O Atlas da Eficiência Energética de 2021 apontou que o Brasil aumentou sua eficiência em 20%, mas afinal, qual é a importância e do que ela se trata?
Ela é um conjunto de práticas que visam gerar mais energia, gastando menos recursos para isso. Portanto, é quase uma "reciclagem", ou seja, fazer algo novo sem precisar utilizar novos recursos.
No Brasil, o MME é o órgão governamental que define tais atitudes da política energética do país. Elas vão desde práticas incumbidas ao governo, até as que ficam por conta dos cidadãos.
Qual a importância da eficiência energética?
Há diversos impactos causados pelas fontes de energia, por exemplo, na sustentabilidade como a emissão de gases poluentes, utilização de fontes fosseis
Economia
Do ponto de vista econômico, adotar meios de eficiência energética também é algo que contribui bastante na redução dos gastos com energia. Boas práticas de energia é sobre ser mais eficiente.
Programas de eficiência energética
Na Espanha, por exemplo, vizinhos compartilham energia elétrica nos chamados bairros solares, uma iniciativa da EDP, uma empresa de distribuição de energia.
Em Portugal, há outro projeto que ressalta a importância da eficiência energética, o Just a Change, no qual voluntários reconstroem casas de pessoas carentes e as tornando mais eficientes.
No Brasil, também temos alguns programas, e o maior e mais importante deles, talvez você já conheça, o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procen)
Saiba como você pode economizar energia e ter uma empresa mais eficiente