Logotipo Original Sunne
Homem jovem andando ao fundo num ambiente com várias plantas verdes, segurando algumas folhas e olhando para a esquerda para artigo sobre Benefícios da sustentabilidade nas empresas: 5 dicas

Os benefícios da sustentabilidade nas empresas

Até alguns anos atrás, várias empresas tinham dificuldade de enxergar os benefícios da sustentabilidade nas empresas e só viam com uma oportunidade ocasional de autodivulgação, mas nada que fosse, de fato, gerar algum impacto a longo prazo. 

Porém, em uma pesquisa divulgada recentemente pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) mostra que 95% dos brasileiros preferem marcas que investem em sustentabilidade.

Isso deixa bem nítido os benefícios da sustentabilidade que a cada dia que passa, empresas precisam implementar processos sustentáveis que vão contribuir para a sociedade e o meio ambiente. 

Afinal, os benefícios da sustentabilidade, quando implementada e enraizada na cultura da empresa, ajuda na evolução dos negócios na totalidade.

Após a situação que vivemos nos últimos anos com uma crise sanitária mundial, o que se espera hoje é que empresas assumam uma postura proativa em iniciativas que apoiem a sustentabilidade.

Então, se quer que sua empresa faça parte desse movimento verde e descobrir quais são os principais benefícios da sustentabilidade, continue lendo que vamos falar sobre cada um dos benefícios que o seu negócio pode ter.

O que é sustentabilidade?

Segundo a definição da Organização das Nações Unidas (ONU), a sustentabilidade é suprir as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades.

Embora o conceito esteja ligado à preservação ambiental, tanto o conceito quanto os benefícios da sustentabilidade também abrange questões de desenvolvimento econômico e social, falando em aspectos globais. 

Em 2015, em uma Assembleia Geral da ONU, conhecemos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que são 17 metas sustentáveis, que colocou de vez a sustentabilidade no nosso dia a dia, principalmente levando os benefícios da sustentabilidade nas empresas.

Agora que esclarecemos o que é sustentabilidade, continue lendo para ver porque empresas devem apostar nesse conceito.

Por que as empresas devem investir em sustentabilidade e quais são os benefícios da sustentabilidade nas empresas?

Com o objetivo de lucro, as empresas perdem a oportunidade de investir e usufruir os benefícios da sustentabilidade nas empresas. O que acontece é que ao adotar e investir em processos e medidas sustentáveis se tornou uma necessidade que já faz parte do dia a dia.

Mas, você deve estar se perguntando “quais os benefícios da sustentabilidade?”. Bem, primeiro, é urgente que empresas entendam urgente que investir em sustentabilidade é importante para as empresas por diversos, tais como:

  • Vantagem competitiva;
  • Melhora na imagem e reputação da marca;
  • Redução de custos de produção;
  • Ser conhecida como uma empresa de responsabilidade socioambiental;
  • Se manter e seguir a legislação ambiental;
  • Ter um desenvolvimento sustentável;
  • Ações lucrativas de impacto ambiental;
  • Possibilidade de desenvolver novos produtos e serviços ambientalmente responsáveis.

Os quais são os principais benefícios da sustentabilidade, são também alguns dos motivos para sua empresa investir em sustentabilidade. Além disso, existem diversas empresas aqui no Brasil que já fazem isso e que podem servir de exemplos para a sua visão ambiental, como: Natura, Banco do Brasil, Ambev, Unilever, entre outras.

As 5 principais dicas de sustentabilidade para empresas

Se quer aproveitar os benefícios da sustentabilidade na sua empresa, saiba que o fundamental em um negócio que quer se comprometer com a sustentabilidade é fundamental apoiar e, o mais importante, demonstrar com ações a sua participação na preservação ambiental e social.

Para ajudar você e sua empresa nesse processo, separamos 5 dicas de sustentabilidade que podem ser aplicadas no seu negócio, gerar mais lucro e chamar a atenção de potenciais investidores que querem se aliar a marcas sustentáveis. 

Dica 1: Planeje sua Sustentabilidade

Implementar ações de sustentabilidade requer planejamento para que essas ações sejam implementadas de forma eficaz e com foco a longo prazo. Devido a isso, é essencial haver um planejamento estratégico para deixar sua empresa mais sustentável.

Para que isso aconteça é fundamental que a empresa saiba todos os aspectos da sustentabilidade e quais se encaixam melhor no seu modelo de negócio e em qual mercado sua empresa atua.

Dessa forma é possível estipular metas e objetivos com clareza suficiente para poderem ser atingidas e você verá como sua empresa pode ter vantagem com benefícios da sustentabilidade nas empresas.

Nesse planejamento você deve incluir práticas sustentável para minimizar o impacto ambiental, além de incentivar o uso consciente dos recursos naturais para reduzir o custo e aumentar a produtividade.

Coloque como missão da sua empresa o compromisso com a transformação ambiental e social para se tornar de dentro para fora uma empresa focada em aumentar seu impacto socioambiental positivo.

Dica 2: Considere o uso de energias limpas

Uma das principais tendências para iniciar sua empresa nesse mundo da sustentabilidade é investir em tipos de fontes de energia limpa, aquelas que não usam recursos limitados, como recursos fósseis, para gerar qualquer tipo de eletricidade.

As fontes de energia mais comuns são a eólica, biomassa e solar, sendo essa a mais acessível e vem se tornando cada vez mais barata devido a sua grande popularidade. 

Esse é um dos vários benefícios da sustentabilidade nas empresas, pois ao escolher uma fonte de energia limpa que não emite poluentes, preserva o meio ambiente e reduz os custos e melhora imagem da empresa diante do mercado. 

Ao optar por essas fontes, além de ajudar o meio ambiente, as empresas que já usam essas fontes conseguem diminuir os custos e investir em outras áreas da empresa.

Apesar da implantação de fontes de energia limpa, como a solar através de painéis solares, poder exigir um investimento inicial alto. Mas, hoje existem empresas como a Sunne que oferecem planos de contratação e energia solar por assinatura, onde tudo é feito 100% online. 

E o retorno desse investimento, seja ele por energia solar por assinatura ou pela instalação de painéis solares na empresa, vem em forma de benefícios importantes, como a redução de custos e a preservação do meio ambiente

Dica 3: Utilize materiais reciclados

Um dos benefícios da sustentabilidade nas empresas é a possibilidade de ser criativo. Por exemplo, a reciclagem de materiais diminui o impacto ambiental causado pela produção de resíduos sólidos e contribui para a preservação do meio ambiente.

Sabendo do impacto ambiental e como pode mostrar ao público geral e aos demais stakeholders, algumas empresas já estão usando materiais reciclados em seus processos de produção, como a própria Natura na produção das embalagens de seus produtos. 

Sem falar no impacto social, pois pode gerar empregos e renda para cooperativas de reciclagem, ajudando na economia local. 

Dica 4: Promova uma cultura de Sustentabilidade

incentivar uma cultura de sustentabilidade é importante para criar uma equipe dedicada para essa questão, além disso, essa cultura precisa irradiar por todos os setores da empresa, trazendo benefícios da sustentabilidade nas empresas.

Outra coisa que pode ser feita é a criação de uma política de sustentabilidade que deve ser incorporada à missão da sua empresa. 

Com essa política podem ser estabelecidas diretrizes como a redução do consumo de energia, água, uso de materiais recicláveis, adoção de práticas sustentáveis entre outros.

Assim como uma cultura de sustentabilidade também deve ser promovida por meio de treinamentos e capacitações para que os seus colaboradores entendam a importância de aplicar essas práticas sustentáveis.

E para finalizar, a empresa também deve promover essas atividades diárias para dar o exemplo para os colaboradores.

Dica 5: Maximize sua eficiência de recursos

Existem diversas estratégias que trazem benefícios da sustentabilidade nas empresas que podem ser adotadas para aumentar a eficiência de recursos em uma empresa. Uma das primeiras etapas é avaliar o negócio e identificar áreas que possam ser otimizadas.

Isso pode envolver a análise de cada etapa do processo de produção ou entrega de um serviço, a identificação de gargalos e a busca por soluções para melhorá-los.

A automação pode ajudar a reduzir erros, aumentar a produtividade e melhorar a eficiência dos processos. Além disso, é importante atribuir responsabilidades claras e motivar os funcionários a aumentar a produtividade. 

Dar feedbacks sobre o trabalho desenvolvido e reconhecer a capacidade de cada colaborador também pode incentivar a aprendizagem e a independência no trabalho. A utilização de tecnologias também pode ser uma forma eficaz de aumentar a eficiência de recursos.

Outra estratégia que sua empresa pode ser é a otimização de recursos físicos, humanos e financeiros pode evitar perdas e eliminar atividades desnecessárias

Seja um exemplo de sustentabilidade

Se você é um empresário ou líder, chegou a hora de mostrar aos seus colaboradores como é possível fazer a diferença e ainda obter benefícios da sustentabilidade nas empresas. 

Tenha atitudes sustentáveis dentro do seu ambiente de trabalho, implemente essas ações e enraíze na cultura da sua empresa.

A Sunne pode ajudar nesse processo. Somos a pioneira no Ceará a oferecer energia solar por assinatura. Sem custo, sem plano de fidelidade, tudo online é fácil para que você e sua empresa tenham até 20% de economia na fatura de energia. 

Faça uma simulação do quanto irá poupar com energia solar por assinatura e entre em contato que um dos nossos consultores especialistas vai falar com você e esclarecer todas as suas dúvidas.

Descubra como você pode economizar dinheiro com energia solar por assinatura. Economize até 20% na conta de luz