Logotipo Original Sunne
Homem jovem, de óculos, barba feita e camisa azul com mangas enroladas até a altura dos cotovelos. Ele está sorrindo segurando uma caneta para exemplificar artigo sobre como calcular custo de energia solar

Como calcular o custo de energia para seu negócio

Com o aumento da conta de luz no país até o final de 2023, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), muitas pessoas buscam formas de economizar.

Apesar da energia solar está se tornando cada vez mais acessível, na hora de planejar o investimento na instalação de um sistema fotovoltaico, vários fatores devem ser levados em consideração, como calcular custo de energia solar, por exemplo.

Entender como calcular energia solar é fundamental para conseguir dimensionar o tamanho do sistema fotovoltaico, já que ele precisa gerar energia suficiente e proporcionar o melhor retorno do seu investimento.

Então, como você pode perceber, aprender como calcular o custo de energia solar do seu negócio é vital para economizar recursos financeiros e investir em outros lugares da sua empresa.

Nesse artigo vamos explorar quais são os fatores que impactam o custo da energia solar, como você pode fazer esses cálculos e economizar com energia solar, além de descobrir as vantagens que a energia solar pode proporcionar a sua empresa. 

Quais os fatores que impactam o custo de energia solar?

O valor de um sistema fotovoltaico sofre impacto de diversos fatores que podem ser desde a oferta de matéria-prima até condições no local da instalação. Por causa disso, alguns empresários preferem alugar energia solar por assinatura com empresas como a Sunne oferece. 

Portanto, entender como calcular a energia solar é tão importante, afinal, energia solar hoje é, além de uma maneira de economizar, também é um investimento a longo prazo.

Para entender melhor, vamos supor que sua residência consome muita energia, mais do que 300kW (uma média mensal das residências), portanto, para conseguir uma economia de 95% na conta de luz, precisa investir em um sistema fotovoltaico maior.

Então, você se depara com o primeiro dos principais fatores que impactam o custo da energia solar. Afinal, quanto maior o sistema, maior será o custo.

Outro fator que também afeta o custo de energia solar é o nível da tecnologia. Painéis solares, como os módulos TOPCon tipo N, têm maior eficiência, sofrem menos degradação, porém podem ser mais caros.

Questões como áreas sombreadas também podem representar um impacto no custo da energia solar, já que caso o local em que esse sistema está, seja necessário ter custos com obras para elevar essas placas. Logo, o custo se torna maior.

Não podemos esquecer também que o custo de manutenção do sistema fotovoltaico, é algo inegociável para manter a eficiência e a durabilidade dos equipamentos. Por isso, muitas empresas preferem contratar energia solar por assinatura, pois não precisam arcar com esses custos.

A matéria-prima para construir esses sistemas dependem de valor macroeconômicos, como o valor do dólar e do frete internacional, o que pode encarecer o sistema fotovoltaico.

Temos também a questão dos incentivos fiscais, com a Lei 8.922/20 é possível reduzir o custo do sistema de energia solar e está em vigor desde dezembro de 2022 para geradores de energia solar.

Como calcular o custo de energia solar não depende apenas desses fatores, mas também da potência do gerador. Um gerador de energia solar residencial de 2 kWp tem seu valor de instalação de aproximadamente R$10.840,00, enquanto geradores de 12 kWp (para pequenas empresas) custam cerca de R$ 44.040,00

Então, como calcular a energia solar? Continue lendo para descobrir como fazer.

Como calcular o custo e economia tendo energia solar?

Como você percebeu, existem diversos fatores que podem impactar o custo da energia solar. Mas, a grande dúvida de quem quer economizar com energia solar é saber como calcular custo de energia solar, de fato.

Se essa é também a sua dúvida, continue lendo que vamos explicar tudo.

Calcule o custo inicial

Antes de instalar um sistema de energia solar para sua empresa e gerar energia limpa e economizar na conta de luz é necessário avaliar o custo que sua empresa terá com a quantidade de painéis solares necessários, o custo de inversores responsáveis por transformar energia solar em energia elétrica, baterias (se for necessário), custos de instalação ou de adaptações.

Custos de financiamento

O governo federal disponibiliza linhas de crédito de financiamento para quem se interessa em comprar painéis solares. Então, é interessante considerar os custos dos juros e outros valores que podem surgir. 

Uma dica importante caso queira usar o financiamento para isso, busque benefícios fiscais disponibilizado pelo governo, como eles é possível diminuir os valores do custo total do seu sistema.

Custos para descobrir uma estimativa da geração de energia

Caso você queira saber uma estimativa de quanto um sistema pode gerar para suprir a sua demanda, será necessário ter gastos com softwares ou profissionais especializados para estimular a quantidade de energia que o sistema irá gerar.

Faça as contas

Supondo que você já sabe a estimativa de energia que será gerada pelo sistema, multiplique essa estimativa e os custos atuais da eletricidade para obter a economia anual que sua empresa pode obter.

Custos de manutenção e vida útil do sistema

Leve também em consideração os custos periódicos para manter o sistema a geração de energia solar. Divida também o custo total do sistema pelo número de anos de vida útil para que sua empresa tenha uma ideia do custo que pode ter para manter esse sistema funcionando.

Essas informações serão úteis para calcular o ROI do seu sistema solar e determinar em quanto tempo você pode recuperar o investimento inicial e começar a economizar dinheiro com seu sistema de energia solar.

Contudo, é sempre bom lembrar que como calcular a geração de energia solar pode haver variações e caso precise de ajuda o ideal é buscar ajuda de um profissional para obter respostas mais diretas para suas dúvidas.

Ou se quer evitar tudo isso, mas quer economizar na sua conta de energia usando a luz do Sol, a energia solar por assinatura pode ser uma ótima opção. Confira abaixo quanto sua empresa pode economizar sem instalar nada e tudo 100% digital.

Quais são as vantagens do uso de energia solar?

Ainda esse ano, a tarifa de energia elétrica pode subir até 6,9%, em média, segundo dados da ANEEL divulgados em audiência pública no Senado. Essa subida na tarifa vai afetar não só os consumidores em residências, mas mais ainda as empresas, já que a energia comercial é mais cara do que a residencial.

Mas, agora que já sabe como calcular custo de energia solar e o que levar em consideração, vamos analisar as vantagens do uso de energia solar para seu negócio.

  • A energia solar é uma fonte de energia renovável, limpa e sustentável que apresenta diversas vantagens. Algumas das principais vantagens da energia solar são:
  • O sol é uma fonte de energia inesgotável, que estará ativa por bilhões de anos;
  • A energia solar pode reduzir a conta de energia em até 95%, gerando economia de até 90% na conta de luz;
  • Os painéis solares são resistentes e praticamente não oferecem custos de manutenção;
  • A instalação de um sistema de energia solar pode valorizar o imóvel;
  • A energia solar não emite poluentes durante seu uso, sendo considerada uma fonte de energia limpa e ambientalmente correta;
  • A energia solar pode ser utilizada em lugares remotos, onde a instalação de linhas de transmissão seria inviável;
  • A energia solar é bastante recomendada para a geração de energia para lugares distantes, como pequenas vilas ou casas situadas em pontos isolados e com baixas densidades demográficas.

Além disso, a energia solar é considerada a fonte de energia renovável mais barata do mundo, contando como a forma mais econômica de se produzir energia limpa e renovável.

Como ter energia solar na sua empresa?

Depois que tudo que vimos até aqui, você já deve saber como calcular custo de energia solar para poder instalar sistema fotovoltaico na sua empresa e talvez isso já te dê segurança para dar o próximo passo, escolha um distribuidor.

Mas, caso não seja a sua intenção arcar sozinho com os custos de adquirir para sua empresa um sistema fotovoltaico, então, você precisa saber que existe uma alternativa mais em conta: energia solar por assinatura.

Produtos e serviços por assinatura é uma realidade na rotina da maioria das pessoas e a energia solar não poderia deixar de fazer parte também.

A Sunne Brasil é uma empresa pioneira em distribuição de energia no Ceará e já marca presença nos estados de Mato Grosso, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

Energia solar por assinatura da Sunne não exige que você pague taxa de adesão, fidelidade, mensalidade ou qualquer tipo de investimento, afinal, o serviço é gratuito.

Economize dinheiro com energia solar por assinatura, sua empresa só sai ganhando, incluindo o meio ambiente.

Energia solar sem precisar investir em painéis solares? Venha fazer parte do futuro da energia. Fale agora com um dos nossos consultores