Logotipo Original Sunne
Vantagens e desvantagens da energia renovável: em quais casos ela pode ser nociva ao meio ambiente?

Descubra as vantagens e desvantagens da energia renovável

Tratando-se de práticas sustentáveis, o uso de energia renovável é algo que sempre estará em pauta. Porém, diferentemente do que pensamos, muitas vezes elas não são assim tão inofensivas. 

As usinas hidrelétricas, responsáveis pelo abastecimento dos postes de luz dos municípios, são exemplos desse caso, pois causam alguns malefícios ao ecossistema. 

Quer dizer que elas não valem a pena? Não! Neste artigo, explicaremos sobre as vantagens e desvantagens da energia renovável, exemplos, e a diferença entre ela e a energia limpa. 

O que é energia renovável?

A definição de energia renovável é simples: todo tipo de energia que se apropria de recursos naturais renováveis para gerar eletricidade. 

Portanto, é proveniente de recursos que a própria natureza produz sozinha e em quantidade ilimitada, como a água, o vento e o sol. Tais fontes são inesgotáveis, e por estarem em constante renovação, não prejudicam o meio ambiente. 

Fontes de energia fóssil, carvão mineral e o gás natural, apesar de serem naturais, não são renováveis, pois a natureza não os produz a todo tempo. Ao passar do tempo, ficará mais difícil ter acesso a eles, o que não acontece com o sol e o vento, por exemplo.

Essa é uma vantagem da energia renovável, mas ainda sobre as desvantagens da não renovável, entre as principais, estão: 

  • emissão de gases tóxicos e poluentes que prejudicam a saúde humana;
  • acidentes com usinas nucleares e derramamento de petróleo;
  • chuva ácida;

Tudo isso auxilia para o aumento do efeito estufa e aquecimento global, mas será que somente as matérias-primas da energia não renovável contribuem com ambos os problemas? 

Infelizmente, não é bem assim que funciona, e por isso falaremos sobre as vantagens e desvantagens da energia renovável, mas antes, alguns exemplos: 

Energia Solar

A energia solar é um exemplo de energia limpa e renovável. Como o nome diz, sua fonte é o sol, e o processo, basicamente, se dá pela captação da energia solar (feita por placas solares) e a transformação em eletricidade por meio de um aparelho chamado conversor. 

Energia Eólica

A energia eólica é gerada pelas forças dos ventos. Resumidamente, os aerogeradores, “postes” altos com 3 grandes hélices (semelhantes a moinhos), transformam a energia cinética do vento em elétrica. 

O vento faz com que as pás girem, causando a rotação das hélices, e consequentemente, a ação dos rotores, os responsáveis por acionarem a nacele. No interior delas, há o gerador, equipamento encarregado de transformar o vento em energia útil.  

Energia Geotérmica

Se perguntarmos a alguém quais os tipos de energia renovável, provavelmente as mais citadas serão a eólica e solar, mas não são! A energia geotérmica é um exemplo um pouco menos conhecido, mas eficiente. 

As usinas geotérmicas utilizam águas superquentes de gêiseres, saídas de vapor, minas e lagos de água termal. Desse modo, elas capturam o vapor dessas fontes pela perfuração de poços de extração, e então, ele passa por uma turbina que aciona o gerador, responsável pela transformação da energia cinética em elétrica.  

Energia Maremotriz

A definição de energia renovável é sobre utilizar recursos inesgotáveis, e por isso, os oceanos não poderiam ficar de fora. As águas das marés conseguem produzir eletricidade por meio das unidades geradoras de energia. 

Quando a maré está alta, as barragens captam-na e a armazenam em diques. Quando está baixa, as águas voltam para o mar através de uma turbina que gera energia elétrica. 

Quais as vantagens e desvantagens da energia renovável?

Agora, finalmente vamos às vantagens e desvantagens da energia renovável, e fique até o final, pois tem boa notícia esperando por você!

Vantagens

A energia renovável é, antes de tudo, democrática. Não é nada incomum vermos discussões e muitos conflitos entre países sobre o petróleo, certo? Isso porque, como já citamos, é de difícil acesso. Quem o tem, tem ouro! 

Já o mar, o sol, e o vento, todo mundo tem. E muito! Já começamos bem, mas ainda tem mais vantagens, é claro. A outra, é sobre questões de sustentabilidade, um dos maiores atrativos das energias renováveis. 

O termo diz tudo, algo que se renova, não acaba, e se tratando de recursos naturais, preservá-los é fundamental. Além disso, a energia renovável:

  • é a que menos emitem gases poluentes, e algumas, não emitem nada;
  • por isso, também contribuem pouco ou nada com o efeito estufa e aquecimento global;
  • reduz o desmatamento; 
  • a maioria não prejudica a vida animal, e desse modo, não causa extinção;
  • dão dependência energética ao país, pois não precisam disputar petróleo com outros países; 
  • não oferecem perigos de acidentes como os da energia nuclear. 

Leia também: Opções de tecnologias sustentáveis: quais são, de que forma podemos adotá-las 

Desvantagens

Está tudo ótimo até aqui, não é mesmo? Mas prometemos mostrar as vantagens e desvantagens da energia renovável, e por isso vamos às partes não tão boas:

  • as hidrelétricas, apesar de menos, se comparadas às não renováveis, emite um gás nocivo, como o metano, gás carbônico e óxido nitroso;
  • além disso, a construção das usinas causam desmatamento, alteração dos rios, da vida aquática e da população que vive em torno delas;
  • a energia eólica causa poluição sonora e atrapalha o curso de aves;
  • a maremotriz interfere na vida marinha próxima aos geradores;
  • a capacidade de geração de energia ainda é menos se comparada aos combustíveis fósseis;
  • a única acessível à população e considerada a mais limpa, a energia solar, tem um alto custo de investimento inicial. 

Dentre todos os tipos de energia renovável, a última é a considerada mais limpa, por não emitir nenhum tipo de poluição e não interferir no ecossistema. E, sim, apesar da desvantagem ser o custo elevado, acabaremos agora com essa objeção. 

A Sunne oferece planos de assinatura de energia solar, e por ser tudo 100% digital, sem necessidade de compra a instalação dos equipamentos, o valor cai drasticamente. 

Você paga o valor da assinatura mensal, e pronto, usufrui das vantagens dessa energia, contribui com o meio ambiente e ainda tem 20% de desconto, todos os meses, nas suas contas de luz

Esse é com certeza o maior atrativo de da energia solar, por isso, após conhecer as vantagens e desvantagens da energia renovável, é hora de economizar!

Saiba mais sobre energia solar por assinatura. Sem instalar painéis solares, sem obras, sem investimento. A Sunne cuida de tudo por você