Logotipo Original Sunne
Jovem empresário local para artigo sobe Saiba o que é compensação de créditos de energia solar

Entenda o que é compensação de créditos de energia solar

A energia solar, além de gerar eletricidade de uma fonte limpa, ainda permite aos seus consumidores acesso ao sistema de compensação de créditos de energia solar.

A compensação de energia solar é um método para que os consumidores que escolheram gerar energia limpa e sustentável consigam aproveitar descontos na conta de luz ao gerar energia limpa. Mas, você conhece esse sistema de compensação?

Neste artigo vamos explorar um pouco do que se trata esse sistema de compensação de energia limpa, como esse sistema funciona e dúvidas comuns que normais que se tem a respeito desse assunto.

Se tiver dúvidas sobre o assunto também, continue lendo que iremos explicar tudo!

O que é compensação de créditos de energia solar?

Então, para começarmos, é importante deixar claro que o sistema de compensação de créditos de energia solar, também chamado de créditos de energia solar, surgiu por meio da Resolução Normativa 482/2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), depois substituída pela Resolução Normativa 1.059/2023.

Portanto, a compensação de créditos de energia solar é um sistema que permite que os proprietários de sistemas de energia solar fotovoltaica (PV) possam gerar sua própria eletricidade e, caso produzam mais do que consomem, possam injetar o excedente na rede elétrica. 

Como falamos no início, o sistema de compensação é regulamentado pela Resolução Normativa 1.059/2023 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Essa resolução estabelece e aprimora as regras para a conexão de sistemas de geração distribuída à rede elétrica, incluindo a possibilidade de compensação de créditos.

Caso queira participar desse sistema de compensação, é necessário conectar o sistema de energia solar à rede elétrica e possuir um medidor bidirecional, para medir tanto a energia consumida quanto a energia injetada na rede.

A compensação de créditos de energia solar é uma forma de incentivar a geração distribuída de energia limpa e renovável, além de permitir que os consumidores possam reduzir sua conta de energia elétrica e contribuir para a sustentabilidade do planeta.

Como funciona a compensação de créditos de energia solar?

Agora que você já sabe o que é a compensação de créditos de energia solar, é importante entender como esse sistema funciona.

Muito além da burocracia, esse sistema é quem permite que os donos de sistemas fotovoltaicos sejam capazes de gerar sua própria energia e, em caso de geração excessiva, eles podem injetar essa “sobra” na rede elétrica.

E é justamente essa “sobra” injetada convertido em créditos de energia solar que podem ser usados para abater o valor do consumo de energia elétrica utilizada pela concessionária quando a geração própria de energia solar não supre a demanda do consumidor.

A compensação de créditos de energia solar é uma forma de incentivar a geração distribuída de energia limpa e renovável, além de permitir que os consumidores possam reduzir sua conta de energia elétrica e contribuir para a sustentabilidade do planeta.

Quanto tempo os créditos gerados de energia podem ser compensados?

Muitas pessoas, antes de se tornarem geradoras da sua própria energia, acreditam que não poderão ter outros benefícios, além dos que têm como benefício principal, gerar e consumir sua própria energia.

Então, sanando de vez essa dúvida, saiba que os créditos gerados pela energia excedente produzida por sistemas de energia solar fotovoltaica podem ser utilizados para abater o consumo de energia elétrica da unidade consumidora em até 60 meses.

Essa é a regra estabelecida pela Resolução Normativa 1.059/2023 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para a compensação de créditos de energia solar, sendo que eles expiram em 60 meses após a data do faturamento em que foram gerados.

E quando falamos que a energia solar está crescendo, não estamos sendo exagerados. O financiamento para a geração de energia solar no Brasil alcançou R$35 bilhões em 2022, marcando um crescimento de 79% frente aos R$19,6 bilhões do ano anterior, segundo estudo da consultoria Clean Energy Latin American (CELA).

O que nos leva para o segundo tópico, o que fazer quando gerar energia solar além para suprir sua própria demanda.

O que acontece se eu gerar mais energia solar do que consumir?

Nesse caso, existem três possibilidades do que se pode fazer, na verdade, até mais, mas vamos nos ater a essas exclusivamente: injetar na rede elétrica pública ou compartilhar o excedente.

Então, se você gerar mais energia solar do que a unidade geradora consegue consumir, existem algumas alternativas do que fazer com o excedente de energia. Algumas opções são:

Compensação de créditos na conta de luz

Como mencionado anteriormente, a compensação de créditos de energia solar é um sistema que permite que os proprietários de sistemas de energia solar fotovoltaica possam injetar o excedente de energia na rede elétrica e receber créditos de energia para abater o consumo de energia elétrica em momentos em que a geração de energia solar não é suficiente para atender a demanda. 

Armazenamento em baterias

Outra opção é armazenar o excedente de energia em baterias para uso posterior. As baterias permitem que a energia gerada durante o dia seja armazenada e utilizada durante a noite ou em momentos em que a geração de energia solar não é suficiente para atender a demanda.

Compartilhamento dos créditos solares

No Brasil, é permitido fazer o compartilhamento do excedente de energia, ou seja, compartilhar os créditos de energia solar com outras unidades consumidoras, mas isso requer respeitar algumas regras e se chama aluguel de energia solar, ou assinatura de energia.

É importante lembrar que a escolha da melhor opção depende das necessidades e objetivos de cada pessoa. É recomendável consultar um especialista em energia solar para avaliar as opções disponíveis e escolher a melhor alternativa para o seu caso.

Quais são as diferenças entre compensação de créditos e aluguel de energia solar?

A compensação de créditos de energia solar e o aluguel de energia solar são duas opções diferentes para quem quer utilizar energia solar na empresa. 

Portanto, a compensação de créditos de energia solar é um sistema que permite que os proprietários de sistemas de energia solar fotovoltaica possam gerar sua própria eletricidade e, caso produzam mais do que consomem, possam injetar o excedente na rede elétrica.

Esse excedente é convertido em créditos de energia que podem ser utilizados para abater o consumo de energia elétrica da unidade consumidora em momentos em que a geração de energia solar não é suficiente para atender a demanda. 

Já o aluguel de energia solar é uma opção para quem não quer ou não pode investir na compra de um sistema de energia solar.

Nesse modelo, uma empresa especializada em energia solar oferta planos de assinatura de energia para empresas, completamente flexíveis, sem mensalidade, sem necessidade de obras de adaptação nem com instalação de painéis solares, como é a prática da Sunne.

Essa é uma opção interessante para quem quer utilizar energia solar, mas não tem condições de investir na compra de um sistema completo. É importante lembrar que a escolha da melhor opção depende das necessidades e objetivos de cada pessoa. 

Energia solar para todos com a Sunne

A compensação de créditos de energia solar é uma forma de reduzir os custos com energia elétrica. Com ela, é possível gerar a própria energia e compensar o excedente na rede elétrica.

No Brasil, a compensação de créditos é regulamentada pela Resolução Normativa 1.059/2023 da ANEEL. Para aderir, é necessário solicitar o cadastro junto à distribuidora de energia elétrica de sua região.

A Sunne é uma empresa que intermedia a relação entre usinas solares e clientes assinantes de energia solar por assinatura. Com a Sunne, você pode economizar sem precisar arcar com custos de instalação de painéis solares.

O processo de assinatura é feito 100% online, com planos flexíveis, sem obras nem investimento inicial. Você pode escolher o plano de energia solar que melhor atende às suas necessidades e começar a economizar já!

Aproveite as vantagens da energia solar com a Sunne!

Saiba mais sobre energia solar por assinatura. Sem instalar painéis solares, sem obras, sem investimento. A Sunne cuida de tudo por você

A primeira Inteligência Artificial do setor de energia!

Descubra em primeira mão como essa plataforma irá revolucionar o setor e os seus resultados.