Logotipo Original Sunne
3 pessoas conversando dentro do escritório para Por que os empregos verdes são a tendência da vez?

Saiba por que os empregos verdes estão em alta atualmente

Da energia renovável à agricultura sustentável, os empregos verdes vêm se tornando uma tendência no mercado. Se você não que seja possível ou tem alguma resistência, segundo o Fórum Econômico Mundial, estima que 40% dos trabalhadores atuais precisarão se requalificar para ocupar os empregos verdes do futuro.

Para você ter noção, segundo dados do LinkedIn, a rede social profissional, nos últimos cinco anos o número de empregos em energias renováveis e meio ambiente nos Estados Unidos aumentou cerca de 237%, se comparado com o aumento singelo de apenas 19% nos empregos em Petróleo e Gás.

O crescimento desse tipo de trabalho tem sido impulsionado pela crescente conscientização dos desafios socioambientais, como as mudanças climáticas e degradação do meio ambiente que estamos vivemos atualmente. 

Então, se você quer saber um pouco mais sobre esses empregos verdes no Brasil, continue lendo esse conteúdo que a Sunne criou para você conhecer mais sobre essa tendência e quais suas vantagens!

O que são empregos verdes?

No primeiro momento pode parecer que não, mas os empregos verdes estão em ascensão não só no Brasil, como no mundo. Mas, o que são empregos verdes? Eles se referem a atividades ou serviços com foco na redução dos impactos ambientais.

Atualmente, ao contrário do que se imagina, esses exemplos de empregos verdes vão além do que trabalhos de reciclagem ou produção de energia renovável. Seus braços se estendem, na verdade, a diversos segmentos do mercado de trabalho que se preocupam com as questões socioambientais.

O Brasil, por exemplo, é o sexto país onde mais trabalhadores estão aplicando habilidades verdes em seus empregos, segundo o LinkedIn.

E segundo um estudo da OIT, em parceria com a Agência Internacional de Energias Renováveis, hoje, o Brasil representa cerca de 10% dos empregos em energias renováveis no mundo.

Com tudo isso, você pode compreender os empregos verdes como postos de trabalho que possuem o objetivo de contribuir qualitativamente para que empresas e indivíduos reduzam suas emissões de carbono e aumentando a qualidade ambiental de onde estão inseridos e, com isso, aumentar também a própria qualidade de vida e das futuras gerações.

Pessoas sorrindo e fazendo planejamentos para Descubra o que é educação ambiental e seus impactos

Por que os empregos verdes estão em alta?

Não é necessário que sejamos especialistas no assunto para perceber os desafios socioambientais causados pelo desenvolvimento desenfreado que não considera os impactos ambientais a curto, médio e longo prazo.

O que queremos dizer é que o mundo está em constante transformação e com ela o mercado de trabalho se molda para atender às novas demandas.

Uma das tendências mais fortes e promissoras para o futuro é a explosão de oportunidades nos empregos verdes. Mas o que são empregos verdes e o que os torna tão atrativos e procurados?

Bem, a verdade é que diversos fatores contribuem para a alta demanda por profissionais verdes. Como o aumento da consciência ambiental.

A sociedade está cada vez mais consciente da necessidade de proteger o planeta e essa mudança de mentalidade impacta diretamente as empresas, que buscam soluções sustentáveis para seus negócios.

Tem também acordos como o Pacto Verde Europeu e o Acordo de Paris que impulsionam investimentos em energia renovável, eficiência energética e outras áreas verdes, criando um ambiente propício para o desenvolvimento de novos empregos.

A busca por fontes de energia limpa e renovável, como solar, eólica e hidrelétrica, gera uma demanda crescente por profissionais especializados para ocupar cargos de “empregos verdes” que fazem instalação, manutenção e operação desses sistemas.

Outra atratividade é a adoção de modelos de negócios circulares, que visam reduzir o desperdício e maximizar a reutilização de recursos, abre portas para novas oportunidades em áreas como logística reversa, reciclagem e upcycling.

As mudanças climáticas exigem medidas urgentes para mitigar seus impactos. Isso impulsiona a busca por profissionais em áreas como adaptação climática, gestão de desastres e agricultura sustentável.

Tudo isso contribui para crescer cada dia mais exemplos de empregos verdes no Brasil e no mundo. Mas, agora a parte mais importante desses novos empregos: suas vantagens e isso você pode conferir logo abaixo.

Quais são as vantagens de trabalhar com empregos verdes?

Em um mundo marcado pelas mudanças climáticas e pela crescente demanda por recursos, os trabalhos verdes se apresentam como uma oportunidade única para construir um futuro mais sustentável e próspero. 

Mais do que apenas uma carreira, esses empregos verdes no Brasil representam um compromisso com o bem-estar do planeta e com as gerações futuras. Mas o que torna os trabalhos verdes tão vantajosos?

1. Crescimento em alta

O setor verde está em expansão acelerada, impulsionado pela urgência da transição para uma economia de baixo carbono. 

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a economia verde pode gerar 24 milhões de novos empregos decentes até 2030. No Brasil, estima-se que o setor verde movimente R$1,8 trilhão e gere 9 milhões de empregos até 2030.

2. Impacto positivo

Trabalhar com sustentabilidade vai além de um salário, é ter a satisfação de contribuir para a resolução dos maiores desafios da humanidade. 

Ao trabalhar com energias renováveis, por exemplo, você estará diminuindo a emissão de gases de efeito estufa e combatendo o aquecimento global. 

Já na área de gestão de resíduos, você estará reduzindo a poluição e promovendo a reutilização de recursos.

3. Inovação e tecnologia

Os empregos verdes estão na vanguarda da inovação. Empresas e governos estão investindo pesadamente em novas tecnologias para o desenvolvimento sustentável, abrindo um leque de oportunidades empolgantes para profissionais qualificados. 

Se você busca um ambiente dinâmico e desafiador, onde poderá fazer a diferença no mundo, os empregos verdes são a escolha ideal.

4. Salários competitivos

A demanda por profissionais qualificados para preencher as vagas de empregos verdes

está aumentando rapidamente, o que se reflete em salários competitivos. Além disso, diversos exemplos de empregos verdes oferecem benefícios diferenciados, como planos de saúde, vale-refeição e vale-transporte.

5. Estabilidade e segurança

O setor verde é considerado um dos mais promissores para o futuro, com alta demanda por mão de obra qualificada e baixo risco de desemprego. Isso significa que você poderá construir uma carreira sólida e duradoura, com tranquilidade e segurança para o seu futuro.

6. Realização pessoal

Trabalhar com sustentabilidade é uma experiência gratificante que pode trazer grande realização pessoal. 

Saber que você está fazendo a sua parte para proteger o planeta e construir um futuro melhor para as próximas gerações é um sentimento indescritível.

7. Diversidade de oportunidades

O setor verde oferece uma ampla gama de oportunidades em diferentes áreas, como engenharia, tecnologia, biologia, economia, direito e muito mais. Há oportunidades para todos os gostos e habilidades, desde cargos técnicos até funções de liderança.

8. Crescimento profissional

Os trabalhos verdes exigem profissionais constantemente atualizados com as últimas tecnologias e práticas sustentáveis. Isso significa que você terá a oportunidade de aprender e se desenvolver continuamente, aprimorando suas habilidades e construindo uma carreira de sucesso.

Lâmpada com símbolos sustentáveis para Saiba qual a importância da tecnologia sustentável

Quais setores de empregos verdes estão em alta?

O Brasil se destaca como um dos principais polos de empregos verdes no mundo, respondendo por 10% do total global, ficando atrás apenas da China. 

Essa liderança se deve, na maioria, à força do país na área de energia renovável, especialmente na geração de biocombustíveis, energia solar, eólica e hidrelétrica. Entre os setores que mais se destacam estão:

  • Energia renovável cresce em ritmo acelerado, com oportunidades para técnicos em energia solar e eólica, engenheiros de biocombustíveis e especialistas em certificação ambiental;
  • Agroecologia e agricultura sustentável está em alta devido à busca por alimentos saudáveis, com destaque para agroecologistas, permacultores e técnicos em agricultura biodinâmica;
  • Reciclagem e economia circular, impulsionadas pela preocupação com o meio ambiente, gera oportunidades para logísticos reversos, especialistas em gestão de resíduos e técnicos em reciclagem;
  • Construção civil sustentável também está em crescimento, com demanda por arquitetos biofílicos, engenheiros LEED e técnicos em construção com materiais ecológicos;
  • Mobilidade sustentável, com a busca por meios de transporte mais ecológicos, criando oportunidades para engenheiros de veículos elétricos, especialistas em infraestrutura para bicicletas e técnicos em transporte público.

Mas, é importante lembrar que quem quiser participar de um dos exemplos de empregos verdes que apresentamos aqui é crucial investir em qualificação profissional para se destacar nesse mercado, acompanhando as últimas tendências e tecnologias do setor.

Quais os impactos do emprego verde na economia?

O crescimento dos empregos verdes no Brasil não se traduz apenas em novas oportunidades de trabalho, mas gera um impacto significativo e multifacetado na economia do país. 

Para aprofundarmos a sua compreensão, vamos analisar os principais impactos: a primeira delas é a geração de empregos e renda, uma vez que esse mercado é tão promissor e pode gerar milhões de empregos até 2030. 

Com uma distribuição de renda mais justa, os empregos verdes se concentram em setores com menor informalidade e melhores salários, contribuindo para a redução da desigualdade social.

É interessante notar que o crescimento dos empregos verdes no Brasil ocorre de forma descentralizada, impulsionando o desenvolvimento de diversas regiões do país.

Além disso, temos o crescimento econômico sustentável, com a expansão dos empregos verdes, impulsionando a criação de novos setores e aumento da diversificação da economia, tornando-a mais resiliente a crises.

O investimento em tecnologias verdes e na qualificação da mão de obra verde contribui para o aumento da produtividade e da competitividade das empresas brasileiras no mercado global.

Com a adoção de práticas sustentáveis nas empresas gera redução de custos com energia e materiais, otimizando os recursos e aumentando a lucratividade.

Outro impacto positivo dos exemplos de empregos verdes é a redução dos impactos ambientais que estão diretamente relacionados à geração de energia limpa, à eficiência energética, à gestão de resíduos e à economia circular, combatendo as mudanças climáticas e seus impactos negativos.

Sem mencionar a adoção de práticas sustentáveis na agricultura, na construção civil e em outros setores contribui para a preservação da biodiversidade e dos recursos naturais.

A redução da emissão de poluentes e a implementação de sistemas de tratamento de água e esgoto contribuem para a melhoria da qualidade do ar e da água, beneficiando a saúde da população.

E, por fim, a melhoria da qualidade de vida com a redução da poluição e a melhoria do acesso à água potável e ao saneamento básico proporcionam melhorias na saúde da população, reduzindo doenças respiratórias e outras enfermidades.

Aumento das áreas verdes e a implementação de políticas públicas que incentivam o uso de meios de transporte sustentáveis contribuem para o bem-estar da população e para a criação de cidades mais agradáveis para se viver.

Com a geração de empregos verdes e a promoção da sustentabilidade nas empresas e comunidades contribuem para a educação ambiental e para a conscientização da população sobre a importância da preservação ambiental.

Em suma, os impactos dos empregos verdes na economia brasileira são multifacetados e de grande alcance, promovendo o crescimento econômico sustentável, a geração de empregos e renda, a redução dos impactos ambientais e a melhoria da qualidade de vida da população. 

Junte-se à Sunne e faça a diferença!

A Sunne te convida a abraçar o futuro verde e dar um passo concreto em direção a um planeta mais sustentável. Através da nossa plataforma inovadora, você assina um plano de energia solar e desfruta de diversos benefícios, sem precisar investir na instalação de painéis em seu telhado.

Faça a sua parte e:

  • Reduza sua conta de luz;
  • Sem necessidade de fazer obras;
  • Sem qualquer tipo de investimento;
  • Contribua para um meio ambiente mais limpo;
  • Tenha acesso à energia de forma prática e rápida;
  • Garanta a procedência da sua energia.

O futuro é verde, e a Sunne te coloca no caminho certo para um amanhã mais sustentável e bem-sucedido. Junte-se à Sunne e faça a diferença!

Acesse nosso site, faça uma simulação e descubra como você pode economizar e contribuir para um planeta mais verde, sem precisar investir na instalação de painéis solares.

Banner para incentivo de assinatura de energia por assinatura para usuários interessados

A primeira Inteligência Artificial do setor de energia!

Descubra em primeira mão como essa plataforma irá revolucionar o setor e os seus resultados.