Logotipo Original Sunne
Imagem foi tirada do angulo de baixo para cima para que ficasse visível algumas torres de distribuição de energia. Imagem possui coloração azul e arroxeada. Imagem usada para exemplificar artigo sobre Um guia de como aderir ao mercado livre de energia

Um guia de como aderir ao mercado livre de energia

Você sabe o que é e como aderir ao mercado livre de energia? Bem, esse mercado existe há alguns anos, mas só agora está tendo um crescimento tanto em tamanho quanto em popularidade. 

Por ser um mercado mais barato e cheio de vantagens, muitas empresas estão aderindo ao mercado livre de energia. Afinal, toda empresa está na busca constante de cortar gastos sem precisar abrir mão de recursos operacionais ou de profissionais talentosos.

E esse artigo será um guia com informações úteis e importantes sobre como aderir ao mercado livre de energia, quais benefícios sua empresa pode obter nele, o que sua empresa precisa para aderir a esse mercado e o mais importante: o passo a passo de como entrar no mercado livre de energia.

Leia esse artigo até o final e tire todas as suas dúvidas e fique mais informado sobre o assunto!

Duas pessoas dando as mãos para artigo sobre Como a tarifa no Mercado Livre de Energia Pode Beneficiar sua Empresa

O que é o mercado livre de energia?

Antes de saber como aderir ao mercado livre de energia, é primordial que você saiba primeiro o que é o mercado livre de energia. Lá é um ambiente de contratação e negociação de energia elétrica, falando de uma forma bastante resumida e cheio de vantagens e também de desvantagens.

Atualmente existem dois tipos de mercado de energia atuante no Brasil: o Ambiente de Contratação Regulada (ACR). É nesse mercado que todos os brasileiros têm acesso a apenas uma concessionária que distribui a energia usada todos os dias em nossas casas.

No Ambiente de Contratação Regulada, o consumidor paga tanto pelo consumo quanto pelas taxas e bandeiras tarifárias. Inclusive, esse é um dos motivos da energia elétrica ser tão cara para as residências (não tanto quanto para as empresas).

O segundo mercado é o assunto deste artigo, o Ambiente de Contratação Livre (ACL), o mercado livre de energia. É nesse ambiente que o consumidor consegue escolher basicamente tudo.

Pois é no mercado livre de energia que os consumidores conseguem negociar com os fornecedores de energia, podem escolher qual tipo de energia, a quantidade, fonte de energia e até as condições de pagamento.

Atualmente, até 80% da energia consumida hoje pelas indústrias do País é adquirida no mercado livre de energia e até 2024 esse número pode aumentar e os consumidores se tornarão mais diversos; portanto, se quer fazer parte desses consumidores saiba como aderir ao mercado livre de energia.

Já que esse ambiente livre de contratação traz muitas facilidades e inúmeras vantagens, entre elas a economia.

Quais os benefícios de aderir ao mercado livre de energia?

Está percebendo como aderir ao mercado livre de energia pode ser vantajoso para sua empresa? Se continua com dúvidas, continue lendo que vamos listar alguns dos benefícios que sua empresa pode conseguir estando no mercado livre de energia.

Como no mercado cativo, conhecido como Ambiente de Contratação Regulada (ACR), o consumidor só tem acesso a uma empresa de distribuição de energia na localidade, não tem possibilidade de negociar o preço nem qualquer outro detalhe importante.

Mas, no mercado livre de energia, as coisas funcionam de forma diferente e os consumidores têm ao seu alcance diversos benefícios.

Os consumidores recuperam o seu poder de escolha

No mercado livre de energia, o consumidor tem a liberdade de escolher seu fornecedor de energia e pela quantidade e diversidade que existe nesse ambiente, o consumidor pode comparar e ficar com a melhor opção em termos de preço, qualidade e fonte de energia.

Possibilidade de negociar diretamente com fornecedor

Após saber como aderir ao mercado livre de energia, um dos benefícios do mercado livre de energia é a possibilidade de ter e fazer negociações mais diretas com a vantagem de fechar contratos exclusivos para sua demanda de consumo.

Competição resulta em preços bons

Outro benefício que faz o mercado livre de energia tão interessante é a competitividade. Esse ambiente tem muita competição entre fornecedores e competição, traz oportunidades de melhores contratos e longo prazo, mais estabilidade e previsibilidade de custos.

Acesso à energia limpa e renovável 

Muitos fornecedores no mercado livre de energia oferecem energia de fontes sustentáveis, como a solar, eólica, biomassa entre outras.

Portanto, se sua empresa se preocupa com o impacto socioambiental ou quer se tornar mais consciente sobre o assunto, o mercado livre oferece essa possibilidade, não perca tempo e saiba como aderir ao mercado livre de energia

Se acredita que sua empresa ainda não está apta a entrar no mercado livre de energia, conheça empresas que oferecem energia limpa e sustentável, como a Sunne que oferece energia solar por assinatura e ajuda os clientes a economizarem muito no final do mês.

Quais os requisitos para aderir ao mercado livre de energia?

Como o mercado livre de energia está se tornando uma alternativa viável para indústrias e com previsão de abrir para mais consumidores em 2024; para ingressar no mercado livre de energia no Brasil, alguns requisitos devem ser atendidos. 

O mercado livre é um ambiente competitivo de comercialização de energia elétrica onde os participantes podem negociar livremente todas as condições comerciais, como fornecedor, preço, quantidade de energia contratada, prazo de fornecimento, pagamento, entre outros.

Os consumidores que podem migrar para o mercado livre de eletricidade devem ter pelo menos 500 kW de demanda subscrita e estar conectados a uma rede de média ou alta tensão.

Então, desde janeiro de 2021, consumidores com carga igual ou superior a 1,500KW já poderiam aderir ao mercado livre. 

Mas, o Ministério de Minas e Energia (MME) iniciou o movimento de abertura para consumidores do Grupo A, a partir da PL 414/2021 que abriu frente para a Normativa 50/2022 que determina que todos os consumidores empresariais que estão na alta tensão (Grupo A) podem migrar para o Mercado Livre já em janeiro de 2024.

Os consumidores cativos são aqueles que compram energia das concessionárias de distribuição às quais estão conectados. Cada usuário paga uma única conta de energia por mês, incluindo serviço de distribuição e produção de energia, e as tarifas são reguladas.

Para migrar para o mercado livre de energia elétrica é necessário seguir uma série de requisitos técnicos que devem seguir a regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

O processo de migração para o mercado livre de energia elétrica é um pouco complexo e requer várias etapas burocráticas, podendo a transição levar até seis meses. 

Por isso, muitos consumidores optam por contratar um fornecedor ou gestor de energia, empresas que representam os consumidores nesse processo e são responsáveis ​​por todos os detalhes para que a migração seja um sucesso.

Além disso, muitas empresas optam por assinarem planos de energia solar por assinatura, o mesmo serviço que a Sunne oferece para seus clientes, com Fisk, San Paolo, Sicredi, entre outros.

Linhas de transmissão no pôr do sol para Você sabe como é feita a distribuição de energia elétrica?

Passo a passo para aderir ao mercado livre de energia

Agora vamos para a parte mais importante desse artigo: como aderir ao mercado livre de energia. É importante ressaltar que o processo pode variar conforme o país e a regulamentação específica da região.

Recomenda-se sempre buscar orientações adicionais junto à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) ou órgão regulador local. Agora veja o passo a passo de como aderir ao mercado livre de energia como consumidor:

Verifique sua elegibilidade

Como aderir ao mercado livre de energia, não é exatamente algo muito fácil, antes é preciso que verifique se sua empresa se enquadra nos requisitos para participar do mercado livre de energia, como ter uma demanda de consumo de média ou alta tensão e uma potência contratada igual ou superior a 500 kW.

Pesquise e selecione um comercializador

Pesquise e entre em contato com diferentes comercializadores de energia elétrica. Eles são empresas especializadas que atuam como intermediárias entre os consumidores e os geradores de energia. 

Avalie as ofertas, condições comerciais, opções de contratos e a reputação dos comercializadores.

Solicite propostas e negocie contratos

Com base nas suas necessidades de consumo e preferências, negocie os termos e condições contratuais, como preço, fonte de energia, prazo, volume e flexibilidade de fornecimento. 

Analise cuidadosamente as propostas recebidas e escolha a melhor opção para você.

Realize o registro na CCEE

Após a negociação do contrato com o comercializador escolhido, será necessário realizar o registro na CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica). Essa etapa envolve fornecer informações e documentações específicas, conforme exigido pela CCEE.

Formalize o contrato de energia

Após o registro na CCEE, formalize o contrato de energia elétrica com o comercializador selecionado. O contrato deve especificar os detalhes acordados, incluindo a quantidade de energia contratada, o período de fornecimento, os preços e as demais cláusulas negociadas.

Comunique sua distribuidora de energia

Informe sua distribuidora de energia sobre a sua decisão de migrar para o mercado livre. A distribuidora é responsável por fazer as alterações necessárias em relação ao seu fornecimento de energia.

Inicie o fornecimento de energia

Após todas as etapas anteriores, o comercializador começará a fornecer energia elétrica conforme os termos do contrato estabelecido. A partir desse momento, você estará participando do mercado livre de energia.

Saiba como sua empresa pode aproveitar os benefícios da energia solar com a Sunne

Agora que sabe como aderir ao mercado livre de energia, saiba também que é possível aproveitar todos esses benefícios se conectando com comercializadoras varejistas do mercado livre de energia com a ajuda da Sunne.

Faça a transição para a energia solar e renovável e comece a economizar! Temos uma equipe especializada e pronta para fornecer uma avaliação personalizada e responder a todas as suas perguntas.

Não perca a oportunidade de contribuir para um futuro mais sustentável e aproveitar os benefícios da energia solar.

Banner para incentivar a preservação do meio ambienta enquanto usa energia livre

A primeira Inteligência Artificial do setor de energia!

Descubra em primeira mão como essa plataforma irá revolucionar o setor e os seus resultados.