Logotipo Original Sunne
Rapaz de avental, segurando um tablet e acima do aparelho tem dois ícones (cifrão e Sol) laranja e amarelo para exemplificar artigo sobre Será que a contratação de energia solar por assinatura vale a pena? Descubra aqui

Será que a contratação de energia solar por assinatura vale a pena?

Serviços por streaming de música, séries e filmes já fazem parte da rotina de grande parte da população e isso se dá pela facilidade de acesso a produtos e serviços que antes eram difíceis de obter. Mas você já pensou em contratar um serviço de assinatura de energia solar?

Bem, pois você já pode! A energia solar por assinatura é uma maneira de utilizar energia solar em sua empresa ou residência.

A energia solar por assinatura vale a pena e já tem se mostrado a melhor opção para aqueles que desejam economizar na conta de luz sem precisar investir ou ter despesas com obras. Para conseguir esse serviço é mais fácil do que imagina.

Então, continue lendo para descobrir se a energia solar por assinatura vale a pena para sua empresa, como ela funciona, os prós e contras, para que você possa decidir se é melhor continuar comprando energia convencional ou aderir à energia solar por assinatura.

O que é energia solar por assinatura?

A assinatura de energia solar é um serviço que oferta energia limpa para um imóvel (comercial ou residencial), sem que o consumidor precise fazer um investimento em um sistema fotovoltaico. 

Também não é necessário fazer mudanças no local nem adaptar a rede elétrica para ter acesso. Da mesma forma que você assina um serviço de streaming, a energia solar por assinatura funciona da mesma forma. 

O consumidor vai ter acesso à energia solar remotamente, gerada numa fazenda solar, como o que já acontece com a energia elétrica distribuída por uma concessionária, mas mais barata.

Esse serviço é pouco conhecido pelas pessoas, mas a assinatura de energia solar já existe há muito tempo no Brasil. 

Os planos são torná-la ainda mais popular, já que a diversificação e o crescimento da matriz elétrica do país contam com 37,19% da energia proveniente de usinas solares fotovoltaicas, ficando atrás apenas das usinas eólicas, com 49,15%

Além disso, até 2050 a energia solar poderá estar no primeiro lugar da nossa matriz energética, segundo estudo feito pela Bloomberg New Energy Finance em 2021.

Portanto, esse serviço distribui energia limpa, sem precisar que você se preocupe com a instalação de painéis solares ou com qualquer gasto extra. 

Pois, na fazenda solar, a energia solar produzida é injetada na rede da concessionária local e eles transformam essa energia em créditos de energia limpa.

Dessa forma, quando a sua conta de luz for para a sua fatura de energia, vai constar o seu consumo e a injeção de créditos da usina solar, e é aí que você vê a economia acontecendo.

Energia solar por assinatura vale a pena? Por que optar por energia solar?

Ao optar pela energia solar traz uma série de benefícios, tanto para o meio ambiente quanto para os consumidores. A energia solar por assinatura vale a pena por utilizar a luz do Sol, uma fonte de energia limpa e renovável.

A energia solar não emite gases poluentes que contribuem para o aquecimento global e reduz também a necessidade de usar energia elétrica, gerando uma economia significativa ao final do mês.

Além disso, o consumidor está protegido contra o aumento dos preços da energia, já que a maioria da energia é produzida gratuitamente a partir da luz do Sol. Sendo assim, a energia solar oferece estabilidade nos custos e proteção dos custos contra as flutuações do mercado de energia além da resiliência em casos de instabilidade da rede elétrica.

A energia solar também oferece a vantagem de não precisar se preocupar com custos de manutenção, especialmente, se você optar pela assinatura de energia solar.

Essa modalidade de obter energia solar por assinatura é interessante, pois dá aos consumidores a oportunidade de usufruir de todos os benefícios da energia solar sem fazer um grande investimento inicial

Quais são os prós e contras da assinatura de energia solar?

A assinatura de energia solar, também conhecida como modelo de energia solar compartilhada, apresenta uma série de prós e contras. A seguir, vamos listar alguns dos principais pontos que você pode considerar se a energia solar vale a pena para seu negócio:

Prós da assinatura de energia solar:

  1. A assinatura de energia solar permite que a energia solar seja mais acessível para as pessoas, sem precisar instalar um sistema fotovoltaico, apenas pagando uma taxa mensal;
  2. Ao assinar energia solar o consumidor tem os custos reduzidos da conta de energia ao final do mês, assim como descartar a necessidade de instalar um sistema solar, contemplando aqueles que não podem ou querem fazer esse investimento inicial;
  3. Ao contratar energia solar por assinatura, o consumidor também não vai precisar se preocupar com a manutenção e monitoramento do sistema, pois isso é uma responsabilidade da empresa responsável pelas usinas solares.

Os contras da assinatura de energia solar

  1. Ao optar por contratar energia solar por assinatura, o consumidor não será dono dos painéis solares nem do sistema, isso significa que o consumidor não tem controle direto sobre o sistema de não pode aproveitar a valorização do imóvel (terreno onde ficam as usinas);
  2. A assinatura de energia solar pode resultar em economia, mas não tanto quanto um sistema fotovoltaico pode oferecer (dependendo da sua capacidade);
  3. O consumidor que assinar energia solar fica atrelado ao provedor do sistema compartilhado;
  4. Apesar da energia solar ser relativamente comum e de conhecimento de todos, a assinatura da energia solar depende da disponibilidade da região, ou seja, dependendo do local da sua empresa, não será possível ter acesso à energia solar por assinatura.

Por isso, é muito importante que você avalie minuciosamente os prós e contras para decidir se a energia solar por assinatura vale a pena para sua empresa. Considere suas necessidades, viabilidade econômica e a disponibilidade do serviço em sua região

Quais são as áreas em que a assinatura de energia solar pode ser útil?

A energia solar por assinatura vale a pena não só pela possibilidade de economizar, mas porque ela pode ser uma solução ambientalmente benéfica em várias áreas. 

A primeira que pode se beneficiar da energia solar por assinatura são as residências que querem ter energia limpa, mais economia, mas que ainda não possuem os recursos ou não querem investir em um sistema próprio.

Outra área que pode se beneficiar e muito são prédios comerciais e condomínios que mesmo sem espaço para instalar painéis solares nos telhados, podem desfrutar da energia solar com a assinatura de energia solar.

Empresas também de pequeno e grande porte podem se beneficiar com a assinatura de energia solar, pois é uma opção mais atrativa para reduzir os custos sem precisar reduzir os recursos humanos. 

Além da economia de energia, podem se beneficiar com a imagem de ser uma empresa sustentável e limpa, atraindo investidores e tornando exemplo de liderança na luta contra a poluição do meio ambiente.

Apesar da questão de viabilidade em determinados locais, em muitas áreas, essa modalidade tem se mostrado uma opção promissora para promover o uso mais amplo e acessível da energia solar.

Como funciona a assinatura de energia solar?

A geração de energia compartilhada, ou assinatura de energia solar, foi criada em 2015 por meio da Resolução Normativa n.º 687/2015 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Como você pode perceber, a energia é gerada através dos painéis fotovoltaicos das usinas que ficam nas fazendas solares, ou fazendo usinas solares, como também pode ser conhecido.

Apesar de parecer difícil, o serviço de energia solar por assinatura é, na verdade, algo bem simples e fácil de entender e vamos ajudar você nesse processo de avaliação para saber se a energia solar por assinatura vale a pena para o seu negócio.

Quando o consumidor assina esse serviço, ele está “alugando” uma usina solar que está na fazenda solar. Lá os créditos de energia são gerados e liberados na rede da distribuidora de luz da sua cidade.

Então, partimos para uma pergunta importante: como saber a quantidade de créditos de energia que você terá?. Bem, para isso se faz um cálculo com base na média do seu consumo de energia elétrica. 

Dessa forma, vão ser ofertados alguns planos que podem oferecer até 20% de economia (como a Sunne oferece a alguns clientes), ou seja, o plano de créditos de energia ideal para sua empresa.

Digamos que agora que você já contratou a energia solar por assinatura, as próximas contas de luz podem conter “energia injetada”. 

Em alguns casos, pode receber duas faturas: a da concessionária local (com um valor reduzido) e uma da empresa contratada para disponibilizar os créditos de energia, pois existem taxas que ainda precisam ser pagas, como a de iluminação pública, por exemplo.

Também pode receber o chamado, fatura unificada, onde o valor a ser pago da concessionária local e da empresa de energia solar se tornam uma só (comum em algumas regiões do país). 

Então, a cobrança acontece de maneira pós-paga, ou seja, você recebe os créditos de energia solar e eles serão descontados da conta de energia da sua empresa ou residência. Por isso, é importante sempre tirar suas dúvidas com a empresa contratada.

Qual é a melhor opção: assinatura ou convencional?

A escolha entre assinatura e solar convencional depende do seu objetivo principal. Se você deseja economizar em sua conta de energia, a assinatura de energia solar pode ser uma opção atraente. 

Nesse modelo, os consumidores compram créditos pela energia solar gerada em grandes usinas remotas localizadas em áreas de alta incidência solar, possibilitando a geração e distribuição de energia em larga escala.

A economia pode chegar a 15% na conta de luz. Por outro lado, se o seu objetivo principal for a sustentabilidade ambiental ou a independência energética, a energia solar convencional pode ser mais apropriada. 

Mas, nesse modelo envolve a instalação de painéis fotovoltaicos, comumente chamados de painéis solares, em residências, condomínios, propriedades rurais, empresas e comunidades.

A energia solar é uma fonte de energia limpa, renovável e que não emite poluentes na atmosfera. Além disso, a energia solar pode aumentar o valor do seu imóvel e é uma fonte de energia versátil.

A facilidade de instalação e manutenção pode ser uma vantagem tanto para assinatura quanto para energia solar convencional.

A energia solar por assinatura vale a pena, pois não exige que você instale painéis solares em sua casa ou empresa, o que pode ser uma vantagem para quem não tem espaço ou recursos financeiros para investir em seu próprio sistema.

Já a energia solar convencional requer a instalação de painéis solares, mas a manutenção é baixa e os painéis são duráveis. Para resumir, escolher entre assinatura e energia solar convencional depende do seu objetivo principal.

Tenha mais economia na conta de luz com assinatura de energia solar

Agora que você sabe que a energia solar por assinatura vale a pena e vem de uma fonte de energia limpa e renovável, o avanço tecnológico que já fizemos e continuamos fazendo nesse setor, torna a energia solar cada dia mais acessível e barata para todos.

Em constante crescimento, a energia solar fotovoltaica já é uma grande realidade no mundo  e seu crescimento no Brasil só cresce.

Inclusive, a energia solar apenas esse ano já conseguiu ocupar a segunda posição na matriz enérgica com aproximadamente 24 GW de potência instalada.

E a Sunne Brasil é uma empresa pioneira no Ceará de energia solar por assinatura. Atuando desde 2017 e contando com diversos clientes e parceiros. 

Agora que você viu como a energia solar por assinatura vale a pena, não perca mais tempo e assine o serviço para sua empresa!

Descubra como você pode economizar dinheiro com energia solar por assinatura. Economize até 20% na conta de luz