Logotipo Original Sunne
Conheça as principais tendências sustentáveis para empresas e transforme a sua em um modelo

Conheça as principais tendências sustentáveis para empresas

Tendências sustentáveis para empresas são práticas, ações e hábitos que visam tornar processos, de qualquer esfera, menos prejudiciais ao meio ambiente. Nesse caso, em específico, tendência não é (e não pode) ser algo que vem e passa, assim como na moda, por exemplo. 

Devemos praticar a sustentabilidade ambiental de forma contínua, incessante, pois não há como resgatar a qualidade do ar, do solo e da água em apenas alguns anos, e pronto, estará tudo intocável novamente. 

Estudos do Panorama de Resíduos Sólidos no Brasil, apontam que cada brasileiro produz 379,2 kg de lixo por ano. Se cada um de nós produz essa quantidade, apenas com descartes de sobras pessoais, imagine uma empresa? 

Por isso, elas também podem (e devem) fazer parte do desenvolvimento sustentável, com o empreendedorismo sustentável. 

Neste artigo, falaremos sobre o que se trata esse conceito, e quais as principais tendências os negócios podem adotar facilmente. 

O que é empreendedorismo sustentável? 

Empresas com empreendedorismo sustentável são as que adotam processos menos ou nada agressivos à natureza, e vamos explicar o porquê isso é importante.

As indústrias são as maiores responsáveis pela poluição do sistema hídrico do país, por exemplo, por descartarem toneladas e mais toneladas de lixos tóxicos em rios e lagos. “Apenas” esse hábito torna a água imprópria para uso e atrapalha a vida aquática. 

Além disso, há diversos outros padrões nocivos ao meio ambiente, e nem precisamos ir muito longe para exemplificá-los. Quantas vezes você usou mais de um copo de plástico no escritório? Várias, não é mesmo? 

O objetivo do empreendedorismo sustentável é diminuir e acabar com esses hábitos, mas continuar produzindo normalmente. Nesse caso, a responsabilidade ambiental e social se adequa ao modo como a empresa funciona, o que não atrapalha em nada seu funcionamento. 

Exemplos de empreendedorismo sustentável 

Natura 

A Natura, uma das maiores marcas de cosméticos do país, é um belo exemplo do que é empreendedorismo sustentável, e até entraram no ranking das 100 empresas mais sustentáveis do mundo, porque: 

  • promovem programas de capacitação relacionados à sustentabilidade, tanto aos seus colaboradores quanto aos fornecedores;
  • produzem os produtos com energia limpa;
  • evitam utilizar produtos de origem animal, mineral e sintética, além de extrair ingredientes sustentavelmente, através do programa de Certificação de Ingredientes; 

Faber-Castell 

As tendências sustentáveis para empresas chegaram também a uma das marcas mais famosas de material escolar e de escritório do mundo. 

  • O grupo promove a redução do uso de plásticos por meio do uso de recicláveis;
  • suas florestas absorvem mais de 900.000 toneladas de gás carbônico, neutralizando boa parte das emissões de gases das fábricas;
  • 82% da energia é de fontes renováveis;
  • cerca de 95% dos lápis são fabricados com madeiras de reflorestamento. 

Essas são marcas grandes e já consagradas no mercado, mas quais são práticas sustentáveis para empresas menores? 

Tendências sustentáveis para empresas: como aderir na sua? 

Descarte correto do lixo

A reciclagem é um dos objetivos do empreendedorismo sustentável por evitar a poluição do solo, enchentes, contaminação dos rios, proteger a biodiversidade, etc.  

Uma dica simples é, ao invés de ter várias lixeiras espalhadas na empresa, disponibilizar grandes lixeiras de coleta seletiva, aquelas coloridas que identificam descarte de papel, metal, plástico, vidro e orgânico.  

Vale até mesmo comprar lixeiras comuns, identificá-las com etiquetas e fazer o descarte. 

Importante: nesses casos, é preciso pesquisar qual é o destino correto de cada item, conforme a coleta seletiva do município. 

Fornecedores Selo Verde

A escolha de fornecedores com Selo Verde também faz parte das práticas de sustentabilidade para empresas, já que fomenta um mercado bem importante para o meio ambiente. 

Esse é um selo de certificação dado aos negócios de serviços ou produtos com ações de pouco impacto ambiental negativo, ou seja, que se preocupam com o desenvolvimento sustentável. 

Com as práticas deste texto, sua própria empresa pode adquirir esse selo, por exemplo. 

Sistema paper free

Eliminar e/ou diminuir o uso de papel é uma das maiores tendências sustentáveis para as empresas atualmente. Isso porque o sistema consiste em tornar o máximo de processos possíveis, nos mais digitais possíveis, o que já vem acontecendo bastante, mesmo que esse não seja o real objetivo. 

Outro lado bom da transformação da papelada para o meio digital: é muito mais fácil perdemos papéis do que documentos online, concorda? 

Quando o uso de folhas for indispensável, a melhor dica é optar pela compra de papéis reciclados e descartá-los como mencionamos anteriormente. 

Uso consciente da água, papel e energia 

Essas são as práticas sustentáveis para empresas para não desperdiçar nada, mas sem precisar necessariamente “sofrer” com racionamentos: 

  • incentivar o uso das garrafinhas individuais de água ao invés de copos descartáveis;
  • instalar sensores de presença, principalmente nas áreas comuns;
  • no banheiro e na cozinha, trocar as torneiras manuais pelas automáticas;
  • preferir as lâmpadas de led;
  • no fim do expediente, se possível, desligar aparelhos da tomada (computadores, televisores, micro-ondas, carregadores, etc.)

Energia limpa 

Já citamos sobre as tendências de sustentabilidade da Natura e Faber-Castell, e entre elas, está o uso da energia limpa. Além delas, outras, como o Mercado Livre, tem grandes usinas de geração solar.

O motivo, é porque esse tipo de energia é produzido visando não agredir o meio ambiente em nenhum aspecto, e por isso é tão importante. 

Mas não são apenas os grandes negócios com o poder de adotar ações em relação à energia limpa, pois pequenas empresas podem adequá-la à sua realidade. 

A Sunne é uma empresa de plano de assinatura de energia solar que oferece esse serviço para negócios de todos os portes. 

Com o plano, os empreendimentos reduzem em até 20% com os gastos em contas de luz, além de poderem fazer parte do movimento sustentável. 
Conheça nossos serviços e mude não apenas a realidade do seu estabelecimento, mas do mundo em que vivemos.

Faça como a Mob que já economizou R$303,747 em 26 meses apenas usando energia solar por assinatura! Entre em contato e cuidamos do resto