) diretamente é o desequilíbrio dos ecossistemas, levando a extinção de diversas espécies de animais e plantas, dessa forma prejudicando a importante biodiversidade do planeta.

O impacto dessas consequências ambientais na vida das pessoas é imenso, já que com a instabilidade da fauna e flora, a cadeia alimentar entra em desequilíbrio, colapsando o sistema ambiental global.

Percebe porque é importante economizar energia e como a mudança de algumas atitudes diárias ou até mesmo o excesso delas, como usar excessivamente energia.

Ou aderir placas solares para economizar pode comprometer não só a sua vida financeira, mas a longo prazo, pode causar a nossa extinção?

Como a energia sustentável impacta positivamente no meio ambiente

Ao encontrarmos formas de economizar energia, ajudamos a preservar o meio ambiente e minimizar os impactos negativos, afinal, quando usamos menos energia reduzimos a quantidade de gases do efeito estufa que emitimos para atmosfera.

Por isso, a energia renovável é importante. Com suas fontes naturais que possuem uma reserva infinita, porque são de baixo impacto ambiental, como a energia solar capturada nas placas solares ou mesmo a energia eólica.

Portanto, a energia pode sim gerar impacto positivo no meio ambiente, especialmente quando ela for:

  • Energia renovável como a solar, eólica ou hidráulica, por serem mais limpas se formos comparar com as fontes de energia não-renovável, como o petróleo e o carvão. Quando usamos ela, diminuímos a emissão de gases poluentes ou outros poluentes para a atmosfera.
  • A eficiência energética também é uma maneira de economizar tanto energia quanto dinheiro. Alcançar essa eficiência é possível com a substituição por equipamentos mais eficientes, como lâmpadas LED, sistemas de aquecimento e refrigeração mais eficientes ou até mesmo fazer a manutenção dos aparelhos que já tem.
  • Utilizar armazenamento de energia, pois a luz solar só age por um período limitado do dia e a força dos ventos podem variar. Por isso, possuir um armazenamento de energia eficiente garantirá uma fonte de energia renovável constante. 
  • Optar por um carro elétrico, por exemplo, é optar pela eletrificação, que pode ser forma de evitar a emissão de gases poluentes.

A importância de economizar energia

É importante economizar energia ou encontrar formas de fazer isso para o seu bolso e para nossa sobrevivência. 

Em primeiro lugar, a energia elétrica é um recurso com prazo de validade, ou seja, não renovável. O que queremos dizer é que se não economizarmos energia, em algum momento essa fonte pode se esgotar, é sempre importante lembrar disso.

Entretanto, existem outras opções mais sustentáveis que podem ser mais vantajosas a longo prazo.

1. Energia eólica 

Esse tipo de energia é gerada a partir de grandes massas de ventos captados pelas turbinas eólicas, gerando energia limpa e renovável. Essas turbinas podem ser instaladas tanto no mar quanto na terra, o importante é que estejam em locais com abundância de ventos.

2. Hidrelétrica

A energia que vem da hidrelétrica, é gerada pela água em movimento, como rios e até quedas d’águas. As usinas hidrelétricas são instaladas em locais com grande fluxo de água para poderem gerar energia em grande escala.

3. Biomassa

A biomassa é a geração de energia por meio de resíduos orgânicos para gerar a eletricidade. Essa opção é muito usada na área rural, pois ajudam a reduzir o volume de resíduos.

4. Geotérmica

Essa é uma das novas fontes de energia disponíveis hoje e consiste, acredite ou não, na geração de energia a partir do calor da Terra. Pode ser usada tanto para aquecimento quanto para gerar eletricidade.

5. Energia Solar

A energia solar, a mais conhecida, é uma energia de fonte limpa e renovável gerada simplesmente pela luz do Sol. É importante que placas solares (ou painéis solares) sejam instalados em telhados ou em terrenos que sejam ideais para captar ao máximo a luz solar.

A melhor opção para você ser uma pessoa mais sustentável e ainda economizar energia

As placas solares ou fotovoltaicas podem ser uma alternativa para você economizar energia quando a conta de energia chegar, ter sua empresa ou casa mais sustentável e ainda cuidar do meio ambiente enquanto faz isso.

A energia solar fotovoltaica é a conversão direta da radiação solar em energia elétrica. Essa conversão é feita pelas placas solares (células fotovoltaicas) gerando a eletricidade que tanto precisamos.

Poderíamos te falar que para ter essa tecnologia, você precisaria de módulos, painéis, equipamentos elétricos, o sistema fotovoltaico e o ambiente perfeito para começar a gerar energia, mas isso tudo sairia muito caro para você.

Então, vamos falar de uma solução mais fácil, simples, acessível e que ainda é sustentável, como o aluguel de energia solar que a Sunne oferece. A Sunne oferece essa solução inteligente, 100% digital, sem obras ou investimentos.

Para fazer parte da revolução sustentável que estamos fazendo, acesse nosso site e escolha o plano que se adapte a sua necessidade.

Saiba mais sobre energia solar por assinatura. Sem instalar painéis solares, sem obras, sem investimento. A Sunne cuida de tudo por você

A primeira Inteligência Artificial do setor de energia!

Descubra em primeira mão como essa plataforma irá revolucionar o setor e os seus resultados.