Logotipo Original Sunne
Imagem de um painel solar sob a grama e acima um céu azul para ilustrar usina de placas solares: o que é, como funcionam e por que são importantes para economia do país (e da sua)

Usina de placas solares: o que é, como funciona e sua importância

Usina de placas solares estão cada vez mais comuns no Brasil, sendo aqui onde se encontra a maior da América do Sul. Mas saber o que elas são e por que são importantes, é mais interessante do que possa imaginar. 

Mais do que apenas uma fonte de energia alternativa, elas fazem parte de ações sustentáveis ao meio-ambiente e ainda podem te fazer economizar todos os meses, e o melhor: 

Sem ao mesmo arcar com os custos da instalação em residência ou negócio, quer saber como? Fique até o final e descubra! 

O que é uma usina de placas solares?

As usinas de placas solares são locais (também conhecidos como parques ou fazendas solares) com muitas placas fotovoltaicas, equipamentos responsáveis por transformar a energia do sol, em elétrica. 

No caso das usinas de placas solares, elas servem principalmente para fins de distribuição de energia para outros locais menores, como residências, condomínios, empresas, etc. 

Grandes companhias, por exemplo, têm usinas para distribuir e gerar energia elétrica para mais de uma sede da empresa. Assim, a economia com os gastos nas contas de luz é bem grande, mas daqui a pouco falaremos sobre isso. 

Imagine um estádio de futebol repleto de placas solares, que juntas, podem até mais do que abastecer o próprio estádio, mas também vários outros. As usinas funcionam assim, diferentemente da geração de energia solar particular.

usina de placas solares x geração distribuída comum

Quando alguém contrata uma empresa de energia solar para sua residência, comércio ou empresa de qualquer porte, os módulos fotovoltaicos geram energia somente para aquele lugar.

Ao pagar pelo seu próprio projeto, as placas instaladas no local estabelecido, irão abastecer exclusivamente ele. Até porque, a instalação foi pensada para atender as necessidades dos consumidores a partir das características daquele determinado espaço físico. 

Toda energia solar produzida a partir do sistema, será descontada diretamente na conta de luz da unidade consumidora do cliente.

Já as usinas de placas solares, a grosso modo, funciona como o que popularmente chamamos de “gato”, mas não se assuste, pois é tudo dentro da legalidade, é claro!  

Como assim? 

Bom, pense nas placas como postes de luz. Agora, pense que todas elas juntas e em grande quantidade, capazes de “emprestar” toda energia que elas geram, a diversos lugares (de qualquer porte e tipo). 

O sistema de placas solares é basicamente assim, mas detalharemos um pouco mais sobre ele. 

Como funciona uma usina de placas solares?

Depois do que falamos até aqui, agora fica mais fácil saber como funcionam as usinas de placas solares. Que elas são lugares gigantescos com muitas placas solares, disso já sabemos, mas como são realmente úteis?

O processo é o mesmo do sistema de placas solares residenciais: elas captam a energia do sol e a transformam em energia elétrica através do conversor, outro aparelho desse sistema. 

Porém, em escala muito maior (mesmo), já que as usinas de placas solares têm quilômetros e mais quilômetros de extensão, e por isso, também têm um potencial gigante de geração energética. 

O sistema de placas solares é montado no solo mesmo, ao invés de telhados, ou sobre as solar-tracker, dispositivos feitos para direcionar os painéis conforme a posição do sol. Como se fossem aquelas câmeras que seguem a pessoa enquanto ela se movimenta, mas seguem o sol para captar o máximo de luz possível, sem desperdício. 

Outra característica sobre seu funcionamento é o fato do uso final dele ser, na maioria dos casos, o de venda. Ao inverter a energia solar em elétrica, os conversores aplicam-na diretamente na rede dos locais que compram de usina de placas solares. 

Desse modo, nem sempre é necessário contratar o serviço que instala o projeto em sua casa ou comércio, mas sim, pode contratar quem venda para você. 

A importância de todo esse sistema

Economia

Usinas de placas solares são bem importantes se tratando de economia, pois conforme os dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), desde 2012, investiu-se mais de R$ 74,6 bilhões nesse setor. 

Aos cofres públicos, isso resultou em R$ 20,9 bilhões em arrecadação, além de gerar mais de 420 mil empregos aos brasileiros, isso apenas baseado em informações do primeiro semestre de 2022. 

Diante disso, podemos constatar que esse tipo de energia está ligada à economia de várias formas, tanto ao movimentá-la, quanto a uma de suas principais funções: a de reduzir os gastos com energia elétrica.

Pergunte a qualquer cidadão que paga todo mês a conta de luz de sua residência ou do seu negócio, se ele não preferiria que esse valor fosse muito mais baixo. Com certeza eles (e até mesmo você) responderiam que sim, não é verdade? 

Meio-ambiente 

Não há como não citar a importância da energia solar referente à sustentabilidade e seu impacto positivo ao meio-ambiente. 

A Agência Internacional de Energia Renovável (Irena), afirma que somente essa energia poderá reduzir em 21%, até 2050, a emissão de dióxido de carbono, um dos gases mais nocivos entre os principais responsáveis pelas mudanças climáticas. 

Até mesmo nos encontros da Organização das Nações Unidas relacionados ao meio-ambiente, propõe-se o incentivo ao uso dos painéis solares, em pequena ou grande escala, assim como nas usinas. 

Tudo isso não é à toa, pois se trata de uma energia limpa, renovável e acessível. 

Como as usinas de energia solar pode fazer parte da sua realidade 

Até aqui, deu para entender um pouco melhor sobre as usinas de placas solares na teoria, mas, na prática, como isso acontece?

É mais simples do que se possa imaginar, principalmente para os empreendimentos de médio a grande porte, tudo devido aos planos de assinatura. 

A Sunne, é uma empresa de assinatura de energia solar para empresas e residenciais que oferece o serviço de venda de energia (gerada nas usinas) para esses lugares.  

Ao nos contratar, o cliente se encarrega apenas de aproveitar a queda de até 20% em seus boletos de luz, porque o resto é por nossa conta! 

Sem reforma, sem pagar por equipamentos e mão de obra, apenas contratar o plano e pronto. Agora, você consegue entender como as usinas são importantes aos consumidores, além da economia e sustentabilidade. 

Assine agora e comece a fazer os planos com o dinheiro que irá poupar, além de ajudar a salvar planeta em que vive, é claro.

Energia solar sem precisar investir em painéis solares? Venha fazer parte do futuro da energia. Fale agora com um dos nossos consultores