Logotipo Original Sunne
Medidor de voltagem para artigo sobre Descubra agora o que significa o termo eficiência energética

Eficiência energética? Veja dicas para aproveitar seus benefícios

Hábitos como desligar a torneira ao lavar a louça e escovar os dentes, preferir o uso de sacolas ecológicas ao invés das de plástico e reutilizar a água da chuva para lavar calçadas, estão sempre entre as dicas de eficiência energética para salvar o meio ambiente. 

Todos esses hábitos são realmente importantes, mas neste artigo, vamos falar sobre o que significa o termo eficiência energética e como podemos adotar práticas sustentáveis se tratando de consumo de energia. 

Além do meio ambiente, seu bolso também sentirá os benefícios. Então, fique até o final para descobrir. 

Homem fazendo contas e moedas para artigo Aluguel de energia solar vale a pena para economizar?

O que significa o termo eficiência energética e por que ele é importante? 

O termo eficiência energética significa a redução do gasto em energia elétrica, mas sem necessariamente precisar reduzir o consumo dela. Portanto, é fazer mais (ou o mesmo) com menos. 

Para ficar mais claro, se trata da escolha de sistemas e produtos elétricos mais eficientes, pois não precisam de tanta energia para funcionarem perfeitamente. 

A lâmpada de led é um ótimo exemplo: atuam e são eficientes como qualquer outro tipo, mas tem a vida útil muito maior e fazem diferença nas contas de luz, reduzindo bastante os gastos com esse boleto (um a menos, ufa!). 

Mas afinal, por que é importante reconhecer a importância da eficiência energética? Confira algumas razões: 

  • reduz impactos ambientais;
  • diminui práticas que auxiliam o aquecimento global e efeito estufa;
  • com isso, contribui para a melhora da qualidade de vida de animais e seres humanos;
  • corta o uso de recursos naturais para geração de energia; 
  • evita desperdícios, promovendo o uso racional de energia;
  • reduz custos com contas de energia elétrica;

Dicas de eficiência energética

Após sabermos a importância e quais são as principais vantagens de investir em eficiência energética, fica aquela dúvida: ok, e agora, o que fazer para contribuir com ela? 

Selo de eficiência energética 

Primeiramente, precisamos falar sobre o principal programa de eficiência energética do governo, o Procen. 

Provavelmente a maioria dos cidadãos brasileiros que já estiveram numa loja de eletrodoméstico já viram os selos desse programa, mas ainda não sabiam para que de fato eles serviam.

image 2
image 3

Eles têm essa carinha (literalmente) e indicam que o produto é eficientemente energético, portanto, consome menos energia. As letras (“notas” do objeto, nesse caso) vão de “A” a “E”, sendo a primeira a mais eficiente, e a última, a menos eficiente. 

Sendo assim, sempre opta por eletrônicos ou eletrodomésticos com as letras “A” ou “B”, por serem os melhores em desempenho energético e economia. 

Trocar as lâmpadas

A comercialização de lâmpadas incandescentes é proibida desde 2016, mas não é difícil encontrá-las por aí. Na verdade, ultimamente elas estão muito em alta nos projetos de decoração. 

Os motivos pelos quais esse tipo de iluminação foi proibido, são principalmente por:

  • serem muito menos eficientes da perspectiva energética, se comparadas às lâmpadas fluorescentes/led;
  • possuem alto risco de acidentes, pois geram muito calor.
  • precisam de trocas mais frequentes, justamente pelo motivo acima. Elas duram, em média, 4 meses, enquanto as fluorescentes duram 2 anos, e as de led são feitas para durarem 50.000 horas, o que daria, se ligadas diariamente por 24h, cerca de 5 anos. 

Desse modo, a importância da eficiência energética nos faz termos consciência até mesmo na escolha das lâmpadas, que devem ser preferencialmente as de led. 

Troca, limpeza e manutenção dos eletrodomésticos e eletrônicos 

Existem vários tipos de consumidores, uns costumam trocar seus itens domésticos com mais frequência, já outros, podem tranquilamente ficar vários anos com os mesmos. 

O fato é que, apesar do consumismo não ser nada benéfico ao meio-ambiente, quando se trata de eficiência energética, essas trocas às vezes são válidas, e vamos explicar o porquê. 

Itens muito antigos consomem muito mais energia do que equipamentos mais modernos, o que não é bom tanto para a sustentabilidade quanto para o próprio bolso do consumidor. 

Além disso, a falta de limpeza e de manutenção prejudicam não somente o funcionamento e diminui a vida útil, mas também os fazem consumir além do que deveriam. 

Um ar-condicionado sem a limpeza dos filtros, por exemplo, pode aumentar o valor da energia no final do mês, inclusive, pode ser um número bem significativo quando se trata de economia.

Consumo consciente de energia em empresas e residenciais

Mais do que saber o que significa o termo eficiência energética, locais nos quais os consumo e os custos de energia são mais altos, como empresas e residenciais, devem adotar algumas práticas de eficiência. 

Opções como os sensores de presença em garagens, banheiros, corredores, e outras áreas comuns salvam o bolso no final do mês. Nem sempre as pessoas se lembram de desligar o interruptor, e nesses lugares, isso pode até gerar confusão, não é mesmo? 

Além disso, adotar a política de sempre desligar aparelhos como televisores, micro-ondas, computadores e carregadores enquanto não estão sendo utilizados, é uma prática para se adotar quanto antes.  

Mercado Livre de Energia

Falando em empresas e residenciais, o Mercado Livre de Energia é a melhor escolha se tratando de programa de eficiência energética. Isso porque ele consiste na livre negociação de energia: sobre condições comerciais, fornecedores, pagamento, valor, etc. 

Com isso, o consumidor tem muito mais liberdade financeira e em todos os fatores, mas principalmente por poder optar pela energia solar, por exemplo. Ela é considerada uma das energias renováveis mais limpas e econômicas. 

A outra boa notícia é que a Sunne oferece um plano de assinatura de energia solar 100% digital, a distância, que mesmo sem a instalação do projeto solar, poderá usufruir de descontos de energia todos os meses na conta de luz. Clique em Quero Economizar e conheça nossos planos. 

Após saber o que significa o termo eficiência energética e seus benefícios, fica fácil optar por um plano como esse, não é mesmo?

Banner para incentivar a preservação do meio ambienta enquanto usa energia livre

A primeira Inteligência Artificial do setor de energia!

Descubra em primeira mão como essa plataforma irá revolucionar o setor e os seus resultados.