Logotipo Original Sunne
Na imagem, da direita para esquerda há dois homens com capacete. O da esquerda usa um coleto amarelo com faixas cinzas de API e outro, na direita, usa um terno. Ambos estão olhando para baixo, pois o homem de terno segura uma prancheta para exemplificar o artigo sobre Aprenda como entender a conta de luz com energia solar e dicas para economizar energia

Como entender a conta de luz com energia solar e dicas para economizar

Muitas pessoas ficam surpresas quando descobrem que quem tem energia solar continua pagando conta de luz. Como entender a conta de luz com energia solar ainda não é uma tarefa fácil, as pessoas tendem a achar que a conta de energia solar vai substituir a energia elétrica convencional.

De fato, ao instalar um sistema de energia solar vai ajudar a reduzir e muito o valor da conta de luz, entretanto, não vai zerar a conta de luz, mesmo que em alguns casos haja uma economia de até 95%.

Mas, não chega aos 100%, pois o consumidor ainda precisa arcar com uma taxa mínima para a distribuidora de energia local. E é sobre isso que o artigo de hoje vai tratar, além de ajudar a entender a conta de luz com a energia solar, os detalhes da fatura antes e depois da energia solar.

Além de dicas para reduzir a conta de energia com energia solar e ajudar você a entender quais as obrigações legais para quem optar pela energia solar. 

Leia até o final e saiba como entender a conta de luz com energia solar.

Quais os benefícios de optar por energia solar?

Atualmente existe uma grande preocupação com os impactos no meio ambiente, em ser ao máximo mais sustentável e isso não é apenas uma preocupação dos consumidores comuns, mas também de empresas pequenas ou grandes.

Além da economia que a energia solar proporciona com uma conta de energia solar mais barata, dando oportunidades de investimentos em outras áreas da empresa, como também oferece benefícios da energia solar. Confira abaixo!

1. Redução significativa na conta de luz

Como você já deve saber, a energia elétrica convencional é bastante cara e vem aumentando com o tempo. Mas, com a energia solar, as empresas conseguem gerar e gerenciar sua própria eletricidade.

O que faz com que a fatura de energia tenha uma redução de dinheiro ao final do mês e, principalmente, diminui a dependência da concessionária de energia.

A conta de energia solar não só reduz o valor da fatura, como pode continuar promovendo essa economia por décadas sem que você nem sua empresa sintam o impacto do aumento dos preços da eletricidade convencional que aumenta ao longo dos anos.

2. Retorno de investimento sobre a energia solar

Quem opta por instalar um sistema de energia solar, já deve saber que não é exatamente algo barato, inclusive, escolher energia solar por assinatura como a que a Sunne oferece é a opção mais em conta.

De todo modo, ao instalar um sistema de energia solar fotovoltaica ou ter energia solar por assinatura, o retorno do investimento costuma ser rápido e visível. 

Em muitos casos, as empresas podem recuperar o investimento em alguns anos ou meses, onde você pode comparar a fatura antes e depois da energia solar e constatar o seu retorno.

3. Sustentabilidade e responsabilidade ambiental

Outro benefício garantido ao optar por energia solar é que por a energia solar vir de uma fonte renovável e limpa, ela reduz as pegadas de carbono das empresas. 

Ou seja, ao adotar a energia solar, as empresas mostram aos seus stakeholders que têm compromisso e responsabilidade socioambiental. 

Isso pode atrair não só novos clientes como também novos investidores e parceiros que estão dispostos a investir no seu negócio por verem que sua empresa se preocupa e assume a responsabilidade em diminuir os impactos ambientais.

4. Resiliência e independência energética

Como entender a conta de luz com energia solar é benéfico para sua empresa assim como saber também que a outra vantagem da energia solar é permitir que sua empresa seja menos dependente da energia elétrica fornecida pela concessionária local.

A energia solar torna a sua empresa mais independente em termos energéticos, pois são menos afetadas por problemas na rede elétrica, cortes de energia ou interrupções, o que garante mais resiliência operacional.

Compreendendo a conta de luz

Como você já deve saber, compreender a conta de luz mesmo que seja a uma conta de luz com energia solar é importante para saber como está o consumo de energia elétrica e quais são os valores cobrados. 

Dessa forma, é possível fazer uma comparação entre a fatura antes e depois com energia solar. Segundo a Resolução Normativa n° 414/2010, a conta de energia é precisa conter algumas informações, independente da região do país, mesmo que em ordens diferentes, tais quais:

  • Data de instalação;
  • Data de emissão;
  • Mês referência;
  • Data de vencimento;
  • Dados cadastrais do cliente;
  • Informações fiscais (n.º da nota fiscal, série, base de cálculo, alíquota, ICMS e n.º do cliente);
  • Dados de leitura do medidor;
  • Tarifas e bandeiras tarifárias;
  • Histórico de consumo de cada mês;
  • Impostos, taxas ou tributos;
  • Informações importantes ou notificações técnicas;
  • Qualidade do serviço;
  • Total a pagar.

Agora que já sabe como é a conta de luz mesmo com a energia solar, vamos partir para o próximo tópico: quais as obrigações legais para quem optar pela energia solar?

Quais as obrigações legais para quem optar pela energia solar?

Ao escolher a energia solar, é importante observar algumas obrigações legais. Isso pode incluir a obtenção das licenças e autorizações necessárias para instalar o sistema solar. 

Além disso, devem ser cumpridas as normas de segurança e proteção, utilizando equipamentos certificados e garantindo a correta instalação dos painéis solares.

Se pretende ligar o sistema solar à rede elétrica, é importante assinar um contrato com a empresa de energia e cumprir as condições técnicas estabelecidas. 

Serão necessários medidores bidirecionais para medir a potência fornecida à rede e a energia consumida na rede.

Também é importante conhecer as leis financeiras e tributárias aplicáveis. Isso pode incluir a elegibilidade para incentivos financeiros, como subsídios e créditos fiscais, bem como o cumprimento de relatórios ou obrigações de registro relacionadas a instalações solares.

Mas, é sempre importante consultar as leis locais e obter instruções específicas para garantir a conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis. Desta forma, você pode aproveitar ao máximo os benefícios da energia solar.

De forma resumida, as empresas que optam pela energia solar devem cumprir algumas obrigações legais.

Como pagamento de tributos, registro na ANEEL, obtenção de licenças e alvarás, contratação de profissionais qualificados, escolha do regime jurídico adequado à natureza, cumprimento de normas técnicas e a garantia de um trabalho seguro.

Dicas para reduzir a conta de luz com energia solar

Agora que você já sabe que existe uma boa diferença na fatura antes e depois da energia solar, vamos partir para as dicas úteis e fáceis que podem ser implementadas na sua empresa para reduzir ainda mais a conta de luz com energia solar.

Para começarmos, para reduzir a conta solar da sua empresa, comece fazendo um estudo de viabilidade para avaliar o retorno do investimento. 

Dimensione adequadamente seu sistema solar para atender às suas necessidades e monitore o consumo de energia em tempo real para identificar as áreas de maior consumo.

Faça manutenções regulares para garantir o máximo desempenho do sistema e tome medidas de eficiência energética, como a substituição de lâmpadas por modelos mais eficientes e o uso de sensores de presença. 

Considere também o uso de sistemas de armazenamento de energia para aproveitar o excesso de energia. Fique atento às mudanças regulatórias e aproveite os incentivos disponíveis e as oportunidades de financiamento. 

Não se esqueça de procurar a ajuda de especialistas em energia solar para aconselhamento personalizado para reduzir a conta de luz de energia solar

Seguindo essas dicas, sua empresa pode colher os benefícios da energia solar e reduzir significativamente sua conta de luz.

É importante lembrar que a eficiência energética consiste essencialmente em consumir menos energia, eliminar desperdícios e otimizar os sistemas de produção de eletricidade.

A energia solar é uma opção sustentável é uma alternativa economicamente viável, já utilizada em muitos países desenvolvidos como Alemanha, Noruega e França. 

Mas, se ainda não pode fazer o investimento em um sistema fotovoltaico próprio, a Sunne oferece planos de energia solar por assinatura que podem facilitar essa transição.

Onde buscar informações e orientações para usar a energia solar?

Ao buscar informações e orientações sobre o uso da energia solar, existem várias fontes confiáveis disponíveis. Aqui estão algumas opções onde você pode encontrar essas informações, incluindo as palavras-chave mencionadas:

Agências reguladoras e governamentais

Os órgãos governamentais responsáveis pela energia e regulação do setor costumam fornecer informações sobre energia solar e suas regulamentações. 

Consulte o site dessas agências para obter orientações específicas sobre como entender a conta de luz com energia solar e como ocorre a mudança na fatura antes e depois da instalação de um sistema solar.

Concessionárias de energia

As concessionárias de energia elétrica também podem ser uma fonte valiosa de informações. 

Elas podem fornecer detalhes sobre os procedimentos de conexão à rede elétrica, esclarecer dúvidas sobre a fatura de energia antes e depois da instalação de energia solar e fornecer orientações sobre como lidar com a geração excedente de energia.

Organizações setoriais e associações

Existem várias organizações e associações do setor de energia solar que oferecem recursos educacionais e orientações. 

Essas entidades costumam ter informações atualizadas sobre políticas governamentais, regulamentações e melhores práticas relacionadas à energia solar.

Publicações e sites especializados 

Revistas, blogs e sites especializados em energia solar são fontes valiosas de informações. Eles podem abordar tópicos como entender a conta de luz com energia solar e fornecer estudos de caso que mostram a diferença na fatura antes e depois da implementação de um sistema solar.

Empresas especializadas em energia solar

Empresas especializadas em projetos e instalações de energia solar possuem conhecimento aprofundado sobre o assunto. 

Elas podem fornecer informações detalhadas sobre o funcionamento da conta de luz com energia solar e orientar sobre as mudanças na fatura antes e depois da energia solar.

Como pode perceber, existem várias fontes de informações para buscar orientação sobre o uso de energia solar. Mas, a Sunne pode te ajudar nesse processo.

A Sunne oferece soluções de energia solar às empresas, com a missão de oferecer até 20% de economia na conta de luz da sua empresa, bar, restaurante ou condomínio. Além disso, oferecemos energia solar por assinatura, tão fácil quanto assinar o seu streaming favorito.

Com energia solar por assinatura, você pode aproveitar todos os benefícios da energia solar sem a necessidade de investir em um sistema de energia fotovoltaica e sem obras. 

Para saber mais sobre as soluções que a Sunne oferece para sua empresa, acesse nosso site e faça uma simulação da economia que você terá.