Logotipo Original Sunne
Painéis solares: entenda as vantagens do mercado livre de energia

5 vantagens do mercado livre de energia para sua empresa

As vantagens do mercado livre de energia são maiores do que as desvantagens, entretanto, está crescendo cada vez mais e se tornando mais relevante no Brasil. Esse crescimento acontece principalmente entre empresários que buscam aumentar a eficiência de suas produções e, como vantagem, diminuir os custos com energia.

Não à toa que o mercado livre de energia encerrou o ano de 2022 com 36,4% de participação no total do consumo brasileiro, crescendo em 10,6% a mais do que no ano anterior.

Então, se está buscando para sua empresa mais economia e maior liberdade de negociação no mercado livre de energia, continue lendo este artigo.

Aqui vamos explicar o que é esse tal mercado livre de energia, como funciona, os preços do mercado livre de energia, quem pode comprar e, principalmente, as vantagens de entrar nesse mercado.

O mercado livre de energia

Todo ano mais e mais consumidores entram no mercado livre buscando economia, além de várias outras vantagens do mercado livre de energia.

Mas, para fazer parte desse mercado livre e aproveitar todas as vantagens disponíveis, é necessário que você entenda o que é mercado livre antes de qualquer coisa e como o mercado livre de energia funciona. Pois, apesar de ter muitas vantagens, ainda assim, pode ser um caminho desafiador para os iniciantes que ainda não sabem como funciona.

Ao contrário do mercado que conhecemos hoje (limitada a apenas uma forma de ter energia elétrica), o mercado livre é um local ou ambiente altamente competitivo em que os consumidores negociam a contratação de eletricidade por meio de contratos bilaterais, inclusive, podem negociar até o preço da energia no mercado livre.

Ou seja, esse ambiente competitivo consegue dar mais liberdade e vantagens para os consumidores, já que as empresas (consumidores) conseguem usar o mercado livre de energia para diminuir os custos e conseguirem ser mais produtivos.

Isso acontece porque quem pode comprar energia no mercado livre conseguem negociar com os vendedores de energia elétrica entre si os termos que melhor lhes convêm. Além disso, os consumidores são livres para escolher seu próprio fornecedor, reduzindo ainda mais o preço de consumo mensal.

Mercado livre de energia: como funciona?

Agora que já sabe o que é mercado livre, chegou o momento de entender como ele funciona e como você pode tirar vantagem em prol da sua empresa. Continue lendo que vamos explicar tudo.

Surpreendentemente, o ano de 2022 se encerrou com 7.222 novos consumidores, sendo 938 livres e 6.284 especiais. Em seis meses aconteceram mais 165 migrações, causando um crescimento de 10,2%, como informou a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel).

O mercado livre de energia é uma forma de conseguir energia elétrica por um preço razoável. Nele, os consumidores e fornecedores podem negociar bilateralmente todos os parâmetros comerciais dos contratos.

Mas, o consumidor só pode entrar no mercado livre de duas formas: tornando-se um agente da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), consumidor atacadista; ou ser representado por uma comercializadora de energia. Todavia, é necessário ter uma demanda de pelo menos 500 kW para fazer a contratação de uma fornecedora.

Ah, para você ficar tranquilo, saiba que o mercado livre é regulado pela ANEEL e operado pela CCEE, pode conferir a regulamentação da lei 14.300, que estabelece um marco legal para a micro e minigeração distribuída de energia no Brasil.

5 vantagens que sua empresa pode ter ao comprar energia do mercado livre

Existem hoje diversas vantagens do mercado livre de energia que uma empresa tem acesso ao comprar energia no mercado livre, por isso, vamos te apresentar cinco dessas vantagens que são:

1. Preços competitivos

Por ter a facilidade do consumidor, no caso, a empresa poder negociar diretamente com os geradores e comercializadores de energia, resultando em preços mais competitivos no mercado livre. O que acaba sendo uma vantagem para o consumidor, se comparada com as tarifas reguladas pelo governo, por exemplo.

2. Mais flexibilidade

Como a empresa pode escolher o fornecedor da energia elétrica, tem a vantagem de escolher a melhor opção que atenda às suas necessidades. Pois, quem pode comprar no mercado livre tem a liberdade de escolher a fonte de energia, condições de contratação, prazos, volume e preço.

3. Gerenciamento de risco

Os consumidores também podem escolher contratos com preços fixos ou variáveis, permitindo um melhor gerenciamento de riscos em relação à variação de preços no mercado de energia elétrica

4. Redução de custos

A empresa pode reduzir seus custos com energia elétrica, o que pode dar uma vantagem a mais no mercado em que atua, já que conseguirá ser mais competitiva. 

5. Ser uma empresa sustentável

Ao optar por fontes de energia renováveis, como as que são ofertadas no mercado livre, a empresa pode contribuir com a diminuição de gases poluentes causadores do efeito estufa. Além disso, uma empresa que compra no mercado livre de energia pode ser uma empresa-exemplo em ESG

Homem segurando lâmpada para Quais são as vantagens e desvantagens da energia renovável?

O preço da energia no mercado livre de energia

O preço da energia elétrica no mercado livre é negociado entre comprador e vendedor, com acordos firmados em contrato. 

Por isso, algumas empresas conseguem encontrar descontos de até 42% no preço da energia, pois no mercado livre é possível encontrar melhores preços e ofertas. Em 2022 a média de preços de energia no mercado livre variou entre R$55,70/MWh e R $646,58/MWh. 

Contudo, é importante que você entenda que os preços no mercado livre podem variar, pois sofrem influência de diversos fatores, como oferta, demanda, variação cambial e condições climáticas.

Por exemplo, entre final de 2022 e início de 2023, devido à abundância das chuvas registradas, conseguiram elevar o nível dos reservatórios das hidrelétricas, logo as chuvas estão ajudando a baixar o preço da energia no mercado livre, fazendo com que esse seja o melhor momento para comprar. 

Quem pode comprar energia no mercado livre

Atualmente o mercado livre é constituído por grandes empresas e indústrias, detendo quase 40% do consumo de energia. É ainda um mercado mais fechado para um consumidor comum que só gostaria de ter a liberdade de escolher a melhor opção para sua casa, por exemplo.

Entretanto, existe uma estimativa de que até 2028 o mercado livre será aberto para todos os brasileiros, implementada de forma gradual para estimular a livre concorrência, mas até lá ainda precisaremos seguir algumas regras.

No mercado livre há dois tipos de consumidores: o livre e os especiais. Os consumidores livres precisam ter uma demanda de energia contratada superior a 5000 kW e podem comprar energia de qualquer fonte.

Enquanto os consumidores especiais devem ter uma demanda entre 500kW e 1.000 kW e podem comprar energia de fontes renováveis como a eólica, biomassa, solar entre outras fontes sustentáveis.

E aí, quer entrar nesse mercado?

Que o mercado livre de energia tem muitas vantagens e algumas desvantagens, a Sunne, está participando do mercado livre como um ponto de venda de energia limpa e sustentável.

Se você ainda não pode participar do mercado livre hoje, mas quer ter acesso às vantagens do mercado livre de energia desse mercado e colocar sua empresa na frente da concorrência, não tem problema!

A Sunne faz parte dessa revolução energética que está acontecendo no Brasil e queremos que você também possa fazer parte desse movimento com a gente! Não precisa se preocupar com investimentos iniciais, gastos extras de instalação, burocracias. 

Fazemos tudo isso para você, 100% online, zero burocracia. Venha conferir agora o quanto sua empresa pode economizar na conta de luz com a Sunne!

Banner para incentivar a preservação do meio ambienta enquanto usa energia livre

A primeira Inteligência Artificial do setor de energia!

Descubra em primeira mão como essa plataforma irá revolucionar o setor e os seus resultados.