Logotipo Original Sunne
Duas pessoas sentadas a mesa. A pessoa a frente aparece apenas dos ombros para baixo segurando uma caneta e papel e uma calculadora na mesa a sua frente. No lado inferior direito aparece apenas uma mão segurando uma caneta sob uma folha de papel com um gráfico pizza e pilar aparecendo para ilustrar artigo sobre o que são os Encargos de Serviços do Sistema

Desvendando o que são os Encargos de Serviços do Sistema (ESS)

Se você já se deparou com a sua conta de serviços de energia elétrica e se perguntou o que são os Encargos de Serviços do Sistema (ESS) e por que eles são cobrados, este artigo é para você. 

Neste artigo, vamos explorar em detalhes o que são os ESS, como funcionam os Encargos de Serviços do Sistema e quem precisa pagar por eles. Compreender essas informações essenciais permite que você consiga entender melhor o valor total da sua conta de energia e do impacto que os ESS têm sobre ela.

Ao longo deste texto, vamos abordar como funcionam os Encargos de Serviços do Sistema, porque o ESS é cobrado e quem precisa pagar os Encargos de Serviços do Sistema (ESS).

Você vai sair daqui sabendo um pouco mais sobre o assunto, além de ter algumas dúvidas sanadas sobre esses o que são os Encargos de Serviços do Sistema.

O que são os Encargos de Serviços do Sistema (ESS) como eles impactam o seu bolso

Então, vamos começar logo falando o que são os Encargos de Serviços do Sistema (ESS), que são tributos que garantem que o Sistema Interligado Nacional (SIN) de energia elétrica do país funcione sem nenhum problema.

Esses tributos para manter o funcionamento do SIN, são custos adicionais de segurança do sistema, com eles é possível fornecer atendimento da demanda de energia elétrica em todo o país. 

De uma forma mais didática, esses encargos são pagos, por exemplo, quando uma usina térmica gera energia elétrica quando não estava prevista para gerar. 

Então, os Encargos de Serviços de Sistema (ESS) é pago para os agentes que atendem esse chamado, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), assim acontece o ressarcimento dos custos para a manutenção da estabilidade e segurança do sistema elétrico.

Para fazer esses sistemas funcionarem com a maior segurança e estabilidade, o impacto disso também recai sobre o seu bolso, afinal, os ESS são componentes do custo das faturas de energia elétrica e quem precisa pagar os Encargos de Serviços do Sistema (ESS) são todos, inclusive, quem está também no mercado livre de energia.

Como funcionam os Encargos de Serviços do Sistema (ESS) e por que você deve conhecê-los

Como falamos anteriormente, o que são os Encargos de Serviços do Sistema (ESS), que são tributações que garantem o funcionamento do Sistema Interligado Nacional (SIN) de energia no país. Agora vamos entender melhor como funcionam os Encargos de Serviços do Sistema (ESS), certo? 

Pois bem, esses encargos são definidos e regulamentados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e são calculados com base no consumo de energia de cada consumidor. Esses encargos também são usados para financiar ações relacionadas ao sistema elétrico, como a manutenção, expansão e modernização da infraestrutura elétrica.

Importante ressaltar que os valores não são fixos, eles podem variar ao longo do tempo devido às mudanças nas políticas energéticas e nas necessidades do sistema elétrico, como, por exemplo, quando a ANEEL aprovou um reajuste nos valores das bandeiras tarifárias de mais de 63,7%.

Outra coisa importante que justifica o porquê o ESS é cobrado, porque eles são aplicados como uma taxa percentual sobre o consumo de energia, variando também conforme a categoria de consumo da região.

Por que você deve conhecer o que são os Encargos de Serviços do Sistema:

Compreensão da conta de energia

Ao conhecer os ESS, você terá uma melhor compreensão dos diferentes elementos que compõem a sua conta de energia elétrica. 

Transparência nas cobranças

Ao compreender como os ESS são calculados e por que são cobrados, você terá uma visão mais clara das despesas envolvidas na operação do sistema elétrico. 

Conscientização sobre o sistema elétrico

Você entenderá que o fornecimento de energia elétrica envolve não apenas a simples entrega de eletricidade, mas também a manutenção de uma infraestrutura complexa e a realização de investimentos constantes para garantir o seu funcionamento adequado.

Contribuição para o setor energético

Quem precisa pagar os Encargos de Serviços do Sistema (ESS) está contribuindo para o financiamento de serviços e projetos relacionados ao sistema elétrico, como a pesquisa e desenvolvimento de fontes renováveis de energia, programas de eficiência energética e ações para a segurança energética do país. 

ESS: entenda o que são esses custos extras na sua conta de energia

“Mas, por que o ESS é cobrado de mim?”, você deve estar pensando isso, certo? Dentro dos Encargos de Serviços do Sistema (ESS) esses custos são essenciais para manter a estabilidade de todo o sistema. 

E existem três custos que merecem ser explicados:

Segurança Energética

Pode acontecer de a demanda do país seja maior do que a nossa capacidade de geração, ou seja, mais do que o previsto, será necessário acionar usinas com alto valor de geração de energia. Para isso existe um valor cobrado por esse “imprevisto”, para manter a segurança do sistema

Deslocamento Hidráulico

Sempre que o Operador Nacional do Sistema (ONS), entende que é necessário poupar algum reservatório, ele reduz a geração hidrelétrica e compensa o acionamento de usinas térmicas.

Importação de energia 

Esse encargo é referente a importação de energia, pois quando o valor de importação é menor do que o acionamento de usinas fora da ordem de mérito, a melhor opção é a compra da energia dos países vizinhos, Argentina ou Uruguai, no caso.

Quem precisa pagar pelos Encargos de Serviços do Sistema (ESS) e como reduzi-los

Agora que você entende o que são os Encargos de Serviços do Sistema, precisa saber que não existe alguém ou algum consumidor específico que precisa pagar os Encargos de Serviços do Sistema. 

Na verdade, são cobrados de todos os consumidores de energia elétrica, os chamados consumidores cativos, incluindo os do mercado livre de energia, são quem precisa pagar os Encargos de Serviços do Sistema (ESS).

Mas, os encargos são cobrados na conta de energia elétrica de forma proporcional ao consumo de cada consumidor.

Embora os encargos sejam cobrados de todos os tipos de consumidores, desde a residência até indústrias, existem algumas maneiras de reduzir. Logo abaixo deixamos algumas dicas que você pode aproveitar:

  • Adote medidas de eficiência energética na sua residência ou na sua empresa, como reduzir o consumo de energia, já que os encargos são calculados com base na medição de consumo. 
  • Opte por gerar sua própria energia se tornando menos dependente de energia fornecido pela concessionária local, como painéis solares fotovoltaicos ou alugando energia solar.
  • Veja se a tarifa branca se aplica a você, pois ela oferece valores diferentes conforme o horário de consumo
  • Desenvolva hábitos conscientes em relação ao uso de energia, como desligar luzes e aparelhos não utilizados, ajustar a temperatura do ar condicionado.

É importante lembrar que a redução dos ESS está relacionada à redução do consumo de energia elétrica. Portanto, adotar práticas de consumo consciente e eficiente é fundamental para obter resultados significativos.

Para concluir

Só para concluir o que são os Encargos de Serviços do Sistema (ESS). São tarifas e valores adicionados à conta de energia elétrica para custear os serviços e despesas relacionados à operação do sistema elétrico. 

Todos os consumidores de energia elétrica são responsáveis pelo pagamento desses encargos. No entanto, é possível reduzi-los por meio de medidas como eficiência energética, utilização da tarifa branca e controle do consumo, geração de energia própria ou aluguel de energia solar que a Sunne disponibiliza. Só porque o ESS é cobrado, não quer dizer que você precise pagar para sempre!

Saiba mais sobre energia solar por assinatura. Sem instalar painéis solares, sem obras, sem investimento. A Sunne cuida de tudo por você