Logotipo Original Sunne
Descubra a verdade sobre a energia solar funciona à noite: benefícios, limitações e soluções de armazenamento. Leia agora!

Será que a energia solar funciona à noite? Leia para saber a verdade!

Nos últimos anos as fontes renováveis de energia ganharam muito destaque e quando falamos sobre energia solar, uma das dúvidas que as pessoas costumam ter é: a energia solar funciona à noite?

Afinal, os painéis solares, como os que fazem parte das fazendas solares que a Sunne intermedeia a distribuição, captam e convertem a luz do Sol em energia elétrica e, normalmente, isso só acontece durante o dia.

Mas, o que acontece é que a geração de energia solar não precisa de calor para funcionar. Ou seja, a geração de energia solar não acontece durante a noite, de fato, mas é possível ter eletricidade gerada por um sistema fotovoltaico durante a noite.

Continue lendo e tire todas as suas dúvidas sobre o que é energia solar, como funciona a energia solar à noite, quais benefícios ela pode proporcionar para sua empresa, além de descobrir toda a verdade sobre a geração de energia solar à noite assim como a importância da integração com a rede elétrica.

O que é a energia solar: como funciona e seus benefícios

Antes de entender como a energia solar funciona à noite, vamos primeiro relembrar o que é energia solar, como ela funciona e quais benefícios ela pode dar a sua empresa.

Energia solar

A energia solar é a energia gerada pela luz do Sol. Além de ser uma fonte renovável, barata e sustentável, essa fonte de energia pode ser convertida em energia solar fotovoltaica, energia térmica e também em energia heliotérmica.

Portanto, quanto maior for a incidência de raios solares sobre as placas solares (os painéis fotovoltaicos), maior será a quantidade de energia produzida. Agora que esclarecemos rapidamente o que é energia solar, vamos ver como ela funciona.

Como a energia solar funciona

Muitas pessoas acham que a energia elétrica usada pelo imóvel vinda da energia solar é uma reação espontânea. Entretanto, para transformar os raios solares em energia térmica ou elétrica, são necessários equipamentos específicos e tecnologia específica para isso.

E quanto a tecnologia estamos falando dos painéis fotovoltaicos, placas solares e heliostatos. Apenas com esses equipamentos é possível transformar a luz captada do Sol em energia térmica e elétrica usada diariamente para alimentar e manter os aparelhos eletrônicos. 

Benefícios da energia solar

Quando opta por colocar energia solar na sua empresa, além da economia na conta de luz que você pode conseguir, você também pode beneficiar o meio ambiente.

Em comparação com as fontes de energia de petróleo, carvão ou gás, o impacto da energia solar para as pessoas e para o meio ambiente é extremamente positivo.

Isso porque a energia solar vem de uma fonte sustentável e inesgotável. Não é à toa que ela é considerada uma fonte de energia limpa, pois não libera gases responsáveis pelo agravamento do efeito estufa, não polui o ar, solo ou água e nem produz ruídos. 

Para que consiga visualizar, vamos listar alguns dos benefícios que a energia solar pode trazer não só para sua empresa, mas também para a humanidade:

  • Fonte limpa e inesgotável de energia;
  • O Sol não cobra nada para gerar energia, ou seja, uma fonte de energia gratuita e disponível para todos;
  • Em comparação com outros tipos de fontes de energia, a energia solar é a mais barata;
  • Os painéis solares hoje estão acompanhando a tecnologia e se tornando muito mais eficientes;
  • Os painéis solares, com a manutenção em dia, consegue exceder sua vida útil;
  • É possível gerar energia tanto em dias nublados quanto em dias chuvoso;
  • Ótima opção para distribuir energia para locais mais distantes e sem acesso à energia elétrica.

Esses são só alguns dos benefícios que a energia solar pode oferecer.

A verdade sobre a geração de energia: energia solar funciona à noite?

Como funciona a energia solar a noite pode ser um mistério para alguns, mas a energia solar funciona a noite sim e vamos te explicar como acontece.

Como sabemos, durante o dia a produção de eletricidade é muito mais eficiente, pois os raios solares atingem os painéis solares que reagem com as células de fótons nas placas e criam um fluxo de elétrons que se converte em corrente elétrica.

Essa eletricidade produzida já pode ser usada para alimentar os aparelhos e equipamentos eletrônicos no mesmo instante.

Porém, durante o período noturno, quando o Sol se põe e os raios solares já não estão mais à vista, a geração de energia solar à noite fica um pouco limitada ou, em alguns casos, inexistentes.

Entretanto, isso não significa que a energia solar à noite não possa ser usada. Existem duas soluções para essa limitação: armazenamento de energia ou complementar com outras fontes.

A placa solar gera energia à noite também, mas armazenar energia é uma abordagem mais interessante para garantir o uso da energia solar à noite. Logo, a energia solar funciona à noite da seguinte forma: a geração de energia durante o dia é enorme, então, o seu excesso pode ser armazenado em baterias.

Essas baterias são projetadas para reter e armazenar energia elétrica para ser usada posteriormente em dias nublados ou à noite. Então, quando a noite chega, a energia armazenada nas baterias é liberada para uso.

Mas, além do armazenamento, existe também a possibilidade de complementar a energia solar à noite quando a energia solar é reduzida, é possível contar com outras fontes de energia como a eletricidade convencional ou por geradores movidos a combustíveis fósseis.

Contudo, é importante que mesmo à noite, os painéis solares ainda conseguem captar uma boa quantidade de luz lunar e luzes artificiais, mas a quantidade é inferior menos potente do que a luz solar durante o dia.

Então, para resumir, é possível, sim, usar energia solar à noite, mesmo que sejam usadas duas soluções como a armazenagem ou a complementar para garantir a distribuição de energia elétrica para sua empresa ou residência. 

Soluções de armazenamento para energia solar durante a noite

A energia solar fotovoltaica não funciona à noite porque depende da radiação solar para gerar eletricidade.

No entanto, existem soluções para armazenar a energia gerada durante o dia e utilizá-la à noite. Uma solução é o banco de baterias que armazena energia para usar quando não houver geração.

As baterias solares são um elemento chave em uma instalação de painel solar que requer armazenamento do excesso de energia.

Existem diferentes tipos de baterias solares, como chumbo-ácido, níquel-cádmio e íon-lítio. As baterias de lítio são uma das melhores opções para armazenar energia solar, pois são mais eficientes e duram mais do que outros tipos de baterias.

Além disso, o armazenamento eficiente de energia é um pilar fundamental da transição energética e permite flexibilizar a produção de energia renovável e garantir a sua integração no sistema.

Existem diferentes sistemas de armazenamento de energia renovável, como armazenamento de água bombeada, armazenamento de energia térmica, armazenamento de ar comprimido e armazenamento de bateria.

Em resumo, as soluções para armazenar energia solar durante a noite incluem o uso de baterias solares e outros sistemas de armazenamento de energia renovável. As baterias de lítio são uma das melhores opções para armazenar energia solar.

É importante ressaltar que o armazenamento eficiente de energia é fundamental para a transição energética e permite a produção flexível de energia renovável e sua integração no sistema elétrico.

A importância da integração com a rede elétrica

Mesmo que existam hoje painéis solares tão avançados que conseguem gerar energia elétrica normalmente durante a noite, também devemos nos ater a importância da integração com a rede elétrica. 

Unir a energia solar com a rede elétrica convencional é como unir forças poderosas para criar uma revolução energética. Não temos dúvidas de como a energia solar funciona a noite, mas é durante o dia que podemos contar a maior geração de energia solar.

Mas, o segredo mesmo é integrar a rede elétrica com a geração de energia solar em algo incrível. Por isso que “compartilhamento” é a palavra-chave aqui, uma vez que os painéis solares normalmente produzem mais energia do que precisam e o excesso é injetado na rede elétrica convencional.

Essa energia extra quando injetada na rede elétrica convencional é distribuída para outros consumidores, além de ser uma integração estável, já que mesmo em dias nublados e chuvosos as placas solares continuam gerando energia e a rede elétrica pode garantir que o consumidor tenha uma fonte de energia constante.

Além de tudo isso, existem também os créditos de energia que quando acumulados você pode usar os créditos de energia solar à noite. 

Assim sendo, a interrupção da energia solar é equilibrada pela rede elétrica convencional, que se ajusta para garantir um fornecimento de energia estável para todos os consumidores, garantindo que a energia solar funcione a noite.

Sem mencionar também que essa integração impulsiona a luta contra as mudanças climáticas ao reduzir a dependência dos combustíveis fósseis.

O crescimento da energia solar é uma realidade

Agora que já sabe que a energia solar funciona a noite, você também já deve ter entendido que energia solar vem crescendo com o passar dos anos e isso não é mais uma possibilidade, mas sim, uma realidade e, mesmo que aos poucos, muitas pessoas estão conseguindo ter acesso à energia gerada pelo Sol.

Mesmo que o acesso à energia solar venha se popularizando e se tornando mais barata, ainda existem muitas pessoas que não podem ou não querem investir em um sistema fotovoltaico.

Além disso, desde 2012, a energia solar fotovoltaica evitou mais de 8,3 milhões de toneladas de emissões de CO₂.

A Sunne, pioneira em distribuição de energia solar por assinatura no Ceará, é a escolha ideal para você que quer economizar e associar sua empresa com as questões de sustentabilidade.

Mas, fazer isso sem preocupações, sem taxa de adesão, taxa de fidelidade, mensalidade ou qualquer tipo de investimento. Gostou desse conteúdo? Então, acesse nossa a categoria de energia e descubra outros temas!

Faça como a Mob que já economizou R$303,747 em 26 meses apenas usando energia solar por assinatura! Entre em contato e cuidamos do resto