Quem pode migrar para o mercado livre de energia? Saiba se sua empresa pode

Preços baixos, mercado competitivo e mais flexibilidade são atrativos que chamam a atenção dos consumidores

Caso você seja novo no assunto, primeiro vamos explicar rapidamente o que é esse mercado.  Dessa forma, não restarão dúvidas sobre o que se trata, certo?

Imagine o mercado livre de energia como uma feira. Uma feira organizada cheia de comerciantes e compradores que vão de tenda em tenda pesquisando o melhor preço e as melhores condições.

O mercado livre de energia é um local onde consumidores e fornecedores de energia negociam contratos bilaterais de fornecimento de energia elétrica de origem sustentável e limpa.

Em outras palavras, estar nesse mercado é ter a liberdade de escolher quem vai comprar energia, qual fonte, quais condições e o fornecedor. Diferente da forma de se ter energia atualmente.

Ainda esse ano, a energia elétrica vai ficar até 6,5% mais cara, segundo a estimativa da ANEEL. Sabendo disso, fica a pergunta: quem pode migrar para o mercado livre?

Em 2022, o Ministério de Minas e Energias ampliou o mercado livre para consumidores de alta tensão, com carga inferior a 500 kW. Qualquer consumidor de alta tensão pode migrar para o mercado livre

Essa liberação se tornou um marco histórico e um avanço da Lei n.º 9.427/1996, que permite consumidores do Grupo A escolha o melhor fornecedor de energia

Como migrar para o mercado livre?

Quem pode migrar para o mercado livre de energia ainda é muito restrito. Mas, existe uma previsão de que até 2028 seja aberto para todos os consumidores.

Quais os principais benefícios?

Redução de custos

Previsibilidade econômica

Flexibilidade

Gestão de energia

Demanda sob medida

Controle de orçamento

Sustentabilidade

Para continuar, ainda tem os seguintes benefícios:

Ausência da diferenciação de preço em horário de ponta

Tornar a sua empresa mais sustentável

Procure uma consultoria especializada!

Por mais cheio de facilidade que o mercado possa oferecer é importante lembrar que os consumidores assumem algumas obrigações para garantir o bom funcionamento e o cumprimento das regras do mercado.

Saiba o que você precisa fazer para migrar no mercado livre de energia

Quem pode migrar para o mercado livre de energia? Saiba se sua empresa pode

Veja mais em nosso site