Logotipo Original Sunne
Na imagem, na parte inferior tem paneis solares e acima, cinco torres de linhas de transmissão de energia para artigo sobre Qual a diferença entre o sistema on-grid e off-grid

Entenda a diferença entre sistema on-grid e off-grid antes de escolher

Após muito tempo, finalmente o país entrou na lista dos dez países, assumindo a oitava posição de país com a maior potência instalada de energia fotovoltaica, constituída pelo sistema on-grid e off-grid, usados para converter energia solar em energia elétrica.

Isso significa que o país segue em expansão o uso e na geração de energia solar. Mas, com a popularidade da energia solar, surgem também dúvidas sobre a diferença entre energia solar on-grid e off-grid até mesmo o questionamento sobre o que é esse sistema.

Todavia, porque é importante saber que as pessoas também saibam da diferença da energia solar on-grid e off-grid? 

Simplesmente porque saber a resposta garante que as pessoas estejam minimamente aptas para entender as melhores soluções de acordo com os objetivos e necessidades que elas possam ter. 

Então, se você está aqui, é porque também quer saber o que é sistema on-grid e off-grid e, por isso, indicamos que você continue a leitura e leia até o final para saber tudo que você precisa saber sobre o assunto. 

O que é sistema on-grid?

Quando falamos em sistemas on-grid estamos falando sobre placas solares instaladas para ficarem conectadas à rede de distribuição pública de energia elétrica.

Ou seja, mesmo com um sistema fotovoltaico instalado, o imóvel continua conectado à rede pública de distribuição de energia elétrica e toda energia captada pelos painéis solares é convertida em eletricidade e usada para diminuir a conta de energia. 

O que gera os famosos créditos solares, pois o excesso de energia gerada é injetado de volta na rede da concessionária de energia local e retorna para o cliente como descontos que podem ser usados nos meses seguintes, precisamente, em até 60 meses.

Esses créditos também podem ser usados em outra modalidade, o de autoconsumo remoto. Mas, nesse caso, o crédito solar só pode ser usado em outro imóvel, contanto que seja da mesma titularidade e sob a mesma rede da concessionária de energia.

Por isso, quando falamos sobre sistema on-grid e off-grid, falamos das várias possibilidades de economia e facilidades que o sistema on-grid permite. 

Agora saiba o que é sistema off-grid

Diferente do sistema on-grid, o off-grid não demanda que a empresa tenha uma concessionária de energia, pois ele pode funcionar sozinho. Mas, ele é usado em situações específicas, como em áreas rurais ou locais onde não tem acesso à energia devido à falta, ou a baixa estrutura da rede elétrica.

Essa é, talvez, a maior e mais simples diferença entre energia solar on-grid e off-grid, pois é a energia gerada nesse sistema fica armazenada em baterias específicas para que o imóvel continue sendo abastecido com energia elétrica mesmo nos períodos com pouco ou nenhuma incidência solar, como no período da noite, por exemplo.

Para lembrar que a quantidade ou o tipo de bateria para armazenar essa energia, depende muito do perfil do consumidor. Já que quanto mais ele demanda energia, maior é o número de baterias necessárias para suprir essa demanda.

Quais são as principais diferenças entre o sistema on-grid e off-grid?

Sobre o sistema on-grid e off-grid, além do que falamos aqui, existem algumas diferenças entre on-grid e off-grid que você precisa saber antes de escolher qual é a melhor opção para sua empresa.

Conexão à rede 

Os sistemas on-grid estão conectados à rede elétrica, o que significa que podem usar a energia da rede quando os painéis solares não estão produzindo energia. 

Os sistemas off-grid não estão conectados à rede elétrica, o que significa que precisam ter baterias para armazenar energia para uso em momentos em que os painéis solares não estão produzindo energia.

Autonomia

Os sistemas on-grid não são autônomos, o que significa que não podem funcionar se a rede elétrica estiver desligada. Já os sistemas off-grid são autônomos, o que significa que podem funcionar mesmo se a rede elétrica estiver desligada.

Custo

Os sistemas on-grid costumam ser mais baratos do que os sistemas off-grid, pois não precisam de baterias. No entanto, os sistemas off-grid oferecem mais flexibilidade e podem ser uma boa opção para pessoas que vivem em áreas remotas, como falamos antes, ou que não têm acesso à rede elétrica.

Eficiência

Os sistemas on-grid geralmente são mais eficientes do que os sistemas off-grid, pois podem usar a energia da rede quando os painéis solares não estão produzindo energia.

Portanto, a melhor opção para você vai depender de suas necessidades e orçamento. Se você mora em uma área com acesso à rede elétrica e não precisa de energia autônoma, um sistema on-grid pode ser a melhor opção.

Se você mora em uma área remota ou que não tem acesso à rede elétrica, um sistema off-grid pode ser a melhor opção.

Painéis solares, uma cidade e céu azul para Qual o valor arrendamento de terra para energia solar?

Vantagens e desvantagens de cada sistema on-grid e off-grid

Sistemas on-grid, também conhecidos como sistemas conectados à rede, são aqueles que estão ligados à rede elétrica convencional, ok? Então, a grande vantagem desses sistemas é que eles permitem que você compartilhe o excesso de energia gerada com a rede pública. 

Imagine isso como se você estivesse alimentando a rede com a energia do seu painel solar, por exemplo. Isso é fantástico porque, quando você produz mais do que consome, recebe créditos ou até mesmo uma compensação financeira, dependendo das políticas locais de energia.

Além disso, os sistemas on-grid costumam ser mais simples de instalar e têm um custo inicial menor, porque você não precisa investir tanto em baterias de armazenamento. Afinal, a rede elétrica funciona como um gigantesco “banco de armazenamento” coletivo.

Agora, sobre os sistemas off-grid, também chamados de sistemas autônomos. Esses sistemas são uma opção emocionante para áreas remotas ou locais onde a rede elétrica convencional não está disponível.

A maior vantagem é a independência total da rede elétrica. Você é o “dono” da sua energia, gerando e armazenando tudo o que precisa.

Pense em ter painéis solares em seu telhado, uma turbina eólica no seu quintal e um conjunto de baterias potentes para armazenar toda a energia excedente que você gera. Você pode sentir essa sensação de liberdade energética, certo? Isso é ser autossuficiente!

Além disso, os sistemas off-grid oferecem maior segurança energética em situações de interrupção da rede elétrica. Enquanto os vizinhos ficam no escuro, você pode desfrutar de energia contínua, desde que seus sistemas de geração e armazenamento sejam adequados.

Mas, claro, nem tudo são flores! Vamos falar das desvantagens de cada um desses sistemas.

Os sistemas on-grid estão sujeitos à instabilidade da rede elétrica. Se ocorrer uma falha na rede, você também ficará sem energia, mesmo que tenha painéis solares funcionando no telhado.

Além disso, a compensação financeira pode variar conforme as políticas governamentais, então você pode não obter o retorno financeiro esperado.

Por outro lado, os sistemas off-grid podem ser mais complexos de projetar e instalar, especialmente se você precisar de muita energia para abastecer sua casa ou empresa. 

O que faz até algumas empresas recorrerem à energia por assinatura. A Sunne, ao fazer a intermediação entre usinas solares, consegue fornecer para seus clientes energia limpa e renovável, sem nenhum custo adicional ou necessidade de obras, tudo 100% digital.

Então, tem as baterias de armazenamento que podem ser caras e requerem manutenção adequada ao longo do tempo. Além disso, há o desafio de dimensionar adequadamente o sistema para atender à demanda de energia em todas as condições climáticas.

Se você subestimar suas necessidades ou enfrentar períodos prolongados de baixa geração de energia (como em dias chuvosos ou nublados), pode faltar de eletricidade para sua empresa.

Então, como você pode ver, tanto o sistema on-grid e off-grid têm suas vantagens e desvantagens. 

A escolha dependerá das suas necessidades, do local onde você vive e da sua disposição para lidar com a complexidade e os custos envolvidos. Mas, independente da opção escolhida, adotar energia renovável é uma atitude incrível e sustentável para o futuro do nosso planeta!

Na imagem tem um laptop com a página inicial do site da Sunne e na direita abaixo tem uma mulher jovem desfocada com a mão por cima do teclado do laptop para exemplificar artigo sobre "8 estratégias para conseguir energia solar barata para sua empresa".

Descubra como revolucionar sua energia com a Sunne 

Você está familiarizado com a diferença entre o sistema on-grid e off-grid, certo? Agora, é hora de tomar uma decisão inteligente e sustentável para sua energia!

Quando o assunto é autonomia e independência energética, a Sunne é a escolha ideal. Nossa empresa, pioneira em energia por assinatura no Ceará, oferece uma solução completa e inovadora, adaptada às suas necessidades

Benefícios exclusivos da Sunne 

Com a Sunne, você não precisa se preocupar com investimentos iniciais ou manutenção. Nossa assinatura mensal acessível inclui o fornecimento constante de energia limpa e a garantia de monitoramento e suporte técnico especializado.

Ao escolher a Sunne, você economiza na conta de luz, contribui para a redução das emissões de CO₂ e cria um futuro mais verde para as próximas gerações.

Nossa equipe especializada estará pronta para guiá-lo nesse processo e encontrar a solução mais adequada para sua casa ou empresa, pois investimos em tecnologia de ponta para garantir a máxima eficiência do nosso serviço.

Contate-nos hoje mesmo (só clicar no banner abaixo) e descubra como a Sunne pode iluminar seu futuro com energia solar limpa, acessível e econômica. A energia do sol espera por você!

Faça como a Mob que já economizou R$303,747 em 26 meses apenas usando energia solar por assinatura! Entre em contato e cuidamos do resto

A primeira Inteligência Artificial do setor de energia!

Descubra em primeira mão como essa plataforma irá revolucionar o setor e os seus resultados.