Logotipo Original Sunne
No centro da imagem existe uma represa impedindo a passagem da água. No lado esquerdo inferior tem algumas árvores e no lado direito superior da imagem tem um prédio, uma estrada em U e alguns carros para representar o artigo sobre Os impactos ambientais causados pela energia renovável e como minimizá-los

Impactos ambientais causados pela energia renovável: como minimizá-los

Atualmente a energia vinda de fontes renováveis vem ditando comportamentos, posicionamentos de governos e esperança de que seja disponível a todos, mas já parou para pensar nos impactos ambientais causados pela energia renovável?

De fato, a eletricidade move tudo ao nosso redor, inclusive, a nós mesmos. Por isso, neste artigo vamos explorar esse assunto, assim como descobrirmos juntos a fonte de energia renovável menos poluente, bem como suas vantagens e desvantagens e seus maiores produtores de energia renovável atualmente.

Continue lendo o artigo e saiba tudo sobre o assunto!

Quais impactos ambientais causados pela energia renovável

Como sabemos as fontes de energia renováveis vem de fontes ilimitadas que podem ser fácil e rapidamente regeneradas na natureza, por exemplo, a energia solar, hidrelétrica e eólica.

Ou seja, por mais que seja uma alternativa para minimizar ou combater a degradação do meio ambiente, ainda assim, os impactos ambientais causados pela energia renovável são mínimos se comparados às fontes de energia convencional, as não renováveis.

Além disso, o Brasil é um dos países que mais geram energia limpa e pode liderar a corrida pela matriz energética limpa, ocupando o primeiro lugar como um dos maiores produtores de energia renovável. Segundo a ANEEL, 80% dos projetos em desenvolvimento são destinados à geração limpa. 

Portanto, podemos a seguir veremos alguns exemplos de impactos ambientais causados pela energia renovável:

Uso da terra

Os impactos ambientais causados pela energia renovável se dar pelo uso da terra, uma vez que projetos de energia renovável, como usinas solares e parques eólicos, precisam de uma área de terra para a instalação dos equipamentos.

Como uma das vantagens e desvantagens da energia renovável, isso por si só já causa um impacto ambiental, pois leva a perda de habitat e degradação do solo, entretanto, esses impactos podem ser minimizados com um bom planejamento.

Pode afetar a vida marinha

Caso ainda não saiba, é possível ter instalações no mar, chamadas de off-shore, como parques eólicos marinhos que podem afetar a vida marinha. 

Primeiro, porque as aves marinhas e morcegos podem colidir contras as hélices das turbinas eólicas; segundo, que devido às instalações serem no mar, pode afetar a rota de migração dos peixes. 

Para evitar esses desequilíbrios é pode ser feito uma avaliação ambiental e estabelecer medidas para diminuir os impactos ambientais causados pela energia renovável.

Uso de recursos

Apesar da fonte de energia renovável ser menos poluente do que as fontes convencionais, tudo que precisa ser criado precisa usar materiais e recursos. Por exemplo, a fabricação de painéis solares e turbinas eólicas.

Assim como as vantagens de desvantagens da energia renovável, a fabricação desses equipamentos precisa de recursos naturais, como metais, que podem causar impactos ambientais significativos. Entretanto, a grande vantagem da energia renovável é que praticamente muitos desses recursos podem ser reciclados para ser possível ter uma produção mais sustentável.

Interferência nas paisagens naturais

Já precisou viajar de carro e ficou admirando aquelas turbinas eólicas imensas no meio da paisagem? Pois bem, a instalação dessas turbinas e painéis solares pode afetar a paisagem das áreas naturais, ou seja, poluição visual. Mas, atualmente existem esforços para deixar essa interferência mais harmoniosa com o meio ambiente.

É importante lembrar que os impactos ambientais causados pela energia renovável são geralmente menores do que os das fontes de energia não renováveis, como a queima de combustíveis fósseis, que possuem a capacidade de emitir uma quantidade imensa de gases poluentes contribuindo para o aquecimento global, poluição do ar e da água.

Qual fonte de energia renovável menos poluente e menos impacto ambiental?

Sabemos que falamos sobre os impactos ambientais causados pela energia renovável, e como tudo na vida existem vantagens e desvantagens da energia renovável, mas também mostramos que existem formas de evitar isso e, o mais importante, as fontes renováveis causam nem a metade das fontes de energia suja.

Portanto, entre as diferentes fontes de energia, a energia renovável é facilmente considerada hoje como a melhor opção e de menor impacto ambiental. Mas, confira abaixo alguns exemplos de fontes de energia renovável menos poluente:

Energia solar

A energia solar transforma a luz do sol em energia elétrica e é de longe a opção de fonte de energia renovável menos poluente por não emitir gases poluentes. Entretanto, os painéis solares podem ser considerados poluentes, já que precisam extrair alguns recursos para sua fabricação.

Energia eólica

A energia eólica também é uma fonte de energia menos poluente, já que usa a força dos ventos para gerar eletricidade. Porém, são as hélices que podem causar problema, já que elas são responsáveis pela colisão com aves e morcegos, como falamos anteriormente, alterando o habitat natural.

Energia hidrelétrica

A energia hidrelétrica utiliza o fluxo de água para gerar energia limpa. Entretanto, o impacto ambiental devido à construção de grandes represas pode causar distúrbios na fauna aquática, deslocamento de comunidades ribeirinhas.

Os maiores produtores de energia renovável

Recentemente, o Brasil entrou para o ranking de países que mais geram energia solar no mundo, segundo levantamento do estudo da Agência Internacional de Energias Renováveis, IRENA.

Atualmente, o Brasil (175 GW) ocupa a 4ª posição entre os maiores produtores de energia renovável, ficando atrás apenas da China (1,1 TW), Índia (162 GW) e dos Estados Unidos (351 GW) e Alemanha (148 GW), segundo boletim Ranking Mundial de Energia e Socioeconomia, do Ministério de Minas e Energias (MME).

A produção de energia renovável é uma das principais formas de combater as mudanças climáticas e reduzir a dependência de combustíveis fósseis. No geral, a conscientização sobre os benefícios ambientais da energia renovável tem impulsionado o crescimento desses mercados em todo o mundo.

Como minimizar os impactos ambientais causados pela energia renovável?

Apesar de todas as vantagens e desvantagens da energia renovável, é inegável que ela continua sendo a melhor alternativa quando comparamos com as fontes de energia não renováveis, como carvão, petróleo e metais.

No entanto, os impactos ambientais causados pela energia renovável podem acontecer, embora sejam significativamente menores do que as fontes convencionais.

Então, para minimizar os impactos causados pela energia renovável, é importante seguir boas práticas de preservação do meio ambiente, social e de governança, adotando as seguintes estratégias:

  • Planejamento adequado e estudos de impacto ambiental para selecionar locais apropriados;
  • Conservação da biodiversidade, protegendo habitats sensíveis e adotando medidas de conservação;
  • Mitigação de colisões eletrocussão em parques eólicos para reduzir danos à vida selvagem;
  • Reciclagem e gerenciamento adequado de resíduos de tecnologias de energia renovável;
  • Promover a eficiência energética para reduzir a demanda geral de energia;
  • Monitorar e pesquisar continuamente os impactos ambientais da energia renovável para identificar melhorias;

Essas estratégias visam equilibrar a produção de energia renovável com a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável.

Na Sunne, com a assinatura de energia solar, por exemplo, as fazendas solares que fazemos a intermediação mesmo que estejam em terrenos impactados de alguma forma, a instalação desses equipamentos foram feitos em terrenos com menos vegetação possível. 

A matriz energética do país está se diversificando ao abraçar as fontes de energias renováveis, como a solar, eólica, biomassa, entre outras. Ainda temos muito caminho pela frente, mas você pode começar agora escolhendo seu plano de energia solar por assinatura.
Você pode ajudar a minimizar os impactos ambientais, contribuir com o meio ambiente e ainda economizar até 20% na conta de energia todos os meses. Que tal conhecer a Sunne e o modelo de energia solar por assinatura para seu negócio?