Se você está antenado nas questões de sustentabilidade, certamente já se deparou com o intrigante universo dos "créditos de carbono
Essa ferramenta financeira, que tem conquistado o mundo, está no centro de acordos globais, manchetes sobre responsabilidade empresarial e muito mais. Preparado para mergulhar nesse tema fascinante?
Então embarque conosco, onde falaremos sobre os créditos de carbono, revelando como funcionam, suas vantagens e desvantagens para as empresas que buscam aderir a esse sistema inovador.
Os créditos de carbono representam a redução de uma tonelada de dióxido de carbono (CO₂) ou equivalentes de gases de efeito estufa.
Os créditos de carbono são de origem de projetos que visam mitigar emissões, como instalações de energia renovável e reflorestamento, esses créditos certificados são a moeda do futuro verde.
A jornada dos créditos de carbono começou com a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática na ECO-92, no Rio de Janeiro. Desde então, seu impacto ecoa globalmente.
Os créditos de carbono oferecem um incentivo econômico para empresas adotarem práticas sustentáveis, financiando projetos cruciais como energia renovável e reflorestamento.
Seu papel vai além do financeiro, sinalizando a necessidade de reduzir emissões e impulsionar a transição para uma economia de baixo carbono. Uma verdadeira ferramenta para a conscientização global!
1. Estímulo à Sustentabilidade; 2. Investimentos Verdes; 3. Receita Adicional; 4. Transferência de Tecnologia Limpa.
Confira as desvantagens ao lado!
1. Risco de Greenwashing; 2. Custos Administrativos; 3. Variação de Valor.
Você pode conferir tudo na íntegra no artigo do blog da Sunne!
Saiba como começar a reduzir sua pegada de carbono com a Sunne
Pode te interessar:
Artigo completo