Logotipo Original Sunne
Terreno com 5 paineis solares para artigo sobre Aluguel de usina solar: isso é possível? Descubra agora

Aluguel de usina solar é possível? Veja as vantagens

O aluguel de usina solar não é exatamente uma realidade distante, pelo contrário, é mais comum hoje em dia do que você imagina. Inclusive, a locação de energia solar através de usinas solares está crescendo a cada dia no país.

Pois, além de gerar uma economia para o consumidor, gera uma rede extra e estável para os donos de usinas solares.

Então, se quer saber mais como funciona o aluguel de usina solar, se é um modelo legalizado, o que é necessário para contratar uma, além de suas vantagens, continue lendo este artigo que iremos explicar tudo para você!

É possível alugar energia solar?

Sim, é possível alugar energia solar. Esse modelo é conhecido como “arrendamento” de energia solar. Basicamente, você aluga um sistema de energia solar através de uma empresa especializada que faz a intermediação entre donos de usinas solares e você.

Em seguida, você paga uma taxa conforme o seu consumo mensal de energia, em vez de comprar o sistema solar diretamente e arcar com todos os custos vinculados.

O aluguel de usina solar pode ser uma opção atraente para aqueles que desejam economizar dinheiro em suas contas de energia elétrica, mas não têm o capital inicial para comprar um sistema solar. 

Além disso, também pode ser uma opção para aqueles que não desejam lidar com a manutenção e reparos do sistema solar, já que o dono da usina solar é o responsável por essas tarefas.

Como funciona o aluguel de usina solar?

O aluguel de usina solar é um modelo de negócio que permite a empresas que não possuem condições de investir em um sistema de geração de energia solar própria, usufruir dos benefícios da energia solar sem necessidade de desembolsar um valor inicial alto.

Então, no modelo de aluguel de usina solar, uma empresa especializada em energia solar como a Sunne faz desempenha o papel de elo de conexão entre o fornecedor de energia limpa e sua empresa. 

Geralmente esse modelo funciona como um plano de assinatura de energia, ou locação de energia solar como também é conhecido, dependendo da necessidade da empresa pode ofertar muito mais economia na conta de luz. 

E o cliente paga um valor que corresponde ao que foi consumido mensalmente. Essa economia acontece porque a empresa disponibiliza créditos de energia solar que servirão para abater o valor da conta de luz.

Logo, o valor mensal pago pelo cliente é geralmente menor do que o valor que ele pagaria pela energia elétrica da concessionária. 

Isso ocorre porque o sistema de geração solar produz energia de forma gratuita, a partir da luz do sol.

Aluguel de usina solar é uma prática legalizada?

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) regula a geração de energia elétrica distribuída, incluindo a instalação e o aluguel de sistemas fotovoltaicos, portanto, sim, o aluguel de usina solar é uma prática legalizada no Brasil. 

As regras para a geração distribuída de energia elétrica no Brasil foram estabelecidas pela Resolução Normativa n.º 482/2012 e atualizadas pela Resolução Normativa n.º 1.059/2023. Essas resoluções estabelecem as condições gerais para a conexão de sistemas de micro e minigeração distribuída à rede de distribuição de energia elétrica.

De acordo com essas resoluções, qualquer pessoa física ou jurídica pode instalar e operar um sistema de geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis, como a energia solar fotovoltaica. Também é possível alugar um sistema de geração de energia solar para o seu próprio consumo.

O aluguel de uma usina solar fotovoltaica deve ser realizado por meio de uma empresa especializada e legalmente registrada, que cumpra todas as normas e regulamentações estabelecidas pela ANEEL.

Vantagens do aluguel de usina solar

As principais vantagens do aluguel de usina solar são:

  1. O aluguel de uma usina solar permite que o cliente reduza os custos com energia elétrica, pois paga apenas pela energia consumida, mais uma taxa de aluguel do sistema. O valor mensal pago pelo cliente é geralmente menor do que o valor que ele pagaria pela energia elétrica da concessionária;
  2. O aluguel de uma usina solar não exige um investimento inicial alto, pois o cliente não precisa comprar os equipamentos do sistema. O cliente apenas paga uma taxa de aluguel mensal, baseada no seu consumo;
  3. A empresa especializada cuida de toda a burocracia para a ativação do plano de energia solar e o fornecedor é responsável pela manutenção e operação do sistema. O cliente não precisa se preocupar com isso;
  4. A energia solar é uma fonte de energia limpa e renovável, que não emite gases poluentes. Alugar uma usina solar é uma forma de contribuir para a geração de energia limpa e sustentável.

O que é necessário para alugar uma usina solar?

Agora que você entende o que é, como funciona e as vantagens do aluguel de usina solar, para o consumidor é necessário ter um imóvel com acesso à rede elétrica. 

Pois a usina solar fotovoltaica é conectada à rede elétrica, portanto, é necessário que o imóvel tenha acesso à rede para que a energia gerada possa ser consumida.

Além disso, é importante ter uma média de consumo de energia elétrica, porque o plano de energia solar é calculado com base no consumo de energia elétrica do imóvel. 

Portanto, é necessário que o imóvel tenha um consumo de energia elétrica para ser escolhido um plano de aluguel de energia solar viável.

E, por fim, assinar um contrato com uma empresa de energia solar, pois é ela que faz todo o processo de ativação do plano junto à concessionária local. Portanto, é necessário assinar um contrato com uma empresa de energia solar para fazer a locação de energia solar.

Essa é a melhor opção para sua empresa?

Se levarmos em consideração que a instalação de painéis solares pode custar algumas centenas de reais, sem mencionar todas as burocracias, vistorias e atenção extra às regulamentações, o aluguel de usina solar é sempre uma opção mais barata e viável.

Isso porque, na Sunne, empresas com contas a partir de R$1 mil reais conseguem ter uma economia significativa nas suas contas de energia. Mas, obviamente, escolher entre um e outro, não é uma decisão a ser tomada por impulso.

Afinal, só você sabe e entende as necessidades que sua empresa possui. Então, é importante sempre pesquisar propostas disponíveis no mercado para tomar uma decisão que reflita positivamente no orçamento da sua empresa.

O aluguel de usina solar é uma opção interessante para quem deseja economizar

O aluguel de usina solar é uma opção cada vez mais popular para quem deseja economizar na conta de luz sem precisar arcar com os custos de instalação de painéis solares. 

Essa modalidade de serviço é oferecida por empresas especializadas, como a Sunne, que intermediam a relação entre usinas solares e clientes assinantes.

As vantagens do aluguel de usina solar são inúmeras. A principal é a economia na conta de luz. Os clientes da Sunne conseguem economizar na conta de luz com a assinatura de um plano de energia solar.

Outra vantagem é a praticidade. O processo de assinatura é feito 100% online, planos personalizados e sem mensalidade. O cliente pode cancelar o contrato a qualquer momento, sem penalidades.

A energia solar é uma fonte renovável e limpa, que não emite poluentes para a atmosfera. Então, se você está pensando em economizar na conta de luz e contribuir para um futuro mais sustentável, o aluguel de usina solar é uma ótima opção. 

A Sunne oferece planos de energia solar personalizados para atender às necessidades de cada cliente. Faça uma simulação e descubra quanto você pode economizar!

Energia solar sem precisar investir em painéis solares? Venha fazer parte do futuro da energia. Fale agora com um dos nossos consultores

A primeira Inteligência Artificial do setor de energia!

Descubra em primeira mão como essa plataforma irá revolucionar o setor e os seus resultados.