Logotipo Original Sunne
Imagem de usina solar para artigo sobre Tipos de usinas fotovoltaicas - Tudo que você precisa saber

Os tipos de usinas fotovoltaicas e suas vantagens e desvantagens

Existem hoje no país diversos tipos de usinas fotovoltaicas que fornecem energia elétrica, além de ajudar na diversificação da matriz energética do país, oferecem também mais vantagens que o modelo tradicional de fornecimento de energia.

Como, por exemplo, ofertar uma energia mais acessível, limpa e renovável que ajuda na preservação do meio ambiente para esta geração e para as próximas. As usinas fotovoltaicas podem operar em lugares abertos sem emitir gases poluentes.

Segundo a Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica (Absolar), o uso de energia solar vem crescendo no país, atualmente 19GW de potência instalada no país, gerando uma economia que pode chegar a 90%, e devido a isso a energia solar vem caindo no gosto e no bolso dos brasileiros. 

Portanto, se quer saber mais sobre os tipos de usinas fotovoltaicas, suas vantagens e desvantagens, continue lendo este artigo para sair um especialista daqui!

O que são usinas fotovoltaica?

Antes de partimos para os tipos de usinas fotovoltaicas, as usinas fotovoltaicas ou usinas solares, como também são conhecidas, são parques fotovoltaicos onde são instalados painéis solares com uma capacidade alta de geração de energia solar que é, sem seguida, transformada em energia elétrica.

Por ser em locais abertos, esses parques fotovoltaicos possuem a capacidade de gerar centenas de megawatts de energia para serem injetadas na rede elétrica publica para a distribuição dos clientes.

Tipos de usinas fotovoltaicas

Existem vários tipos de usinas fotovoltaicas e cada uma foi feita para atender uma demanda específica de energia. Neste artigo vamos falar um pouco mais sobre elas, começando pela usina fotovoltaica de telhado.

Usina fotovoltaica de telhado

Uma usina fotovoltaica de telhado é um sistema de geração de energia elétrica que utiliza painéis solares instalados no telhado de uma edificação para captar a energia do Sol e transformá-la em eletricidade. Essa eletricidade pode ser utilizada para abastecer a própria edificação ou ser vendida para a rede elétrica.

Usina fotovoltaica de solo

Já uma usina fotovoltaica de solo é um tipo de usina solar instalada em um terreno aberto, ao invés de ser instalada em um telhado. 

As usinas fotovoltaicas de solo são tipicamente maiores do que as usinas fotovoltaicas de telhado e podem gerar mais energia. As usinas fotovoltaicas de solo são uma ótima maneira de gerar energia solar para comunidades, empresas e outras organizações.

Usina fotovoltaica flutuante

Uma usina fotovoltaica flutuante é uma usina de energia solar instalada em um corpo d’água, como um lago, reservatório ou rio. 

Os painéis solares são montados em estruturas flutuantes ancoradas ao fundo do corpo d’água. Essa tecnologia é uma alternativa para a geração de energia em locais onde a instalação de usinas fotovoltaicas em solo não é possível ou é limitada.

Usina fotovoltaica montada em estrutura

Já esse tipo de usinas solares são montadas em estrutura para suportar os painéis solares. A estrutura pode ser feita de vários materiais, como aço, alumínio ou madeira. 

Essa estrutura deve ser projetada para suportar o peso dos painéis solares, bem como as mudanças de clima.

Elas são uma boa opção para locais que não possuem telhados adequados para a instalação de painéis solares. Além de serem uma boa opção para locais onde o telhado não é capaz de suportar o peso dos painéis solares.

Usina fotovoltaica modular

Esse pode ser um dos tipos de usinas fotovoltaicas mais flexíveis, literalmente, pois é composta por módulos fotovoltaicos em unidades independentes que convertem a luz solar em energia elétrica.

As usinas fotovoltaicas modulares são uma ótima maneira de gerar energia solar, pois são flexíveis e podem ser instaladas em qualquer lugar.

Os modos de funcionamento de todos os tipos de usinas fotovoltaicas

Existem três tipos principais de funcionamento das usinas fotovoltaicas, são elas:

Off-grid

Uma usina fotovoltaica off-grid é um sistema de geração de energia elétrica que não está conectado à rede elétrica. Esse tipo de usina é utilizado em locais remotos, onde não há acesso à rede elétrica, ou em emergências, como em desastres naturais.

Essa energia pode ser utilizada diretamente para alimentar equipamentos elétricos ou ser convertida em corrente alternada por meio de um inversor.

On-grid

Enquanto o sistema off-grid não está conectado à rede elétrica. Esses parques fotovoltaicos são utilizados para gerar energia elétrica que será vendida para a rede elétrica ou para abastecer uma edificação conectada à rede elétrica.

Então, os painéis solares são conectados a um inversor, que converte a corrente elétrica gerada pelos painéis em corrente alternada, que pode ser vendida para a rede elétrica por meio de um contrato de fornecimento de energia.

Híbrida

E por fim, temos o sistema hibrido que combina a energia solar com outra fonte de energia, como a energia eólica ou a energia hidrelétrica. Esse tipo de usina é utilizado para aumentar a eficiência da geração de energia elétrica e reduzir a dependência de uma única fonte de energia.

Esse sistema pode ser ou não conectado a rede elétrica, então, ele fornece energia para a rede e armazena energia que foi produzida em excesso para ser usada quando necessário.

Vantagens das usinas fotovoltaicas

Se você está pensando em investir em algum desses tipos de usinas fotovoltaicas, confira as vantagens que você pode usufruir ao utilizar energia produzida pelas usinas solares:

  • A energia solar é uma fonte de energia renovável, o que significa que não se esgota;
  • A energia solar também é uma fonte de energia sustentável, o que significa que não polui o meio ambiente;
  • As usinas fotovoltaicas podem ajudar você a economizar dinheiro na conta de luz.
  • Elas também pode tornar você independente da rede elétrica;
  • As usinas fotovoltaicas podem aumentar o valor do seu imóvel;
  • As usinas fotovoltaicas podem ajudar a melhorar a qualidade do ar, pois não emitem poluentes.

Desvantagens das usinas fotovoltaicas

Assim como existem vantagens em investir em alguns tipos de usinas fotovoltaicas, também existem desvantagens que precisam ser levadas em consideração antes de tomar uma decisão. Entre as principais desvantagens, podemos destacar:

  • O custo inicial de instalação de usinas fotovoltaicas podem ser elevado, o que pode ser um obstáculo para a adoção dessa tecnologia;
  • A geração de energia pode ser afetada por condições climáticas, como chuva, neve e nuvens;
  • As usinas solares requerem espaço para a instalação dos painéis solares;
  • A instalação de parques fotovoltaicos pode ter um impacto visual negativo em algumas paisagens;
  • A energia gerada por alguns tipos de usinas fotovoltaicas podem precisar serem armazenadas para ser utilizada durante a noite ou em dias nublados.

Resumindo, as usinas fotovoltaicas apresentam algumas desvantagens, como o custo inicial elevado, a dependência da luz solar, a necessidade de espaço, o impacto visual e a necessidade de armazenamento de energia. 

No entanto, essas desvantagens podem ser minimizadas por meio de políticas públicas e avanços tecnológicos.

Alugue uma usina solar ao invés de arcar com os custos de uma

Como você pode perceber, existem diversos tipos de usinas fotovoltaicas, cada uma com suas próprias vantagens e desvantagens.

Mas, a escolha do tipo de usina mais adequado para sua empresa vai depender de uma série de fatores, como o orçamento disponível, o consumo de energia e o espaço disponível.

Para te ajudar nisso, a Sunne Brasil é uma empresa que faz o intermédio na contratação de usinas fotovoltaicas por assinatura. 

Isso significa que os clientes não precisam arcar com os custos de instalação das usinas. Eles podem simplesmente assinar um plano de energia e começar a economizar na conta de luz. O processo é feito 100% online e não há planos de fidelidade ou mensalidade.

Se você está interessado em economizar na conta de luz e ajudar o meio ambiente, a Sunne Brasil é uma ótima opção. Entre em contato conosco hoje mesmo para saber mais sobre nossos planos de energia solar por assinatura.

Faça como a Mob que já economizou R$303,747 em 26 meses apenas usando energia solar por assinatura! Entre em contato e cuidamos do resto

A primeira Inteligência Artificial do setor de energia!

Descubra em primeira mão como essa plataforma irá revolucionar o setor e os seus resultados.