Logotipo Original Sunne
Fundo amarelo e duas mãos segurando uma calculadora e uma lampada LED para exemplificar artigo sobre Quem tem conta de energia solar paga menos?

Economia na conta de luz: quem tem conta de energia solar paga menos?

Não é incomum que pessoas se surpreendam ao saber que quem tem conta de energia solar continua pagando conta de luz. A questão é que as pessoas no geral acreditam que quem possui painéis solares instalados deixa de pagar a conta de luz com energia solar.

Ou seja, que essas pessoas estariam completamente “livres” da conta de luz convencional devido às placas fotovoltaicas; porém, não é exatamente assim que acontece.

Apesar de que em alguns casos o consumidor pode ter uma economia de até 95%, quem tem energia solar paga conta de luz, porém esse custo é reduzido devido ao desconto de energia solar na conta de luz.

Como entender a conta de luz com energia solar, talvez seja a sua dúvida neste momento; por isso, indicamos que leia este artigo até o final, pois vamos explicar porque a energia solar é boa, qual o custo de uma conta de luz, além de explicar melhor sobre como as pessoas pagam menos na conta de luz por terem energia solar. 

Por que energia solar é boa?

A energia solar, como o nome já deixa bem claro, é uma fonte de energia considerada limpa, sustentável e principalmente renovável; diferente da energia gerada a partir de combustíveis fósseis responsáveis pelo efeito estufa.

A energia solar além de ser um tipo de energia limpa, como falamos antes, é a responsável pelo impacto positivo para o meio ambiente, pelo fato de não emitir gases poluentes, além de estar se tornando cada vez mais acessível a várias pessoas que podem também usufruir dos seus benefícios, inclusive, comunidades afastadas. 

Por isso, não é novidade que o meio ambiente não esteja nas melhores condições como estava há milhões de anos. Com a necessidade de manter o planeta habitável e com recursos suficientes para as próximas gerações, os governos estão tão focados nas pautas de sustentabilidade e incentivos de práticas e hábitos mais sustentáveis.

Claro que é evidente que os esforços que fazemos hoje para diminuir os impactos ambientais já causados não alcançaram a perfeição, mas estamos constantemente em busca de novas estratégias e técnicas como a energia solar que serve como um norte nessa jornada.

Segundo a previsão da Agência Internacional de Energia (AIE), os investimentos em energia solar devem superar ainda no ano de 2023 os valores gastos com a extração de petróleo.

Qual é o custo de uma conta de luz?

Agora que você já entendeu o porquê a energia solar é boa, vamos entender qual o custo da conta de luz e como funciona também com a conta de energia solar. Dessa forma, você pode chegar a conclusão se o desconto de energia solar na conta de luz vale a pena para você e seu negócio. 

A conta de luz no país é composta por diversos fatores, como a tarifa de energia, impostos, encargos, entre outros fatores. A tarifa de energia, por exemplo, é calculada com base em três custos principais: custo de aquisição de energia, custos relativos ao sistema de transmissão e distribuição e encargos setoriais.

Esse é apenas um dos motivos pelos quais quem tem energia solar paga conta de luz, é algo completamente inevitável.

Além disso, o governo federal, estaduais e municipais cobram impostos na conta de luz, como o Programa de Integração Social (PIS), Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e a Contribuição para a Iluminação Pública (COSIP).

Obviamente que outros fatores vão influenciar o valor da conta de energia como a disponibilização dos recursos, demanda, custos de manutenção e estrutura de transmissão, inflação e alta dos combustíveis. 

Até mesmo as bandeiras tarifárias, criadas e controladas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), também afetam o valor da sua conta de luz no final do mês.

Qual o custo da conta de energia solar?

Por mais surpreendente que possa parecer, o custo da conta de energia solar também pode variar por diversos fatores, como a tecnologia, potência e eficiência. 

Outros fatores também devem ser levados em consideração, como o valor do dólar e o frete internacional, caso esteja optando por instalar um sistema fotovoltaico próprio.

No entanto, a conta de energia solar pode gerar uma economia de até 95% da conta de luz e todo esse investimento pode ser pago com o dinheiro economizado.

O valor da instalação de geradores de energia solar varia conforme a potência e o tipo de consumidor (residencial, comercial ou industrial). Devido ao valor de investimento inicial, muitas empresas decidem pela energia solar por assinatura.

A energia solar por assinatura funciona com a mesma facilidade de como você assina um serviço de streaming de música ou filmes e séries e é por isso que muitos clientes da Sunne preferem essa modalidade.

Quanto é possível economizar com energia solar?

A energia solar é a fonte de energia renovável mais conhecida, que promete oferecer economia significativa na conta de luz. Se você está se perguntando se quem tem conta de energia solar realmente paga menos na conta de luz, você veio ao lugar certo.

Nós vamos mostrar-lhe como a energia solar pode ajudar a reduzir o seu gasto com energia elétrica, o que lhe permite fazer mais economias e até mesmo tornar-se totalmente independente.

Quando se trata de economia na conta de luz com energia solar, existem algumas coisas que você deve considerar. Primeiro, considere quanto tempo você deseja investir. Por exemplo, você pode optar por instalar painéis solares em sua casa ou usar algum tipo de sistema solar já instalado. 

O tempo gasto na instalação pode ter um impacto significativo nas suas economias. Além disso, a energia solar é completamente renovável, o que significa que você economiza dinheiro nos custos de suprimentos de energia tradicionais.

Outra maneira de economizar na conta de luz com energia solar é usar sistemas inteligentes. Para quem tem conta de energia solar, estes sistemas podem ajudar a monitorar os custos de energia e otimizar o uso de sua energia solar.

Eles são projetados para otimizar a eficiência do sistema, permitindo ao usuário economizar dinheiro a longo prazo. Por exemplo, um sistema inteligente pode ajudar a controlar os custos da energia elétrica durante dias quentes, quando os consumidores usam mais eletricidade.

Finalmente, quem tem conta de energia solar também pode economizar ao optar por créditos de energia solar. Estes créditos são oferecidos por algumas empresas energéticas para incentivar os clientes a instalar sistemas solares. 

Os créditos são baseados na quantidade de energia produzida e usada pelo sistema solar. Quando feitos de forma responsável, eles podem ajudar a economizar significativamente na conta de luz com energia solar.

Em suma, instalar painéis solares na sua casa, usando sistemas inteligentes para otimizar o seu uso e optando por créditos de energia solar, pode ajudar a reduzir o seu gasto com eletricidade. 

Se você está considerando a possibilidade de instalar energia solar em sua casa, faça alguma pesquisa para ver o que funcionaria melhor para você. Quem tem conta de energia solar pode realmente pagar menos na conta de luz e economizar dinheiro significativo a longo prazo.

Quem tem energia solar paga conta de luz?

A energia solar vem se tornando uma alternativa cada vez mais popular e viável para quem quer economizar nos gastos com a conta de luz. 

No entanto, muitas pessoas que trocam seus sistemas de energia por energia solar não sabem quais são os reais benefícios financeiros dessa mudança.

Para ajudar quem está considerando a possibilidade de investir em energia solar, vamos esclarecer aqui o que você realmente pode economizar quando usa energia solar para abastecer suas contas de luz. 

Quando você usa energia solar, sua conta de luz vai ficar muito menor do que antes da mudança, pois a energia solar é produzida diretamente na sua casa. Isso significa que você não precisa comprar toda a energia necessária de outros provedores. 

Além disso, pode ser que você tenha descontos em sua conta de luz com energia solar dependendo da região, pois algumas autoridades locais oferecem subsídios e incentivos para a geração de energia solar. Somando isso tudo, você pode obter grandes economias.

Uma dica é verificar as tarifas de eletricidade de sua região. A maioria das empresas de energia fornece informações detalhadas sobre tarifas, subsídios e incentivos para quem usa energia solar. Assim, você consegue ter uma noção melhor do quanto pode economizar e se a conta de energia solar realmente vale a pena para você.

No final das contas, quem tem conta de energia solar realmente pode economizar na conta de luz. A quantidade de dinheiro economizado vai depender de fatores como o tamanho do sistema solar, a quantidade de dias ensolarados da sua região e quais benefícios e incentivos sua empresa de energia oferece. 

Portanto, faça a sua pesquisa e avalie qual é a melhor opção para você.

Tenha desconto de energia solar na conta de luz da sua empresa

Agora que você sabe que quem tem conta de energia solar ainda paga conta de energia, porém consegue ter descontos absurdamente mais baixos.

Muitas empresas entenderam que é mais interessante escolher a energia solar para economizar dinheiro ao final do mês para poder investir em outras áreas estratégicas da empresa.

Porém, muitas vezes, arcar com um sistema fotovoltaico próprio não seja algo de maior interesse da empresa devido ao custo inicial, por isso, optam por energia solar por assinatura.

Essa modalidade não requer custo de investimento inicial, nem precisa se preocupar com instalação e manutenção dos painéis solares.

A Sunne Brasil atua desde 2017 no Ceará, sendo a pioneira do mercado nessa região, que proporciona essa facilidade e já conta com diversos clientes e parceiros.

Se você quer também aproveitar todos os benefícios e facilidades da conta de energia solar para sua empresa, entre em contato e fale com um de nossos consultores especializados em energia solar por assinatura!

Faça como a Mob que já economizou R$303,747 em 26 meses apenas usando energia solar por assinatura! Entre em contato e cuidamos do resto