Logotipo Original Sunne
Mulher e ar-condicionado para 10 Dicas de como economizar energia usando ar-condicionado na empresa

10 dicas de como economizar energia usando ar-condicionado

Aparelhos de ar-condicionados hoje em dia não são mais um luxo onde apenas poucas pessoas podiam arcar. Hoje, esse aparelho é item básico para amenizar as altas temperaturas. Diante disso, fica o questionamento: como economizar energia usando ar-condicionado?

Apesar de ter caído do status de luxo, usar o ar-condicionado sem gastar muito é um questionamento válido, uma vez que o uso desse aparelho pode dobrar nos próximos anos devido ao aquecimento global e ainda ter que lidar com o aumento constante das tarifas de energia.

Entre 2005 e 2017, houve uma expressiva crescente de posse de ar-condicionados pelas famílias brasileiras, sendo um levantamento da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) que considerou o aumento do consumo de energia elétrica.

Portanto, para lidar com as altas temperaturas é necessário aderir a estratégias para diminuir o impacto no bolso e uma dessas estratégias pode ser usar energia solar para ar-condicionado.

Se ficou curioso, neste artigo vamos dar 10 dicas de como você pode economizar energia elétrica com o ar-condicionado sem abrir mão do conforto nos dias mais quentes. Então, continue lendo!

1. Escolha o ar-condicionado certo para o seu espaço

Uma das formas de como economizar energia usando ar-condicionado é seguir a nossa primeira dica e escolher o aparelho ideal para o ambiente da sua empresa.

Seja pela eficiência ou pela adequabilidade, se não quer grandes gastos na conta de luz do seu negócio, é importante que você faça uma boa escolha.

O ar-condicionado certo para o seu ambiente é aquele tem a potência e BTU (British Thermal Unit) ideal, pois é ele que vai indicar a capacidade de resfriamento. 

Com essa informação nas mãos, agora filtre os aparelhos de ar-condicionado com o melhor grau de eficiência energética segundo o INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), busque aqueles com classificação nível A.

2. Instale o ar-condicionado corretamente

Como grande parte do país é tomada por temperaturas altas, logo, em algumas cidades é impensável ficar sem o ar-condicionado mesmo que o objetivo seja economizar energia elétrica com o ar-condicionado.

Por isso, para usar o ar-condicionado sem gastar muito é necessário fazer a instalação corretamente, se não, o consumo de energia aumenta desnecessariamente.

Portanto, encontrar um profissional vai saber qual a altura, melhor local e outras dicas de como economizar energia usando ar-condicionado na sua empresa.

Mas, no geral, fique atento para instalar a unidade externa do equipamento em local com boa circulação de ar e protegida do calor e do Sol e não deixe o ar-condicionado encostado na parede ou em móveis para não bloquear a passagem de ar.

3. Mantenha o ar-condicionado limpo e em boas condições

Um dos detalhes que poucas pessoas ficam espertas é justamente a manutenção e a limpeza dos aparelhos ar-condicionados. Especialmente quando a falta de limpeza afeta a saúde e a qualidade de vida das pessoas que dividem o mesmo espaço.

A limpeza, além de ajudar a economizar energia com ar-condicionado, ajuda a reduzir os problemas respiratórios e alergias que podem ser causados por poeira, ácaro e outros tipos de alérgenos que se acumulam nos filtros e serpentinas do aparelho.

Além de tudo isso, a manutenção regular ajuda a economizar energia elétrica com o ar-condicionado, pois melhora a eficiência energética e prolonga a vida útil do aparelho; ou seja, menos custos com aparelhos novos, o que acaba resultando numa economia a longo prazo para sua empresa. 

4. Use o ar-condicionado de forma eficiente

Para usar o ar-condicionado de forma eficiente, é importante considerar alguns fatores, independentemente do tipo de ar-condicionado que você possui. 

Alguns desses fatores incluem a temperatura ambiente, o tamanho do ambiente, a vedação do ambiente, a manutenção do ar-condicionado e a escolha da temperatura ideal. 

Temperatura ambiente

A temperatura ambiente é um fator importante a ser considerado ao usar o ar-condicionado. Se a temperatura ambiente estiver muito alta, o ar-condicionado terá que trabalhar mais para resfriar o ambiente, o que pode aumentar o consumo de energia. 

Portanto, é recomendável manter a temperatura ambiente em um nível razoável para ajudar a reduzir o consumo de energia e, ao mesmo tempo, usar o ar-condicionado sem gastar muito

Tamanho do ambiente

Se o ambiente for muito grande em relação à capacidade do ar-condicionado, mesmo usando energia solar para ar-condicionado, o aparelho terá que trabalhar mais para resfriar o ambiente, o que pode aumentar o consumo de energia. 

Vedação do ambiente

A vedação do ambiente também é um fator importante a ser considerado, já que se houver vazamentos de ar no ambiente, o ar-condicionado terá que trabalhar mais para resfriar o ambiente, o que pode aumentar o consumo de energia. 

Manutenção

A manutenção do ar-condicionado é um fator importante a ser considerado ao usar o ar-condicionado sem gastar muito. Se o ar-condicionado não estiver funcionando corretamente, ele pode consumir mais energia do que o necessário.

Escolha da temperatura ideal

A escolha da temperatura ideal é um fator importante a ser considerado para usar o ar-condicionado sem gastar muito. A temperatura ideal pode variar dependendo da estação do ano e das preferências pessoais.

No verão, é recomendável manter a temperatura entre 23°C e 26°C para reduzir o consumo de energia. No inverno, é recomendável manter a temperatura entre 20°C e 23°C para reduzir o consumo de energia.

Energia solar por assinatura é solução ideal para sua empresa que deseja economizar na conta de luz. Entre em contato agora.

5. Desligue o ar-condicionado quando não estiver usando

Outra forma de como economizar energia usando ar-condicionado é sempre desligar quando não estiver usando, mesmo que esteja usando energia solar para ar-condicionado.

E não estamos falando em desligar apenas no botão, mas desconectar o aparelho da tomada, uma vez que ele mesmo desligado pelo botão continua consumindo energia.

Isso acontece, pois uma carga de energia é mantida no aparelho para preservar as configurações básicas.

Então, quando estiver saindo de férias ou deixando o escritório por último, tire os aparelhos da tomada, apesar da economia ser pequena em relação a outros tipos de economia, você pode perceber que fará grande diferença a longo prazo e assim será possível usar o ar-condicionado sem gastar muito.

6. Evite ficar abrindo e fechando a porta

Deixar a porta aberta do ambiente com ar-condicionado pode afetar negativamente a climatização do ambiente. Ao deixar o ar frio sair, o ar-condicionado terá que trabalhar mais para resfriar o ambiente novamente, o que pode aumentar o consumo de energia e o gasto de dinheiro.

Para evitar isso, é importante fechar a porta sempre que sair do ambiente com ar-condicionado. Isso ajudará a manter o ar frio dentro e o ar quente fora, o que o tornará  mais eficiente e economiza energia.

7. Use persianas ou cortinas

Por mais estranho que possa parecer, essa também é uma das formas de como economizar energia usando o ar-condicionado, mas as cortinas e persianas podem ajudar nesse trabalho muito mais do que se pensa.

Por isso, busque usar persianas ou cortinas como uma forma eficiente de economizar energia com o ar-condicionado. Isso ocorre porque esses itens ajudam a bloquear a entrada de calor externo e a manter o ambiente mais fresco. 

8. Use as funções smart e sleep

Os aparelhos de ar-condicionado atualmente possuem vários tipos de funções para ajudar as pessoas a extraírem o máximo deles e também conseguirem economizar energia.

Por exemplo, nos aparelhos mais atuais existem as opções smart e sleep, usada para que o aparelho solte rajadas frescas após atingir a temperatura ideal, enquanto a última é usada para programar o desligamento do ar-condicionado automaticamente.

Ambas as funções são muito úteis principalmente nas empresas para climatizar o ambiente sem que haja uma briga para aumentar ou baixar a temperatura que sabemos que existe em qualquer empresa. 

9. Use um ventilador

Você deve estar bem confuso nesse momento, certo? Afinal, o ponto inicial do uso do ar-condicionado é justamente reduzir a zero o uso de ventiladores. 

Mas, é aí que está! Você pode manter um ventilador no ambiente para ajudar na circulação de ar, baixando a necessidade de diminuir a temperatura. Essa dica é muito útil, especialmente se for um escritório grande, onde é possível investir em ventiladores mais potentes. 

10. Treine seus funcionários

Treinar os funcionários para economizar energia com ar-condicionado pode trazer diversos benefícios para a empresa, como a redução de custos com energia elétrica e a promoção da sustentabilidade ambiental. 

Benefícios de treinar os funcionários para economizar energia com ar-condicionado

Ao treinar os funcionários para economizar energia com ar-condicionado, a empresa pode reduzir significativamente os custos com energia elétrica. Isso ocorre porque o uso excessivo e inadequado do ar-condicionado pode aumentar o consumo de energia e, consequentemente, o valor da conta de luz.

Outro benefício é a promoção da sustentabilidade ambiental. Colaboradores treinados ajudam a empresa a contribuir para a promoção da sustentabilidade ambiental.

Isso ocorre porque o uso excessivo e inadequado do ar-condicionado pode aumentar a emissão de gases de efeito estufa e, consequentemente, contribuir para o aquecimento global.

Além disso, usando o ar-condicionado de forma adequada, a empresa pode melhorar o conforto térmico dos colaboradores.

Isso ocorre porque o uso adequado do ar-condicionado pode ajudar a manter o ambiente fresco e agradável, sem prejudicar a saúde dos colaboradores.

Como treinar os funcionários para economizar energia com ar-condicionado

  • Conscientização: Isso pode ser feito por meio de campanhas internas, palestras, treinamentos e materiais informativos.
  • Boas práticas: Como manter as portas e janelas fechadas, usar persianas ou cortinas para bloquear a entrada de calor externo, escolher a temperatura adequada e desligar o ar-condicionado quando não estiver em uso.
  • Monitoramento: Pode ser feito por meio de sistemas de monitoramento e controle de energia, feedbacks individuais e coletivos e auditorias internas.

Economize mais com a Sunne e saiba como economizar energia usando ar-condicionado

Como você pode ver, existem muitas maneiras de economizar energia usando seu ar-condicionado. Ao seguir essas dicas, você pode reduzir sua conta de luz e ajudar o meio ambiente.

Se está procurando uma maneira ainda melhor de economizar energia, considere assinar um plano de energia solar com a Sunne. 

Com a Sunne Brasil, você pode economizar dinheiro sem precisar arcar com os custos de instalação de painéis solares. O processo é feito 100% online, sem planos de fidelidade ou mensalidade.

A Sunne é uma empresa comprometida com a sustentabilidade e com o meio ambiente. Além de acreditar que a energia solar é a forma mais limpa e eficiente de gerar energia e, por isso, está comprometida em ajudar seus clientes a economizar dinheiro e a proteger o meio ambiente.

Energia solar sem precisar investir em painéis solares? Venha fazer parte do futuro da energia. Fale agora com um dos nossos consultores

A primeira Inteligência Artificial do setor de energia!

Descubra em primeira mão como essa plataforma irá revolucionar o setor e os seus resultados.