As cooperativas oferecem uma alternativa sustentável e econômica para quem deseja participar dessa revolução sem precisar investir sozinho em usinas fotovoltaicas
As cooperativas de energia solar funcionam de maneira colaborativa: pessoas e empresas podem se unir para produzir energia solar, dividindo os custos de instalação e manutenção.
As cooperativas conseguem negociar melhores preços na compra de equipamentos e serviços, reduzindo os custos por participante.
Outra vantagem é que quanto maior o grupo, maior o poder de barganha com fornecedores, obtendo condições vantajosas, como prazos de pagamento flexíveis e garantias estendidas.
Por fim, a outra vantagem é que diferentes perfis dos cooperados trazem uma gestão mais eficiente e inovadora, combinando conhecimentos técnicos e administrativos.
É preciso reunir pelo menos 20 indivíduos e o processo envolve elaboração de um plano de negócios, registro legal e, claro, a compra de equipamentos
Seja por meio de uma cooperativa ou não, o importante é fazer parte dessa transformação energética. O futuro sustentável começa agora!