No 1º trimestre de 2024, subiu o consumo de energia, aponta balanço da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE)
Segundo balanço da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), com uma média de 72.416 MW, o consumo registrou um aumento de 5% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O destaque vai para o mercado de energia livre, que viu uma expansão de 7,6%, impulsionada pelo crescente interesse dos consumidores em negociar suas condições de fornecimento de energia.
Esse aumento é atribuído não apenas às altas temperaturas em várias regiões do país, mas também à intensificação da atividade nos setores de serviços, comércio e indústrias alimentícia e de bebidas
Enquanto o mercado regulado, apresentou um crescimento de 3,5%, devido ao uso frequente de aparelhos de refrigeração pelos consumidores, o mercado livre registrou um aumento ainda mais expressivo.
Diversos setores tiveram um aumento no consumo, como: Saneamento com 30%; Serviços com 21,3%; e Comércio com 19%. Apenas a indústria têxtil apresentou uma pequena redução de 0,01%.
Estados como Amazonas, Acre e Tocantins lideraram o ranking com 23%, 18% e 12%, respectivamente, enquanto regiões como sul e sudeste registraram quedas no consumo devido ao clima mais chuvoso
O sistema de geração de energia também teve seus altos e baixos. As hidrelétricas aumentaram a entrega para o SIN em 1,6%, enquanto os parques eólicos viram uma queda de 12,3%.