Em algum momento você já deve ter se perguntado: afinal, a energia monofásica é mais barata do que a bifásica?
Bem, as concessionárias de energia utilizam uma rede imensa de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica que abastece casas e empresas (grandes ou pequenas) e essas etapas são importantes para acontecer esse fornecimento.
Pensando nesse assunto, vamos te ajudar a entender o que é o sistema monofásico, a diferença entre monofásico e bifásico e apresentar a você uma alternativa que pode ser mais barata a longo prazo. Por isso, continue lendo este artigo!
As diferenças entre energia Monofásico e Bifásico e Trifásico
A energia elétrica pode ser fornecida em três tipos de sistemas: monofásico, bifásico e trifásico. Cada um desses sistemas têm características específicas que os tornam adequados para diferentes tipos de aplicações.
O sistema monofásico é o mais comum, sendo utilizado em residências e pequenos comércios. Ele é composto por uma única fase e um neutro, o que significa que a energia é fornecida em uma única onda senoidal. Esse sistema é capaz de fornecer uma potência máxima de até 10 kW.
Já o sistema bifásico é composto por duas fases e um neutro, o que significa que a energia é fornecida em duas ondas senoidais com uma diferença de fase de 90 graus entre elas.
E é aqui onde entra a diferença entre monofásico e bifásico. Esse sistema é utilizado em aplicações que exigem uma potência maior do que a fornecida pelo sistema monofásico, como em pequenas indústrias e comércios. A potência máxima fornecida pelo sistema bifásico é de até 20 kW.
Enquanto, o sistema trifásico é composto por três fases e um neutro, o que significa que a energia é fornecida em três ondas senoidais com uma diferença de fase de 120 graus entre elas.
Esse sistema é utilizado em aplicações que exigem uma potência ainda maior, como em grandes indústrias e empresas de grande porte. A potência máxima fornecida pelo sistema trifásico é de até 500 kW.
O que é energia monofásica e como ela funciona?
A energia elétrica monofásica é um tipo de fornecimento de energia elétrica composto por uma única fase e um neutro. Ele é o mais comum e é utilizado em residências e pequenos comércios, o que pode gerar a sensação de que a energia monofásica é mais barata.
A energia monofásica é fornecida em uma única onda senoidal, o que significa que a tensão elétrica oscila em um único sentido. Essa oscilação é responsável por alimentar os aparelhos elétricos e eletrônicos que utilizamos em nosso dia a dia, como lâmpadas, televisores, geladeiras, entre outros.
O fornecimento de energia com o sistema monofásico é feito por meio de um transformador, que converte a energia elétrica de alta tensão, fornecida pela concessionária de energia elétrica, em uma tensão mais baixa, adequada para o uso doméstico.
Essa tensão é geralmente de 127 ou 220 volts, dependendo da região e da concessionária de energia elétrica.
É importante ressaltar que a energia elétrica monofásica tem uma potência máxima limitada, geralmente de até 10 kW. Por isso, ela é adequada apenas para aplicações de baixa potência, como em residências e pequenos comércios.
Para aplicações que exigem uma potência maior, é necessário utilizar sistemas de energia elétrica bifásicos ou trifásicos.
Fatores que influenciam os custos de energia e isso deixa a energia monofásica é mais barata?
Sim, a energia monofásica é mais barata, mas não tanto quanto outros tipos de fornecimento de energia elétrica, como bifásico ou trifásico.
Portanto, o custo da energia elétrica depende de vários fatores, como a região em que você mora, a concessionária de energia elétrica responsável pelo fornecimento, a tarifa de energia elétrica em vigor, a quantidade de energia elétrica consumida, entre outros.
Alguns fatores que podem influenciar os custos de energia elétrica incluem:
Tarifa de energia elétrica
O que define se a energia monofásica é mais barata é a concessionária de energia elétrica e isso pode variar de acordo com a região e o tipo de fornecimento de energia elétrica.
Geralmente, a tarifa de energia elétrica é composta por uma taxa fixa (que varia de acordo com a classe de consumo) e uma taxa variável (calculada com base no consumo de energia elétrica).
Consumo de energia elétrica
Quanto mais energia elétrica você consumir, maior será o valor da sua conta de luz. Por isso, é importante adotar medidas de eficiência energética e evitar desperdícios de energia elétrica.
Horário de consumo
Algumas concessionárias de energia elétrica oferecem tarifas diferenciadas de acordo com o horário de consumo de energia elétrica. Por exemplo, a tarifa de energia de monofásico é mais barata durante a noite e mais cara durante o dia.
Impostos e encargos
Além da tarifa de energia elétrica, a conta de luz também pode incluir impostos e encargos, como o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e a taxa de iluminação pública.
Por que a taxa mínima de energia existe?
Para entendermos o porquê a energia monofásica é mais barata, você precisa entender porque a taxa mínima de energia existe.
A taxa mínima de energia é uma cobrança que as concessionárias de energia elétrica fazem para garantir que os custos de manutenção da rede elétrica sejam cobertos, mesmo que o consumo de energia elétrica seja baixo.
Na verdade, é importante falar que essa taxa é cobrada mesmo que você não consuma energia elétrica durante o mês.
Portanto, essa taxa é novamente definida pela concessionária de energia elétrica e pode variar de acordo com a região e o tipo de fornecimento de energia elétrica.
Geralmente, ela é composta por uma taxa fixa (que varia de acordo com a classe de consumo) e uma taxa variável (calculada com base no consumo de energia elétrica).
É importante ressaltar que a taxa mínima de energia é uma cobrança legal e está prevista na legislação brasileira através da Resolução Normativa n.º 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Quais são as vantagens da energia monofásica?
O sistema monofásico tem algumas vantagens em relação a outros tipos de fornecimento e com certeza são essas a diferença entre monofásico e bifásico. Algumas dessas vantagens incluem:
- A energia elétrica monofásica é o tipo mais comum de fornecimento de energia elétrica e está disponível em praticamente todas as regiões do país;
- A instalação de um sistema de energia elétrica monofásico é relativamente simples e pode ser feita com facilidade em residências e pequenos comércios;
- Em comparação com outros tipos de fornecimento de energia elétrica, a energia monofásica é mais barata. Isso se deve, em parte, ao fato de que a potência máxima fornecida pelo sistema monofásico é limitada a 10 kW, o que reduz os custos de manutenção da rede elétrica;
- A energia elétrica monofásica é adequada para aplicações de baixa potência, como em residências e pequenos comércios.
Então, resumindo, o sistema monofásico tem suas vantagens em relação a outros tipos de fornecimento de energia elétrica, como a disponibilidade, a facilidade de instalação, o baixo custo e a adequação para aplicações de baixa potência.
Comparação de custos de energia
Como falamos antes, a energia monofásica é mais barata, ela não é necessariamente mais barata do que outros tipos de fornecimento de energia elétrica, como bifásico ou trifásico.
Isso porque o custo da energia elétrica depende de vários fatores, como a região em que você mora, a concessionária de energia elétrica responsável pelo fornecimento, a tarifa de energia elétrica em vigor, a quantidade de energia elétrica consumida, entre outros.
Portanto, para fazer uma comparação de custos de energia elétrica, é importante levar em consideração todos esses fatores e fazer uma simulação de consumo de energia elétrica com as diferentes opções de fornecimento de energia elétrica disponíveis em sua região.
Então, é só fazer a comparação dos custos de cada uma delas e tirar a dúvida se, para você e sua empresa, a tarifa de energia de monofásico é mais barato ou não,
Além disso, é importante adotar medidas de eficiência energética para reduzir o consumo de energia elétrica e, consequentemente, reduzir os custos com a conta de luz.
Energia solar é uma boa alternativa para economizar na conta de luz
De uma forma geral, podemos concluir que a energia monofásica é mais barata, mas existe outra possibilidade para você conseguir colocar o custo da conta de luz da sua empresa no orçamento com mais previsibilidade: energia solar.
A energia solar é uma excelente alternativa para economizar na conta de luz, pois ela utiliza a energia do sol para gerar eletricidade, reduzindo a dependência da energia elétrica fornecida pela concessionária.
Além disso, a energia solar é uma fonte renovável e sustentável que contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa.
Ter acesso à energia solar é relativamente simples. Basta fazer um investimento altíssimo para instalar painéis solares que vão gerar energia através da luz solar. Ou você pode optar pelo aluguel de energia solar, como o que a Sunne oferece para seus clientes.
Ao escolher um plano o cliente não precisará arcar com custos de instalação nem obras de adaptação do local, apenas usufruir até 20% de economia que sua empresa pode conseguir.
Uma das principais vantagens do aluguel de energia solar é a redução dos custos com a conta de luz. Além de ser possível obter energia suficiente para suprir parte ou toda a demanda de energia elétrica do seu negócio.
Além disso, a energia solar é uma fonte de energia limpa e renovável, o que significa que ela não emite gases de efeito estufa e não contribui para o aquecimento global. Isso faz com que a energia solar seja uma opção sustentável e ecologicamente correta.
Sunne: energia solar por assinatura, sem complicações
A energia monofásica é mais barata para consumidores que possuem um consumo de energia menor, geralmente residencial ou comercial.
E a Sunne oferece planos de energia solar por assinatura que podem ajudar o seu negócio a economizar na conta de luz sem precisar arcar com os custos de instalação de painéis solares. O processo é feito 100% online, sem planos de fidelidade nem mensalidade.
Apesar da tarifa de energia de monofásico é mais barata, é importante considerar seu consumo de energia e as características do seu estabelecimento. A Sunne pode ajudar você a fazer essa avaliação e encontrar o plano de energia solar ideal.
A Sunne Brasil é a melhor maneira de economizar na conta de luz. Clique aqui para saber mais sobre os planos de energia solar da Sunne.