Em pouco menos de 10 anos, as ações ESG se tornaram uma das principais prioridades nas empresas em todo o mundo. São apenas 3 letras, mas que já está mudando a visão de executivos no mundo dos negócios.
Apesar da resistência inicial, executivos de empresas milionárias percebem que dar ênfase e mais destaque aos aspectos sociais, ambientais e de governança, além de ser positivo para o meio ambiente e para a sociedade em geral, é também uma forma de obter uma alta lucratividade, trazendo mais sucesso financeiro para suas empresas.
A cada 10% de aumento nos investimentos de ações ESG, já é possível perceber um crescimento de 1% em seus lucros. Isso, na prática, significa que uma empresa que gasta hoje 5% do seu orçamento com políticas ambientais, sociais e de governança pode obter um lucro de 1% se ampliasse os investimentos em práticas ESG para 15%.
Essa é a conclusão que o levantamento do ESG Radar 2023, feito pela Infosys, empresa de consultoria e serviços digitais líder global no seu setor, ouviu mais de 2,5 mil executivos e gerentes de empresas pelo mundo que possuem um faturamento acima de US$500 milhões ao ano.
Além disso, o levantamento diz que empresas e organizações precisam reinventar radicalmente como as ações de ESG se encaixam nas empresas. Afinal, ESG não é mais apenas algo bom de ter, mas é uma necessidade comercial.
Ainda no mesmo levantamento do ESG Radar 2023, informa que 90% dos entrevistados dizem que adotar ações ESG traz retornos financeiros positivos e, entre eles, 29% diz que observa um crescimento significativo nos lucros da organização; 61% fala que houve um retorno financeiro moderado; 10% fala que não percebe um retorno financeiro notável e simplesmente 0% vê resultados negativos.
Ainda segundo o levantamento, empresas tendem a focar mais esforços em ações ESG no segmento ambiental do que nos segmentos sociais e de governança.
Esse é um exemplo claro de que empresas, tanto pequenas quanto as de grande porte, não podem mais ignorar que ações ESG significam uma perda de recursos financeiros, especialmente, quando esse setor pode movimentar cerca de US$53 trilhões até 2025.
A governança corporativa, se bem executada, com a diversidade nos cargos de liderança são as razões para o sucesso dos resultados financeiros em empresas que aplicam ações ESG, sendo também os responsáveis pelos melhores índices de desempenho.
Contudo, é importante enfatizar que ações ESG não devem ser perseguidas sem um planejamento e de forma cega, pelo contrário, essas ações precisam ser baseadas em análises críticas e sem ilusões de como funcionam os 3 pilares e a sustentabilidade empresarial. Isso porque as práticas de “Greenwashing” e “Socialwashing” são ameaças aos propósitos do ESG
Por fim, os resultados obtidos pelo ESG Radar 2023 são importantes para salientar os resultados animados para motivar que mais executivos invistam em práticas e ações ESG em suas empresas. Segundo pesquisa da Bloomberg, 9 em cada 10 empresários planejam aumentar seus investimentos com práticas ambientais, sociais e de governança.