Logotipo Original Sunne
Mãos sobre tablet para artigo Plano de energia solar por assinatura para sua empresa

Economize com plano de energia solar por assinatura para sua empresa

Para compensar o aumento das tarifas de energia, o plano de energia solar por assinatura pode ser a melhor saída para quem deseja economizar e ainda ajudar a salvar o planeta.

Com as mudanças climáticas, desastres naturais e o aumento das temperaturas, as tarifas de energia podem ficar mais caras e essas mudanças podem acontecer com mais frequência em breve.

Imagine fazer qualquer tipo de atividades, desde as mais simples até as mais complexas e você perceberá que a eletricidade está presente. Afinal, a energia é o nosso insumo mais importante. 

Divulgado pela Forbes online, dados da Agência Internacional de Energia (AIE), informa que o consumo total de eletricidade em 1947 foi de 5,2TW de energia, enquanto no ano de 2019 o consumo havia quase quadruplicado para 22,8TW, um crescimento de 334%.

Diante disso, fica nítido que estamos caminhando por um caminho onde economizar esse bem valioso é vital para a sobrevivência de todos que moram no planeta Terra e é preciso fazer isso mais rápido possível. 

E isso não é exatamente uma tarefa complicada, existem hoje no mercado aluguel de energia solar e plano de assinatura de energia solar que podem ser usados como recursos para economizar dinheiro e preservar o meio ambiente com a geração de energia limpa. 

Então, se quer saber mais sobre assinatura de energia solar pode ajudar sua empresa a economizar energia e ainda ajudar a retardar os efeitos do aquecimento global, continue lendo que vamos explicar tudo!

O que é plano de energia solar por assinatura?

O plano de energia solar por assinatura é um método mais fácil, simples e prático de conseguir energia limpa e ter um desconto de até 20% na conta de luz da sua empresa.

Um plano de assinatura de energia solar é um serviço semelhante a streaming, mas sem as músicas ou filmes e series, mas, sim, de energia limpa. 

Esse serviço permite que consumidores comerciais e industriais tenham acesso à energia solar gerada por uma usina solar, através da contratação desse serviço.

A energia limpa gerada é injetada na rede da distribuidora de energia que vai direto para o assinante, garantindo uma economia de até 20% na conta de luz todo mês após a ativação. Mas, sobre seu funcionamento, explicaremos melhor no próximo tópico, então continue lendo!

Como funciona o plano de energia solar por assinatura?

Quando uma empresa contrata o plano de energia solar por assinatura, a empresa contrante conseguem ficar menos refém das tarifas de energia elétrica convencional.

Em algumas usinas solares da Sunne, por exemplo, as tarifas não são repassadas para os assinantes do aluguel de energia solar, devido ao “bloqueador de tarifas” usada nessas usinas, o que acaba blindando os clientes da Sunne dessas cobranças.

Uma das vantagens da assinatura de energia solar é que o consumidor, ou cliente, consegue escolher planos personalizados de acordo com a demanda energética da empresa, garantindo até 20% de economia na conta de luz, se tornando uma ótima solução para pequenas e médias empresas.

Além disso, o serviço traz outras vantagens, como, não precisar investir em um sistema fotovoltaico, não precisa arcar com os custos de obras de adaptação do local ou da rede elétrica. Muitas vezes, pela flexibilização, os planos não têm fidelidade ou qualquer tipo de burocracia.

Como funciona o desconto da energia solar na conta de luz?

Quem está pensando em aderir ao plano de energia solar ou pelo menos pesquisando sobre o assunto, se depara com essa dúvida: como funciona o desconto.

Bem, o desconto da energia solar na conta de luz funciona por meio do sistema de compensação de energia, também conhecido como net metering

Este sistema permite que consumidores que produzam sua própria energia elétrica, como por meio de um sistema fotovoltaico, compensem o consumo de energia da rede elétrica.

É importante lembrar que isso não se aplica apenas aqueles que produzem sua própria energia, mas também para aqueles que alugam os descontos de usinas solares (que produzem e geram energia solar, limpa e renovável).

A quantidade de créditos de energia recebidos é proporcional à quantidade de energia solar gerada. Portanto, se a sua empresa consumir mais energia gerada pelo sistema fotovoltaico nas fazendas solares, ele pagará apenas por aquilo que consumiu. 

E antes que achem isso anormal, saiba que o aluguel de energia solar é uma prática regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A ANEEL estabelece que os consumidores podem compensar até 100% do consumo de energia da rede elétrica.

O desconto da energia solar na conta de luz pode ser significativo, dependendo do consumo de energia do consumidor. Em média, os consumidores podem economizar entre 20% e 30% na conta de luz.

Quem tem energia solar paga alguma taxa?

Essa é uma das perguntas mais feitas e resposta é sim. Mesmo quem tem energia solar ou um plano de energia solar por assinatura ainda precisam pagar algumas taxas, como a taxa de disponibilidade, para compensar os custos da rede elétrica.

Taxa de iluminação pública que compensa os custos de iluminação pública e essa taxa é cobrada de todos, não importa se você tem ou não energia solar.

Tem também a taxa de encargos setoriais para compensar os custos de programas sociais e ambientais do setor elétrico que também é cobrada de todos que possuem plano de energia solar por assinatura ou não.

Além dessas taxas, os consumidores que instalaram seus sistemas fotovoltaicos após 7 de janeiro de 2023 também pagam uma taxa pelo uso da rede elétrica, essa é uma taxa polemica. Essa taxa é cobrada sobre a energia solar injetada na rede, com base no valor do chamado “fio B”.

No Brasil, a taxa pelo uso da rede elétrica para consumidores que instalaram sistemas fotovoltaicos após 7 de janeiro de 2023 é de 15% em 2023. A taxa aumentará gradualmente até 2029, quando atingirá 100% do valor do fio B.

Quanto tempo dura o crédito de energia solar?

Para que produz e gera sua própria energia renovável, os créditos de energia solar tem valida de até 60 meses, par serem usados, a partir do dia de sua geração.

Isso significa que o excesso de energia solar gerada pelo sistema fotovoltaica injetado na rede da concessionária local, pode ser compensada na conta de luz do consumidor por até 5 anos.

Mas, para quem optou pelo plano de assinatura de energia solar, tem acesso aos créditos, ou descontos, até o fim de seu contrato e a desconexão total da sua rede a usina solar.

A validade de 60 meses para os créditos de energia solar foi definida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A ANEEL também estabeleceu que os créditos de energia solar são intercambiáveis, o que significa que eles podem ser usados em qualquer unidade consumidora do titular do sistema fotovoltaico.

Quando um plano de energia solar por assinatura é a melhor opção?

Definitivamente, um plano de energia solar por assinatura é a melhor opção quando uma empresa não pode, não quer ou não consegue arcar com o valor alto para instalar um sistema fotovoltaico próprio.

Mas, que mesmo assim, quer e precisa encontrar uma solução para economizar energia elétrica e ajudar o meio ambiente sem precisar sobrecarregar mais ainda ao usar outras fontes de energia que causam impactos negativos, como o combustível fóssil, termelétricas e hidrelétrica. 

O plano de assinatura de energia solar também pode ser a melhor opção para quem não tem espaço para instalar um sistema fotovoltaicos, o que acaba tornando o plano de  energia solar por assinatura não só uma alternativa atraente como a melhor também. 

A energia solar é uma fonte de energia limpa e renovável, sem falar na facilidade de contratação. A assinatura de energia solar, é um processo extremamente fácil, prático, com zero burocracia e pode ser feito 100% online.

Economia de até 20% na conta de energia elétrica

Como já falamos, aderir a um plano de energia solar por assinatura é uma solução prática e eficiente para empresas que buscam economizar na conta de luz. 

Com a Sunne, é possível assinar um plano de energia solar sem precisar arcar com custos de instalação de painéis solares, o processo é feito 100% online, sem planos de fidelidade ou mensalidade.

A Sunne é uma empresa pioneira no Ceará que faz a intermediação entre usinas solares e clientes assinantes de energia solar por assinatura. 

A empresa oferece planos personalizados para empresas de todos os portes, com garantia de economia de até 20% na conta de luz.

Se você está procurando uma forma de economizar na conta de luz da sua empresa, a energia solar por assinatura da Sunne é uma ótima opção. 

Acesse o banner abaixo e saiba quanto sua empresa pode economizar.

Energia solar sem precisar investir em painéis solares? Venha fazer parte do futuro da energia. Fale agora com um dos nossos consultores