Muitos pequenos e grandes empresários estão neste momento buscando alternativas de economizar na conta de luz todos os meses. Então, como compartilhar energia solar pode ajudar seu negócio a sobreviver?
Como compartilhar energia solar não é exatamente algo novo no país, o compartilhamento está em constante crescimento.
Especialmente quando os dados de um levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), onde informam que em 2022 existiam instalados mais de 400 mil sistemas fotovoltaicos para atender 500 mil consumidores.
E, ainda segundo a Absolar, a energia solar compartilhada já ultrapassou R$150 bilhões em investimentos no país desde 2012 até o momento atual. Nesse aspecto, o Brasil conseguiu ultrapassar a marca de 32 GW de potência instalada da fonte fotovoltaica.
Então, se você quer saber como compartilhar energia solar, como funciona e se a geração é possível em localidades diferentes, fique aqui e leia o artigo até o final para conferir tudo.
O que é energia solar compartilhada
Antes de entendermos como compartilhar energia solar, precisamos entender o que ela é para que você termine de ler esse artigo sabendo tudo que precisa para tomar a decisão certa em investir na energia solar compartilhada.
Então, é um modelo de geração de energia renovável em que várias pessoas ou empresas compartilham os custos e benefícios de um sistema de energia solar.
Você pode estar se perguntando agora: “mas, como compartilhar energia solar?”. Simples! Nesse modelo, um sistema de painéis solares é instalado em uma área comum, como um telhado de um prédio ou um terreno, e a energia gerada é distribuída entre os participantes do projeto.
Então, cada participante paga uma taxa para cobrir os custos de instalação e manutenção do sistema e recebe créditos de energia solar em sua conta de eletricidade.
A “mágica” acontece, pois esses créditos são deduzidos da conta de eletricidade do participante, reduzindo o valor da fatura mensal, o que para uma empresa é sempre muito bem-vindo, principalmente quando está em expansão.
Portanto, a energia solar compartilhada é uma forma acessível e sustentável de gerar energia limpa e reduzir a dependência de fontes de energia não renováveis.
Ah, a geração compartilhada foi criada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), por meio da Resolução Normativa 687/2015, que foi substituída pela Resolução Normativa 1.059/2023, que permite o compartilhamento de energia na mesma área de concessão.
Como funciona a energia solar compartilhada
Agora que já sabe o que é energia solar compartilhada, entenda que ela funciona por meio da instalação de um sistema de painéis solares em uma área comum, como um telhado de um prédio ou um terreno.
Então, esse sistema é conectado à rede elétrica e a energia gerada é distribuída entre os participantes do projeto. Cada participante paga uma taxa para cobrir os custos de instalação e manutenção do sistema e recebe créditos de energia solar em sua conta de eletricidade.
Esses créditos são deduzidos da conta de eletricidade do participante, reduzindo o valor da fatura mensal.
Por exemplo, se um participante consome 500 kWh de eletricidade em um mês e o sistema de energia solar compartilhada gerou 100 kWh de energia solar nesse mesmo período, o participante receberá um crédito de 100 kWh em sua conta de eletricidade. Esse crédito será deduzido da fatura mensal do participante, reduzindo o valor a ser pago.
Portanto, ela se destaca como a melhor forma, mais acessível e sustentável de gerar energia limpa e reduzir a dependência de fontes de energia não renováveis.
Além disso, ela permite que pessoas e empresas que não têm condições de instalar um sistema de energia solar em sua própria propriedade possam se beneficiar dos custos reduzidos da energia solar.
Então, como compartilhar energia solar?
Existem diversas maneiras de compartilhar a energia solar, tudo depende do modelo adotado. Mas, aqui listamos algumas formas comuns de compartilhamento de energia solar:
1. Compartilhamento em um sistema de energia solar comunitária
Nesse modelo, um sistema de painéis solares é instalado em uma área comum, como um telhado de um prédio ou um terreno.
Os participantes do projeto pagam uma taxa para cobrir os custos de instalação e manutenção do sistema e recebem créditos de energia solar em suas contas de eletricidade e a energia solar compartilhada pelo sistema é distribuída entre os participantes de acordo com a proporção de sua participação.
2. Compartilhamento em um sistema de energia solar virtual
Já nesse tipo de como compartilhar energia solar, os participantes não precisam ter painéis solares instalados em suas propriedades.
Em vez disso, eles adquirem uma parcela de um sistema de energia solar maior, geralmente localizado em uma área remota com alta irradiação solar.
A energia gerada por esse sistema é injetada na rede elétrica e os participantes recebem créditos de energia solar em suas contas de eletricidade, com base na proporção de sua participação.
Inclusive, a Sunne oferece planos de energia por assinatura, onde os clientes não precisam arcar com os custos de instalação, com obras ou manutenção de um sistema fotovoltaico, pois eles apenas pagam pelo aluguel de uma usina solar.
3. Compartilhamento em um sistema de energia solar cooperativa
Já nessa forma de como compartilhar energia solar, um grupo de pessoas se une para formar uma cooperativa de energia solar e investem juntos na instalação de um sistema de energia solar e compartilham a energia gerada entre os membros da cooperativa.
Cada membro recebe uma parcela proporcional da energia gerada e os créditos de energia solar correspondentes em suas contas de eletricidade.
A geração compartilhada oferece uma maneira acessível e sustentável de aproveitar os benefícios da energia solar, mesmo para aqueles que não podem instalar um sistema em sua própria propriedade.
Os benefícios da energia solar compartilhada
A geração compartilhada oferece vários benefícios, tanto para os participantes do projeto quanto para a sociedade em geral. Como, por exemplo: a redução dos custos de energia, pois, obviamente, os participantes conseguem reduzir suas contas de energia.
Outro benefício da energia compartilhada torna a energia solar acessível para pessoas e empresas que não têm condições de instalar um sistema em sua própria propriedade. Ou seja, democratizando o acesso e reduzindo a dependência nos combustíveis fósseis.
E com a redução da dependência de combustíveis fósseis para aderir a energias renováveis e limpa, a quantidade de emissão de gases do efeito estufa durante a geração de eletricidade também é reduzida, em alguns casos, até nula.
Como compartilhar energia solar não fosse algo excelente por si só, a geração compartilhada pode ajudar a fortalecer a comunidade, já que os participantes do projeto trabalham juntos para instalar e manter o sistema de energia solar.
E ainda nem mencionamos como a energia solar compartilhada pode estimular a inovação de tecnologias de energia renovável em modelos de negócios sustentáveis e lucrativos, com novas oportunidades de emprego e a um aumento da competitividade no setor de energia renovável.
Esses são apenas alguns dos benefícios, pois ao adotar esse modelo de geração de energia renovável, sua empresa pode obter benefícios econômicos, ambientais e sociais significativos muito mais significativos ao longo do tempo.
É possível gerar energia em um local e consumir em outro?
Sim, é possível gerar energia em um local e consumir em outro, por meio do que é chamado de “geração distribuída”. Mencionamos esse modelo desde o início do artigo, mas vamos explicar melhor.
A geração compartilhada é um modelo de geração de energia renovável em que a energia é gerada em pequena escala, geralmente em locais próximos aos consumidores, e distribuída diretamente para eles.
Um exemplo comum de geração distribuída é a instalação de painéis solares em um telhado residencial ou comercial. A energia gerada pelos painéis solares é consumida diretamente no local, reduzindo a dependência da rede elétrica convencional.
No entanto, se a energia gerada for maior do que a energia consumida no local, o excedente pode ser injetado na rede elétrica e distribuído para outros consumidores próximos.
Além disso, existem modelos de geração distribuída que permitem que a energia seja gerada em um local remoto e distribuída para consumidores em outra região.
Um exemplo disso é a energia eólica offshore, em que turbinas eólicas são instaladas em alto mar e a energia gerada é transmitida para a costa por meio de cabos submarinos.
Para que sua empresa possa aproveitar todos os benefícios desse modelo de energia compartilhada, é importante garantir que a geração distribuída seja integrada de forma segura e eficiente à rede elétrica convencional, para evitar problemas como sobrecarga ou instabilidade da rede.
O que fazer com o excedente da energia solar?
Essa é a dúvida que muitas pessoas e empresas possuem quando instalam sistemas fotovoltaicos em suas propriedades e ficam sabendo dessa possibilidade. Por isso, vamos explicar isso brevemente.
Vamos supor que é o seu sistema gerou mais energia do que sua empresa consegue consumir. Você tem algumas opções do que fazer com o excesso, como: injetar na rede elétrica para ser distribuído para outros consumidores próximos, vendido para a concessionária ou armazenado em baterias.
A opção escolhida depende das leis e regulamentações locais, do tamanho do sistema solar e das necessidades de energia do consumidor.
Em muitos países, as concessionárias de energia elétrica são obrigadas por lei a oferecer a opção de net metering para os consumidores que geram energia solar em excesso.
O net metering permite que o consumidor receba créditos de energia solar em sua conta de eletricidade, que podem ser usados para compensar o consumo de energia em momentos em que o sistema solar não está gerando energia suficiente.
Quais são os desafios do compartilhamento de energia solar?
Como compartilhar energia solar não poderia ser apenas vantajoso, o compartilhamento dela enfrenta desafios como questões regulatórias e legislativas, barreiras financeiras, disponibilidade de espaço, cooperação e gestão, e conscientização e aceitação.
No entanto, apesar desses desafios, a energia solar compartilhada continua a crescer em muitas partes do mundo, inclusive no Brasil, impulsionado pelos benefícios econômicos, ambientais e sociais que oferece.
À medida que as políticas e regulamentações evoluem e a conscientização aumenta, espera-se que esses desafios sejam superados, permitindo uma maior adoção do compartilhamento de energia solar.
Como economizar dinheiro com energia solar compartilhada
Como você pode perceber, a energia compartilhada pode ser uma opção atraente para sua empresa, já que o objetivo principal é reduzir seus custos de energia e aumentar sua sustentabilidade ambiental.
Portanto, adotar geração compartilhada pode ajudar as empresas a economizar dinheiro, melhorar sua imagem e reputação, e contribuir para a sustentabilidade ambiental.
Talvez, essa nem você imaginava, que como compartilhar energia solar poderia ajudar também a reduzir os custos de energia da empresa, por receber créditos de energia solar e podendo investir em outras áreas mais estratégicas, além de resultar em economias significativas a longo prazo.
Além disso, a previsão de custos de energia a longo prazo podem ser feitos com mais facilidade, já que os preços da energia solar são mais estáveis e previsíveis do que os preços da energia convencional.
Sua empresa também pode se qualificar para benefícios fiscais e incentivos governamentais, como créditos fiscais, subsídios e isenções fiscais, que podem ajudar a reduzir ainda mais os custos de energia da empresa.
Além disso, a melhoria na imagem e na reputação também pode ajudar sua empresa e demonstrar o seu compromisso com a sustentabilidade ambiental e sua responsabilidade social como uma empresa, o que acaba por chamar atenção de mais clientes e investidores.
- PODE INTERESSAR SABER SOBRE: Tecnologias para economizar energia: opções acessíveis que farão toda diferença no final do mês
A energia solar é uma fonte de energia limpa e renovável
Agora que você sabe como compartilhar energia solar pode trazer vários benefícios para sua empresa, só queremos reforçar o quanto ela é uma ótima opção para empresas que buscam economizar na conta de luz e reduzir sua pegada ambiental.
Com a intermediação da Sunne, o processo é simples e rápido, e sua empresa pode economizar sem precisar arcar com custos de instalação de painéis solares.
A Sunne oferece planos de energia solar por assinatura personalizados para atender às necessidades de cada empresa. Os clientes podem escolher o tamanho do plano, o tipo de energia e o prazo de duração.
Ao assinar um plano de energia solar com a Sunne Brasil, as empresas podem aproveitar os seguintes benefícios:
- Economia de até 20% na conta de luz;
- Aumento da competitividade;
- Redução da pegada ambiental;
- Processo 100% online;
- Sem planos de fidelidade ou mensalidade;
- Sem custos com obras.
Se você é uma empresa que está interessada em economizar custos, reduzir a dependência de fontes fósseis e melhorar a imagem da sua empresa, a Sunne é a solução ideal para você.
Explore o nosso site e conheça a Sunne, para saber mais sobre a assinatura de energia, acesse o banner abaixo, preencha seus dados que um dos nossos especialistas entrará em contato!