Logotipo Original Sunne
Tecnologias para economizar energia: opções acessíveis que farão toda diferença no final do mês

Tecnologias para economizar energia farão a diferença no final do mês

Depois da invenção da luz elétrica, o ser humano nunca mais conseguiu viver sem ela. Atualmente, ainda podemos somar o computador, o chuveiro quentinho, a televisão, a máquina de lavar, celular, enfim, a lista é longa. 

Eles realmente se tornaram essenciais, mas no fim do mês, tudo tem seu preço, não é? 

Para te ajudar a economizar sem precisar racionar nenhuma dessas coisas, este artigo está repleto de dicas práticas, inclusive de tecnologias para economizar energia. Depois, seu bolso (e você, é claro) vai agradecê-las! 

Dicas práticas para economizar energia hoje mesmo 

Desligar os aparelhos da tomada

Longe de ser coisa de “pão duro”, essa prática, na verdade, é inteligente, se economizar for o objetivo. Conforme os dados do Instituto Akatu, aparelhos em standby representam, no mínimo, 15% do consumo de energia total da residência. 

Por isso, vale a pena desligar: computador, televisores, carregadores, micro-ondas e demais eletrônicos que sempre acabamos deixando ligados por 24h. 

Aproveitar a luz solar

Se quiser saber o que fazer para economizar energia, o primeiro (e mais simples) passo é não esquecer as luzes acesas, mas talvez já pratique isso por aí. 

Porém, outra ideia é aproveitar a luz do sol, porque mais econômico do que apagá-las após usá-las, é não usá-las sem necessidade! Então: 

  • deixe as janelas sempre abertas;
  • dê preferência as cortinas e tintas de paredes mais claras;

Escolha eletrodomésticos mais eficientes

Já falamos do porquê é importante economizar energia, e isso é tão fundamental, que atualmente, todos os eletrodomésticos precisam ter o selo Procen. 

O selo indica o quanto o eletro é econômico, nesse caso, escolha os que possuem a identificação “A” (verde), pois significa que são os mais econômicos possíveis. 

Cuidados com a geladeira

Ainda não inventaram uma tecnologia para economizar energia que possamos deixar a geladeira desligada para diminuir o valor da luz, mas há outras práticas para isso, confira: 

  • colocá-la em locais ventilados ao invés de muito fechados; 
  • não colocar alimentos muito quentes dentro dela;
  • não forrar as grades;
  • mantê-la sempre limpa, por dentro e por fora (atrás, embaixo); 
  • manter a vedação sempre intacta; 
  • evitar deixá-la próximo ao fogão. 

Cuidados com o ar-condicionado 

O ar-condicionado é um dos maiores vilões das contas de luz, por representar boa parte do valor total, mas aqui vão algumas atitudes que podem ajudar a diminuí-la: 

  • mantenha a limpeza em dia;
  • desligue-o da tomada quando não estiver usando; 
  • se possível, prefira deixá-lo em 23 graus de temperatura. 

Opções de tecnologias para economizar energia

Além dessas práticas que você pode começar hoje mesmo, existem aparelhos para economizar energia que também vão te ajudar muito no final do mês. 

Sensores de luz

Os sensores de luz são muito utilizados em condomínios, principalmente em escadas, garagens e corredores. Nesses lugares, não conseguimos ficar apagando e acendendo a luz, pois só estamos de passagem, por outro lado, seria economicamente inviável deixá-los acessos 24h. 

Então, se o seu condomínio ainda não os adotou, saiba que é um ótimo investimento! Mas e em residências? Será que eles também funcionam? Sim! 

Não é tão comum, mas sensores funcionam em qualquer tipo de lâmpada e ambiente. O mais indicado, nesse caso, é instalá-los em áreas externas, por serem lugares que esquecemos muitas vezes de desligar o interruptor. 

Tomadas inteligentes

Essa nova tecnologia para economizar energia é um plug que se adapta às tomadas e controladas pelo próprio celular por meio de aplicativos. Assim, conseguimos gerenciar melhor o quanto as tomadas irão funcionar. 

Quando vamos dormir e deixamos o celular carregando, por exemplo, não costumamos acordar para desligá-los, o que acaba gastando energia sem necessidade. Com o plug, podemos estabelecer hora certa, e ele desligará sozinho. 

No app, tem a opção de colocar um timer para definir o momento em que as tomadas ligam e desligam. Essa opção de controle ainda dá a facilidade de desligá-los à distância, o que é uma boa opção, pois quem aqui nunca esqueceu uma televisão ligada? 

Ar-condicionado Wi-Fi

Atualmente, alguns modelos de ar-condicionado tem mais ou menos a mesma ideia das tomadas inteligentes. Basta programá-los, e eles ligam e desligam em horários determinados pelos usuários. 

Além disso, há modelos disponíveis no mercado com outro tipo de tecnologia para economizar energia, nos quais eles não necessitam da corrente de ar frio para chegar à temperatura desejada. 

Segundo a Samsung, uma das marcas que já disponibilizam essa inovação, a redução é de até 72% do consumo de energia, a outra boa notícia, é que os valores estão bem próximos aos ar-condicionados tradicionais 

Máquinas de lavar smart 

Outro eletrodoméstico tecnológico, esse ainda mais indispensável, é a máquina de lavar smart. Elas se conectam à internet, e têm algumas funções, cujos nomes já dizem tudo: Economia e Eco Enxágue. 

O reaproveitamento da água é um dos princípios dessas funções, que juntos a outros aspectos, resultam em uma economia de até 40% do consumo energético. 

Sendo a máquina de lavar um dos eletros que mais consomem, essa redução é bem interessante, não é? 

Painéis solares

Os painéis solares estão entre as tecnologias para economizar energia mais procuradas dos últimos anos. 

No Brasil, o aumento da procura do sistema de energia solar cresceu muito, e segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), ela passou a eólica e se tornou a segunda maior fonte do país. 

Um dos motivos com certeza está na economia, pois o sistema reduz expressivamente os gastos com energia elétrica, por um período de até 25, pois é quanto dura um projeto desse tipo. 

A tecnologia talvez só não tenha crescido ainda mais, devido aos valores relativamente altos, mas nós temos a solução! 

Com o plano de assinatura de energia solar da Sunne, você consegue desfrutar do desconto nas contas de luz todos os meses

É tudo 100% digital, sem os custos da instalação e mão de obra, o que torna tudo mais acessível e prático. 
Entre em contato com a nossa equipe, e conte com essa tecnologia para economizar energia, e quem sabe, investir seu dinheiro em outros planos que estão só esperando por essa oportunidade!

Energia solar por assinatura é solução ideal para sua empresa que deseja economizar na conta de luz. Entre em contato agora.

A primeira Inteligência Artificial do setor de energia!

Descubra em primeira mão como essa plataforma irá revolucionar o setor e os seus resultados.