Logotipo Original Sunne
Mão segurando um lápis, na outra mão um papel com algumas contas escritas. Abaixo tem um lampada uma luz amarela brilhante e uma calculadora para exemplificar artigo sobre ideia 5 ideias para economizar energia na empresa

5 ideias para economizar energia na empresa

Devido ao aquecimento global, as precipitações de chuvas diminuem a cada ano, causando aumento no valor da energia elétrica, afetando tanto as residências quanto as pequenas e grandes empresas, especialmente. Então, o que fazer? A opção é colocar em prática ideias para economizar energia na empresa.

Mas, economizar energia não só faz bem para a saúde financeira da empresa, é uma medida necessária para preservar o meio ambiente.

Você deve estar se perguntando como economizar energia na empresa pode ajudar o meio ambiente, certo? Bem, isso tem um impacto positivo, uma vez que reduzindo a demanda de eletricidade, emitem menos gases poluentes. 

Agora leia o artigo até o final e confira as ideias para economizar energia na empresa e preservar o meio ambiente com ideias inteligentes e sustentáveis.

1ª Ideia: Utilizar lâmpadas LED

Economizar energia, como já deve ter percebido, é cada vez mais necessário e por mais simples que seja, a economia pode começar com a iluminação dos ambientes.

Diferente de uma lâmpada incandescente, a lâmpada LED consegue promover uma economia ao final do mês de até 85% e 60% mais economia do que uma lâmpada fluorescente. 

Mas, por que a lâmpada de LED é mais econômica?

Para as lâmpadas fluorescentes gerarem a luz que vemos, a eletricidade precisa passar por alguns filamentos; diferente das lâmpadas de LED, que já transformam a energia elétrica em luz.

As lâmpadas de LED produzem com a mesma quantidade de luz que as lâmpadas comuns, mas sem consumir muita energia para isso.

Além da sua eficiência energética, outra vantagem das lâmpadas LED é que elas são mais resistentes e duram por mais tempo, até 25 mil horas. Se tornando tranquilamente uma das melhores ideias para economizar energia na empresa.

A luminosidade de uma lâmpada não é medida pela quantidade de Watts, mas sim pela quantidade de lumens.

Portanto, se a quantidade de lumens for mais baixa e a de watts for alta, significa que ela consome mais energia e não converte a eletricidade em iluminação completamente. Inclusive, as lâmpadas fluorescentes desperdiçam 80% do calor.

As lâmpadas LED eram muito caras até alguns anos atrás, mas hoje em dia se tornou mais acessível, duram até 3 vezes mais do que os outros tipos de lâmpadas, são mais sustentáveis e os riscos de choque são bem menores, pois não esquentam nem tem alta potência elétrica.

2ª Ideia: Implementar um programa de conscientização

Toda empresa hoje em dia busca por formas de economizar energia, mas muitas vezes, esses esforços podem ser alcançados de dentro para fora. “Mas, como assim?”, você deve estar se perguntando.

Hoje mais do que nunca empresas estão implementando internamente programas de conscientização com as boas práticas de ESG, afinal é uma responsabilidade de todos, principalmente, das empresas para se tornarem mais sustentáveis e responsáveis pela preservação do meio ambiente.

Portanto, é possível implementar na empresa ações e programas sobre conscientização como ideias para economizar energia na empresa. Isso também é uma boa ideia para promover uma cultura sustentável e ainda conseguir reduzir os custos de energia.

Então, para ajudar nesses processos separamos algumas ideias que podem ser ótimas para começar na sua empresa:

Crie campanhas internas de conscientização dos profissionais

Assim eles podem começar a entender a importância de economizar energia. Vale a pena apostar em apresentações, placas de sinalização, levar convidados especialistas no assunto para destacar os benefícios ambientais e econômicos de como economizar energia na empresa é importante.

Realize treinamentos 

Às vezes, o que falta é um direcionamento para iniciar essa cultura sustentável. Então, invista na organização de workshops, treinamentos dos colaboradores que falem sobre as práticas de eficiência energética, consumos e uso adequado dos equipamentos, coleta seletiva do lixo e encoraje eles a compartilharem sugestões e ideias de como economizar energia na empresa.

Invista no monitoramento do consumo de energia

Instale sistemas de monitoramento para rastrear o consumo de energia em alguns ou em todos os setores da empresa e compartilhe com todos periodicamente os dados de consumo coletados para que assim eles possam ver as melhorias que estão fazendo

Promova hábitos de consumo consciente

Hábitos simples como desligar a luz quando não estiver no ambiente, desligar aparelhos da tomada se não estiverem sendo utilizados, aproveitar ao máximo a luz natural, trocar a iluminação por lâmpada LED são hábitos simples de como economizar energia na empresa  que fazem toda a diferença.

Envolva as pessoas no processo

Crie canais de comunicação, como quadro de avisos ou e-mails para receber sugestões e comentários sobre as práticas e incentive a participação de todos os profissionais.

A sustentabilidade é um esforço contínuo e coletivo, implementar programas de conscientização não só fará bem para a empresa, como também na vida pessoal dos seus colaboradores e como eles veem o mundo.

3ª Ideia: Instalar equipamentos eficientes

Uma das ideias para economizar energia na empresa é também investir em equipamentos de eficiência energética, além de ser uma boa estratégia considerar esses equipamentos.

Escolha lâmpadas LED

Sabemos que já falamos sobre isso, mas não custa nada relembrar a importância de substituir as lâmpadas fluorescentes e incandescentes pelas lâmpadas LED, pois elas consomem menos energia, tem uma vida útil mais longa e oferecem uma excelente iluminação.

Aparelhos com certificação de eficiência energética

Já deve ter notado que vários equipamentos vêm com um selo de eficiência energética, certo? Então, uma boa ideia para economizar energia é optar por equipamentos com esses selos desde computadores até às máquinas de fazer café.

Ar-condicionado com eficiência energética

Ar-condicionados são essenciais para manter a temperatura agradável para os profissionais.

Então, escolha os aparelhos com classificação de eficiência energética e os que se ajustam à temperatura do ambiente de acordo com os horários e a quantidade de pessoas no espaço.

Sistema de gestão de energia

Instale um sistema de energia que possibilite monitorar, controlar e otimizar o consumo de energia em toda a empresa para que assim sejam feitos detalhamentos dos padrões de consumo para poderem ser implementadas ações de eficiência energética.

Sensores de presença

Às vezes pode acontecer das pessoas saírem dos ambientes e não desligarem a luz, mas com um sensor de movimento como nos corredores e banheiros poderia eliminar esse problema. 

Outra ideia de como economizar energia na empresa é o uso de temporizadores também é uma boa ideia para economizar energia na empresa, pois ajudará a desligar equipamentos que não estão sendo usados no momento.

4ª Ideia: Regulamentar o uso de dispositivos eletrônicos

Regularizar o uso de aparelhos eletrônicos na empresa é uma forma eficaz de economizar energia, é uma das ideias para economizar energia na empresa, como, por exemplo: promover o desligamento automático de dispositivos eletrônicos após um período de inatividade. 

Programe os computadores a usar o modo de suspensão durante intervalos curtos. O modo de suspensão consome menos energia do que o modo ativo. Além disso, estabeleça uma política de desligar todos os dispositivos eletrônicos no final do dia. 

Aproveite e também considere a implementação de soluções de gerenciamento de energia centralizado, como software ou sistemas de monitoramento remoto. Estas soluções permitem controlar e gerir o consumo de energia dos dispositivos eletrônicos de toda a empresa.

Também é muito importante realizar treinamentos e campanhas de conscientização para os colaboradores sobre a importância de desligar os aparelhos eletrônicos quando não estiverem em uso.

Deve-se estabelecer um sistema de monitoramento e relatórios para rastrear o consumo de energia de dispositivos eletrônicos. Isso ajudará a identificar áreas onde a energia é desperdiçada e tomar medidas corretivas.

A adoção de hábitos e tecnologias eficientes é benéfico tanto para as empresas quanto para os consumidores, resultando em benefícios como a redução do consumo de energia.

Sem mencionar também a redução das emissões de gases de efeito estufa, a maior durabilidade dos equipamentos, a melhoria da produtividade das equipes e a redução de gastos com operações e manutenções.

5ª Ideia: Investir em energia solar

Para economizar energia nas empresas, uma opção altamente eficiente é investir em energia solar. A energia solar é uma fonte renovável e limpa, que pode reduzir significativamente a dependência de eletricidade proveniente de fontes não renováveis.

Ao instalar painéis solares na empresa, é possível gerar energia a partir do sol e reduzir os custos de eletricidade a longo prazo.

Um dos benefícios que a energia solar oferece é a redução significativa das contas de energia, pois a energia gerada pelos painéis solares pode ser utilizada diretamente nas operações da empresa, diminuindo a necessidade de comprar eletricidade da rede elétrica.

Além disso, ao adotar energia solar, as empresas demonstram um compromisso com a sustentabilidade e a redução da pegada de carbono.

Isso pode ser um diferencial importante no mercado atual, pois os clientes estão cada vez mais valorizando empresas que adotam práticas ambientalmente responsáveis.

Nesse sentido, a Sunne Brasil oferece uma solução inovadora para empresas interessadas em adotar energia solar. A Sunne oferece energia solar por assinatura, permitindo que as empresas tenham acesso à energia solar sem a necessidade de investir na aquisição e instalação dos painéis solares.

Com um modelo de assinatura, as empresas podem se beneficiar imediatamente da energia solar, economizando em suas contas de energia e contribuindo para um futuro mais sustentável.

Para saber mais sobre como a Sunne Brasil pode ajudar a sua empresa a adotar energia solar e economizar, entre em contato conosco hoje mesmo e comece a aproveitar os benefícios da energia solar de forma acessível e prática.

Energia solar sem precisar investir em painéis solares? Venha fazer parte do futuro da energia. Fale agora com um dos nossos consultores