Logotipo Original Sunne
Imagem numa coloração marrom mais fechado preenchido por palhas ou materiais orgânicos que podem se tornar energia biomassa para exemplificar o artigo sobre saiba como funciona a energia Biomassa e suas vantagens

Saiba como funciona a energia Biomassa e suas vantagens

Biomassa é um termo que estamos vendo com muita frequência ultimamente, entretanto, ainda nem todos conhecem como funciona a energia biomassa e todas as vantagens que a energia biomassa pode oferecer.

Segundo definição da Organização das Nações Unidas (ONU), as energias renováveis são derivadas de fontes naturais que se renovam mais rápido do que são consumidas, como a energia solar e eólica que, diferente da biomassa, já são bastante conhecidas.

Então, leia esse artigo até o fim para conferir o que é energia biomassa, como essa fonte de energia funciona, suas vantagens e como ocorre a conversão da biomassa em energia. 

A energia biomassa

Para compreender melhor como funciona a energia biomassa, precisamos entender o que é biomassa de fato.

A biomassa é qualquer resíduo de origem animal ou vegetal usado na produção de energia. A cana-de-açúcar é um excelente exemplo, já que após a moagem na formação do etanol e açúcar, pode ser reutilizada para a queima e geração de vapor.

Na verdade, qualquer resíduo sólido e orgânico capaz de produzir calor, pode ser considerado biomassa, inclusive o lixo urbano. Pela sua versatilidade, a energia biomassa consegue ser sustentável e barata, sendo uma ótima alternativa para substituir o uso de combustíveis fósseis. 

Além das vantagens da energia biomassa, a economia que associa o desenvolvimento econômico com a melhor forma de usar recursos naturais, a circular, já conta com a energia biomassa florestal em 16%, que com o licor negro (liquido escuro subproduto do processo produtivo da celulose), deixa o setor com uma matriz energética renovável em 89%.

Segundo dados da Câmara Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), a energia biomassa e outras pequenas centrais elétricas e centrais geradoras hidrelétricas são responsáveis por 11,8% da geração de energia elétrica no ano de 2022.

Em resumo, a biomassa é toda matéria orgânica que pode gerar energia (eletricidade ou calor) e também na fabricação de biocombustíveis visando gerar bioenergia, direta ou indiretamente.

Imagem com quatro domos verdes gigantes e algumas instalações na cor branca das adjacências de uma usina para exemplificar o artigo saiba como funciona a energia Biomassa e suas vantagens

Como funciona a energia biomassa? 

Falamos anteriormente o que é energia biomassa, agora vamos falar um pouco sobre como funciona a energia biomassa.

A geração de energia elétrica produzida pela biomassa superou a eletricidade gerada por gás natural no Brasil em 2022, fornecendo 25,5 GWh à rede elétrica básica, segundo dados da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA). 

Nesse momento, você deve estar se perguntando: Então, como funciona a energia biomassa, certo? Não se preocupe, responderemos a seguir.

A biomassa, como já deve saber, é uma fonte de energia renovável que utiliza meios orgânicos para fazer a conversão da biomassa em energia. Pois bem, o seu funcionamento está atrelado as aplicações de técnicas de produção energética como a pirólise, gaseificação, combustão e a co-combustão (falaremos sobre cada uma delas) entre outros.

Pirólise

Com a pirólise, um processo de decomposição térmica, expõe a biomassa a temperaturas altíssimas sem a presença de oxigênio. A única coisa que sobre dessa decomposição é uma mistura de gases, óleos vegetais e carvão vegetal.

Gaseificação

Assim como ocorre no processo de pirólise, a biomassa é também exposta a altas temperaturas em sua forma líquida, mas não tão altas como na pirólise, para a extração de gases inflamáveis que será filtrada para retirar componentes químicos que ficaram.

Combustão

Nessa fase a biomassa também é exposta a altas temperaturas, mas com a presença do oxigênio, produzindo vapor. Esse modo é o mais comum que conhecemos hoje, tendo de 20% a 25% de eficiência.

Co-combustão

A técnica de co-combustão substitui a parte do carvão mineral, usada em usinas termoelétricas por biomassa, reduzindo a emissão de gases poluentes. Por ter um desempenho entre 30% a 37%, é a melhor escolha, além de ser mais econômica. 

Além desses processos, existem outras técnicas ou métodos para a conversão da biomassa em energia. Essas técnicas podem ser divididas em três categorias: processos físicos, termoquímicos e bioquímicos.

Até porque esse tipo de energia apresenta diversas vantagens da energia biomassa em relação aos combustíveis fósseis, como a redução das emissões de gases de efeito estufa e a utilização de resíduos que de outra forma seriam descartados. 

Além disso, ela é uma fonte de energia renovável e pode, assim com as outras fontes de energia limpa, contribuir para a diversificação da matriz energética do Brasil ou de algumas localidades.

Saiba as vantagens da energia biomassa

A biomassa é uma fonte de energia renovável e está disponível e ao nosso alcance em praticamente todos os locais e falamos com tranquilidade sobre como a conversão da biomassa em energia é vantajosa em relação a outras fontes de energia.

Como a energia biomassa funciona a partir de resíduos orgânicos, ela está sempre se renovando; diferentemente, da energia suja, originária dos combustíveis fósseis, que poluem desde a sua extração até seu transporte.

Como a conversão da biomassa em energia pode acontecer pelo processo de queima/combustão, pode parecer até ironia. Da forma como funciona a energia biomassa já ajuda o nosso meio ambiente, mas a melhor vantagem da energia biomassa é que ela emite sim gás carbônico, mas numa quantidade tão pequena que até uma planta consegue absorver.

Portanto, continua sendo uma fonte de energia limpa e, se for substituída pela queima de combustíveis fósseis, pode reduzir as emissões de gases do efeito estufa.

Precisamos lembrar o que é a biomassa. E se for lembrou que são resíduos orgânicos, significa que conseguimos fazer o aproveitamento desses resíduos.

Já que podem ser restos de madeiras, alimentos, resíduos agrícolas, dejetos de animais que seriam descartados e causariam mais impactos ambientais. E as vantagens da energia biomassa não param por aí. 

Ao contrário de outras fontes de energia limpa, como a solar e a eólica, a conversão da biomassa em energia oferece mais previsibilidade e ainda ser ajustada para atender as demandas, especialmente, em locais com baixa disponibilidade de outras fontes de energia limpa.

Você também quer fazer parte de um mundo mais sustentável e ainda economizar energia?

Somos uma empresa preocupada e com responsabilidade ambiental, focada em popularizar o uso de energia limpa, renovável e acessível de uma forma completamente digital, sem burocracias e econômica para você com o aluguel de energia solar. 

Agora que você sabe como funciona a energia biomassa, suas vantagens e importância para a versatilidade da nossa matriz energética que se consolida a cada ano como uma fonte de energia renovável e limpa, que tal vir fazer parte de um mundo mais sustentável com a Sunne?!

Banner para incentivo de assinatura de energia por assinatura para usuários interessados

A primeira Inteligência Artificial do setor de energia!

Descubra em primeira mão como essa plataforma irá revolucionar o setor e os seus resultados.