Logotipo Original Sunne
Uma lâmpada desenhada em post-ino fundo de madeira alaranjada para exemplificar uma ideia sobre qual horário a energia é mais barata? Entenda e saiba o que fazer para reduzir suas contas de luz

Qual horário a energia é mais barata? Reduza sua conta de luz

Tente se lembrar de todas as suas contas de luz dos últimos anos. Nem precisa voltar muito no tempo para perceber como os valores desse só aumentam, e infelizmente, a tendência é só crescer cada vez mais. 

Com isso, tudo o que pudermos fazer para economizar, é de grande ajuda, mas afinal, o que fazer? 

Neste artigo, vamos te contar qual horário a energia é mais barata, assim poderá economizar, e quem sabe, investir em outras coisas. Mas, além disso, também falaremos se a potência 220v é realmente mais econômica, dicas de como economizar energia e se há diferença entre a energia comercial e residencial. 

Até o final do texto, estará craque em economia, mas sem deixar de aproveitar tudo o que a eletricidade tem a oferecer, é claro! 

Qual horário a energia é mais barata?

Comecemos por um princípio 

Para saber qual horário a energia é mais barata, precisamos entender que, se há essa possibilidade, é porque há um período em que ela é mais cara. 

Chamado de horário de pico, entre 18h às 20h, é o espaço de horas em que se mais consome energia. Dependendo da região, pode mudar um pouco, mas o período entre 17h30 às 20h30 é onde o gasto, normalmente, aumenta.

Justamente o horário em que começamos a acender mais as luzes, não é? Mas é por isso mesmo! Você já reparou que, principalmente na época da internet discada ou via-rádio (se não for desses tempos, sorte a sua!), a conexão piorava justamente nesses mesmos horários? 

Isso acontecia porque eram muitas pessoas utilizando o computador simultaneamente, resultando em um sobrecarregamento de conexão. Com a energia é quase o mesmo cenário.

É a partir das 18h que as pessoas começam a chegar do trabalho, usar o chuveiro, acender as lâmpadas, ligar a televisão da sala, do quarto das crianças, e coisas do tipo. 

Agora, à economia de fato 

Mas afinal, qual horário a energia é mais barata? 

Nesse caso, a principal dica é economizar energia no período em que ela fica mais cara, entre 18h e 20h. Sabemos que evitar o consumo nesses horários é complicado, afinal, ninguém quer ficar no escuro. 

Mas a questão é: ao sair do quarto para a cozinha, será que sempre nos lembramos de apagar a luz? Ou então, será que nos lembramos de carregar o celular e notebook durante a tarde, para termos bateria pela noite? 

A chave de tudo está nesses detalhes, muitas vezes despercebidos, mas que fazem muita diferença no fim do mês. Tudo o que pode fazer entre as 21h da noite às 17h do dia seguinte, faça sem tanta preocupação. 

Mesmo assim, é interessante aproveitar ao máximo a luz natural, abrindo bem as janelas. Economia + frescor + aquele quentinho no coração que só a luz do sol pode proporcionar = tudo de bom! 

Mas, caso a concessionária da sua cidade estiver com bandeira vermelha, a economia deve ser feita até em horários fora do pico, ok? 

Em questões econômicas, existe diferença entre 220v e 110v?

Já ouviu falar que a energia 220v é mais barata que a de 110v? Longe de nós gostarmos de ser os portadores das más notícias, mas não, não existe voltagem mais econômica. 

A diferença entre as duas é unicamente a potência energética. Dois aparelhos com o mesmo desempenho, mesmo um funcionando a 110v e o outro a 220v, terão o mesmo gasto de energia. 

A economia está relacionada ao tempo de uso e o quanto de energia o aparelho consome por si só. Uns mais, como o ar-condicionado, por exemplo, outros menos, como a televisão, mas isso independe da voltagem. 

A real diferença entre ambos 

Além de entender qual horário a energia é mais barata e economizar, é interessante saber também (pelo menos o básico) sobre a escolha da potência. 

Se estiver considerando mudar algumas coisas por aí, saiba que geradores de calor (aquecedores, secadores de cabelo, ferros, até mesmo chuveiro, e entre outros), tem um desempenho melhor com 220v.

Porém, se o convencional da sua região for 110v, não há com o que se preocupar, basta que os fios das instalações elétricas sejam um pouco mais espessos. Outra característica dessa voltagem, é o fato dela causar danos bem menores em caso de choque elétrico. 

Energia residencial x energia comercial 

Após saber qual é o melhor horário para economizar energia, talvez se pergunte: qual energia é mais barata, residencial ou comercial? 

A resposta é simples, a comercial é mais cara. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), divide a cobrança em: residencial, comercial, industrial, rural e poder público. E entre elas, ainda as dividem em dois grupos, A e B

A energia residencial faz parte do grupo B, de baixa tensão, e por isso a tarifa é a convencional, com tarifa horária branca, a mais baixa de todas. 

Já a energia comercial é do grupo A, de média e alta tensão, com tarifa horária verde, e por isso, mais cara do que a que usamos em nossa casa.

Se você tem um empreendimento, com certeza já sabia disso, não é mesmo? Mas nem tudo está perdido, pois práticas econômicas podem servir muito bem em qualquer dos grupos. 

Falemos nelas agora mesmo, então fique por aí! 

Tem como economizar energia em todos os horários?

Com certeza! No início do artigo, falamos sobre qual horário a energia é mais barata, e demos a dica de aproveitar a luz solar, desligar sempre as luzes e carregar aparelhos eletrônicos fora do horário de pico. 

Agora, aqui vão mais algumas dicas práticas que irão dar um alívio no seu bolso no final do mês, mesmo que faça parte do grupo B. 

Troque as lâmpadas fluorescentes pelas de led

Atualmente, elas fazem parte da maioria do mercado, e se ainda não aderiu ao led, saiba que está perdendo tempo (e dinheiro), pois reduzem o valor da tarifa em até, pasme, 30%. 

Cuidado com seu projeto elétrico

Instalações mal feitas, gambiarras, problemas técnicos, todos são motivos com grande potencial de estarem consumindo mais energia do que deveriam. 

Mesmo com tudo aparentemente funcionando bem, vale recorrer a um eletricista de confiança para avaliar o seu projeto elétrico. 

Desligue os aparelhos da tomada 

Não, isso não é um exagero. Acharia exagero reduzir entre 12% a 20% a sua conta de luz hoje? Não, né? Saiba que tirar aparelhos das tomadas representa exatamente isso. 

Portanto, tire os aparelhos da tomada para desligá-los completamente.

Invista em energia solar 

A energia solar é uma fonte de energia limpa, mas, além disso, também representa uma queda muito significativa nas contas mensais de eletricidade. 

E nem precisa se preocupar com mão de obra, manutenção, reforma, nem nada disso. Hoje em dia, há a possibilidade de contratar planos de energia solar por assinatura. 

É tudo 100% digital e você só paga o plano da sua assinatura. Para os empreendedores, reduzir 20% das contas seria uma ajuda e tanto, não é? 

Clique em quero economizar agora e saiba mais sobre essa vantagem. Depois de entender um pouco sobre qual horário a energia é mais barata, somando todas essas dicas, perceberá o grande alívio financeiro!