Logotipo Original Sunne
Tecnologia para economizar energia: Confira as vantagens e desvantagens da energia limpa

Tecnologia para economizar energia: veja as vantagens e desvantagens

Energias renováveis (ou energia limpa) e energia não-renováveis (energia suja) são parte de um assunto amplo, não pela quantidade de fontes de energias limpas, mas também devido aos modos como ela pode ser “extraída” e utilizada no nosso dia a dia.

Apesar de uma ser uma fonte de energia limpa, estão surgindo diversos tipos de discussão sobre o assunto. Principalmente, quando várias empresas se comprometem com a ESG (um acrônimo derivado do inglês de Environmental, Social and Governance) a fim de tomarem para si a responsabilidade de enfrentar os desafios climáticos e ambientais que nossa sociedade vive atualmente.

Neste artigo vamos ajudar você a entender o que de fato é energia limpa, seu funcionamento e como ela, além de ser benéfica para nossa sociedade, pode ser econômica. 

Continue lendo esse artigo, pois também listamos as vantagens e desvantagens da energia limpa e, claro, como você também pode fazer parte da linha de frente nessa mudança e ainda economizar dinheiro. 

Primeiramente, vamos entender o que é energia limpa

Entendemos a energia limpa como um tipo de energia que não causa poluição ou pelo menos que polui bem menos do que os demais tipos de energia. Ou seja, com suas vantagens ou desvantagens.

Entretanto, o fato de ser uma energia limpa não significa obrigatoriamente que esse tipo de energia também não cause impactos ambientais, entretanto não chega a ser uma energia suja. Apesar de tudo, esses impactos são bem menores, o que ainda faz a energia limpa continuar sendo mais sustentável.

Por exemplo, por mais que a energia solar seja um tipo de energia limpa, ainda devemos considerar que para os componentes das placas solares serem feitos, a fabricação e a vida útil dessas placas chegam ao fim, sim, porque elas também têm vida útil; logo, existem aí resíduos que precisam de descarte.

A energia limpa é uma boa forma de economizar

Mesmo com impactos minimizados, a energia limpa continua sendo a melhor opção na hora de economizar, especialmente, na conta de energia, diferente da energia suja.

Primeiramente, porque a energia solar e eólica é gerada naturalmente e não necessita de combustíveis fósseis ou outros recursos não renováveis, o que acaba tornando-a mais barata.

Segundo que a energia limpa é um investimento a longo prazo, portanto, a energia solar, por exemplo, pode fornecer eletricidade gratuita por décadas após a instalação. Tornando esse investimento sólido a longo prazo.

Já na parte ambiental, além de economizar dinheiro, a energia limpa tem várias vantagens para o meio ambiente. Por não emitir poluentes ou gases do efeito estufa, reduz a nossa dependência por combustíveis fósseis e ainda preserva nossos recursos naturais.

Há muitos pontos positivos em usar esse tipo de energia e não estamos falando apenas para o meio ambiente, o que é interessante também para cada cidadão, já que com isso há uma redução dos impactos ambientais causados pela energia suja e o aumento da eficiência energética, reduzindo os custos. 

Quais são e como cada fonte de energia limpa funciona

Essas fontes são consideradas limpas, porque como falamos antes, elas não emitem gases que vão contribuir para as mudanças climáticas e a poluição da nossa atmosfera, como a energia suja. Continue lendo para ver como essas fontes funcionam!

  • A energia solar é gerada a partir da luz do Sol, coletada por painéis solares e convertida em eletricidade. Esses painéis são instalados em telhados de edifícios ou de casas, terrenos e parque solares;
  • A energia eólica é gerada a partir do vento, capturado pelas turbinas eólicas. Essas turbinas são instaladas em áreas abertas como colinas, em planícies e litoral, preferencialmente em lugares com maior incidência de ventos fortes e constantes;
  • A energia elétrica é produzida com a força da água capturada por barragens e turbinas hidrelétricas. Normalmente, essas estruturas são construídas em rios com alto fluxo de água;
  • Já a energia gerada pela biomassa é gerada pela queima de materiais orgânicos, como madeira, restos de alimentos e resíduos agrícolas. Então, com o calor gerado por essa queima é gerado a eletricidade em usinas de energia.

As diferenças entre energia suja e energia limpa

Apenas nos primeiros meses de 2022 o Brasil conseguiu duplicar a produção de energia limpa e conseguimos reduzir o uso de energia suja de usinas poluentes, o crescimento foi de 6% no primeiro quadrimestre.

Já no primeiro trimestre de 2023, quase 90% da energia produzida e consumida pela população brasileira são de fontes renováveis (hidráulica, eólica, solar, biomassa), esse feito não era alcançado desde 2011.

Vamos falar sobre as diferenças da energia limpa e energia suja

A energia limpa é uma energia renovável, gerada por fontes sustentáveis e naturais, as quais são luz solar, vento, a força da água e queima de materiais orgânicos. 

A energia limpa é considerada uma alternativa menos prejudicial ao meio ambiente se comparado com as fontes de energia suja que conhecemos hoje como: carvão, petróleo e o gás natural.

Em contraponto, a energia suja não é uma fonte renovável e contamos com uma quantidade limitada de recursos para mantê-la.

Além disso, a produção de energia suja muitas vezes envolve a emissão de poluentes que podem ser prejudiciais à nossa saúde e ao meio ambiente, incluindo dióxido de carbono, óxidos de enxofre e nitrogênio, partículas e outros gases de efeito estufa.

A desvantagem de investir em energia limpa

Embora energia limpa tenha muitas vantagens (que falaremos em breve) em relação às fontes de energia convencionais/sujas, ainda pode existir algumas desvantagens que podem ser mencionadas. Aqui estão 4 delas:

  1. Intermitência

Tanto a energia solar quanto a eólica dependem de condições meteorológicas, o que pode deixá-la intermitente.

  1. Armazenamento

Por ser um tipo de energia intermitente, oferece vantagens e desvantagens, pois é necessário armazenar a energia gerada para usar posteriormente, deixando-a mais cara.

  1. Custo inicial

A instalação de sistemas de energia limpa pode ser cara, portanto, é um investimento a longo prazo, o que pode ser um fator de impedimento.

  1. Conexão à rede

O que, em alguns casos, pode ser necessário conectar a energia limpa à rede elétrica existente. Isso pode ser desafiador em áreas remotas ou com infraestrutura elétrica insuficiente.

Já as vantagens de investir em energia limpa

A energia limpa tem muitas vantagens em relação às fontes de energia suja e aqui estão 4 delas:

  1. Baixa emissão de gases de efeito estufa

As fontes de energia limpa, como a energia solar, eólica, hidrelétrica e geotérmica, emitem significativamente menos gases de efeito estufa em comparação com as fontes de energia suja, como o carvão e o petróleo.

  1. Melhora da qualidade do ar e da saúde pública

A energia limpa pode reduzir a poluição do ar e da água, melhorando a qualidade do ar e a saúde pública.

  1. Melhora da segurança energética

A energia limpa pode ajudar a melhorar a segurança energética, reduzindo a dependência de fontes de energia estrangeiras e diversificando a matriz energética.

  1. Estabilidade de preços

Ao contrário dos combustíveis fósseis, cujos preços podem flutuar com base em fatores geopolíticos e econômicos, a energia limpa é mais estável em termos de preço e pode ajudar a proteger contra flutuações de preços.

Você pode começar a economizar usando energia limpa

Como estamos falando sobre energia limpa, esse é o melhor momento para a gente te falar como você pode começar a economizar usando esse tipo de energia.

Visto que nós temos uma opção acessível, sustentável, que vai gerar uma economia de energia mensal para sua casa, empresa ou condomínio, completamente diferente da realidade hoje usando energia suja.

O aluguel de energia solar é uma opção fácil de começar a usar energia limpa e deixar a energia suja para trás. E o melhor é que não precisa fazer investimento, tampouco gastar dinheiro com obras de adaptações e tudo é 100% digital para ser mais fácil para você. 

Venha conhecer as soluções sustentáveis que a Sunne oferece e que será vantajoso para o seu bolso!

Faça como a Mob que já economizou R$303,747 em 26 meses apenas usando energia solar por assinatura! Entre em contato e cuidamos do resto