Logotipo Original Sunne
Homem e mulher com roupa branca em frente um laptop branco enquanto usam e olhem uma prancheta com atenção para artigo de 5 formas de economizar energia

5 formas de economizar energia na empresa e investir estrategicamente

Conta de luz é uma das principais preocupações de uma empresa pelo fato da dificuldade de colocar esse custo no orçamento mensal. O que acaba levando vários negócios buscarem formas de economizar energia sem a necessidade de mexer nos recursos essenciais para o bom funcionamento.

E sabemos que a energia no Brasil, não é uma das mais baratas, inclusive, segundo a Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia (Abrace), em 2022 estávamos no ranking dos países com a conta de luz mais cara.

Após a recente reforma tributária aprovada na Câmara dos Deputados e a caminho do Senado, surge a dúvida sobre o imposto seletivo que cai sobre a energia elétrica. Logo, buscar ideias para reduzir o consumo de energia é válido e indicado.

Por causa disso e talvez porque o impacto no orçamento aumente um pouco mais, várias empresas buscam reduzir o consumo de energia. Então, para ajudar seu negócio, continue lendo até o final para conferir as 5 formas de economizar energia ao final de todo mês.

Quais as principais formas de economizar energia?

Como você sabe, a energia é um recurso finito e encontrar formas de economizar energia é primordial; principalmente, porque temos um certo estoque de carvão, petróleo e gás natural, estamos consumindo-os mais rápido do que podemos substituí-los e está se tornando cada vez mais cara

Ou seja, se continuarmos contando com esses recursos, em breve ficaremos sem energia e sofrendo as consequências do uso indiscriminado desses recursos.

Nós a usamos para aquecer nossas casas, resfriar nossas casas, cozinhar nossas refeições, dirigir nossos carros e fazer tudo o que fazemos. Sem energia, nosso mundo pararia.

Mas a energia também é uma das maiores fontes de poluição do nosso planeta. A queima de combustíveis fósseis libera gases de efeito estufa na atmosfera, que estão causando as mudanças climáticas.

As mudanças climáticas estão causando eventos climáticos extremos, como furacões, inundações e secas, além de causar o aumento do nível do mar, ameaçando as costas do mundo.

Reduzir o consumo de energia é uma das maneiras mais importantes de combater as mudanças climáticas. Afinal, quando economizamos energia, usamos menos combustíveis fósseis e assim liberamos menos gases de efeito estufa.

Encontrar formas de economizar energia também é bom para nossa carteira, até porque quando economizamos energia, gastamos menos dinheiro em contas de energia.

O que podemos fazer para reduzir o consumo de energia elétrica?

Como falamos, a energia é um recurso com prazo de validade e estamos usando mais energia do que podemos produzir e isso está causando problemas, como o aquecimento global que piora a cada dia global, deixando o ar mais poluído e aumentando nossos custos de energia.

Mas há algo que podemos fazer para ajudar: podemos buscar formas de economizar energia, dessa forma podemos reduzir nossa pegada de carbono, poupar dinheiro e tornar o mundo um lugar melhor para a nossa geração e para as futuras.

5 formas de economizar energia

Então, agora que compreendeu porque reduzir o consumo de energia é tão importante, vamos partir para as dicas que podem ser implementadas na sua empresa:

Troque as lâmpadas incandescentes por lâmpadas LED

Trocar as lâmpadas incandescentes por lâmpadas LED é uma ótima maneira de reduzir o consumo de energia elétrica nas empresas, principalmente, porque são itens que precisam estar ligadas constantemente.

As lâmpadas LED são mais eficientes em termos de energia do que as lâmpadas incandescentes, pois consomem menos energia e duram mais tempo e não emitem calor, o que pode ajudar a reduzir a necessidade de ar condicionado em ambientes quentes. 

As lâmpadas LED estão disponíveis em várias cores e intensidades, e podem ser encontradas em lojas de materiais elétricos e de construção, sem falar no valor bem mais abaixo com os outros tipos de lâmpadas que consomem mais energia. 

Lembre-se de que, ao escolher as lâmpadas LED, é importante verificar a potência e o tipo de soquete para garantir que elas sejam compatíveis com as luminárias existentes em sua empresa. 

Utilize ar condicionado de forma eficiente

Outras formas de economizar energia está também na escolha dos equipamentos, como os ar-condicionados, por exemplo. 

Para utilizar o ar condicionado de forma eficiente na sua empresa, escolha um modelo eficiente com classificação energética alta, como A ou superior, pois eles são modelos que ajudam a reduzir o consumo de energia.

Além disso, invista na manutenção para garantir que ele continue funcionando sem afetar seu desempenho. Inclusive, prefira usar o modo econômico, pois ele ajusta a temperatura automaticamente para manter o ambiente de trabalho confortável, mas sem consumir muita energia.

E sempre desligue o ar condicionado quando não estiver em uso ou não tiver pessoas naquele espaço. Isso pode ajudar a reduzir o consumo de energia elétrica e economizar dinheiro na conta de luz.

Evite deixar dispositivos em stand-by

Outra forma de reduzir o consumo de energia é evitar deixar dispositivos em stand-by. Muitos aparelhos eletrônicos, como televisores, computadores, carregadores de celular e outros dispositivos, continuam consumindo energia elétrica mesmo quando estão em stand-by.

O stand-by afeta o consumo de energia elétrica porque eles precisam manter algumas funções ativas, como o relógio interno, a memória ou a capacidade de ligar rapidamente.

O consumo de energia em stand-by pode representar até 10% do consumo total de energia elétrica em uma casa ou empresa. Por isso, é importante evitar deixar dispositivos em stand-by e desconectá-los da tomada quando não estiverem em uso.

Considere a instalação de painéis solares

Outras formas de economizar energia também consiste na instalação de painéis solares, por serem uma ótima opção para reduzir o consumo de energia elétrica e economizar dinheiro na conta de luz. 

Os painéis solares convertem a energia do sol em eletricidade, que pode ser usada para alimentar a casa ou empresa. Além disso, a energia solar é uma fonte de energia limpa, renovável e barata, o que pode ajudar a reduzir a pegada de carbono e contribuir para a preservação do meio ambiente.

Mas, antes, é necessário verificar a quantidade de energia elétrica consumida, a área disponível para a instalação dos painéis solares e o clima da região. Além disso, é importante avaliar o custo do investimento (que não é baixo) e o tempo de retorno do investimento.

A instalação de painéis solares pode ser uma opção viável para empresas que consomem grandes quantidades de energia elétrica, como indústrias, comércios e empresas de serviços.

Além de reduzir o consumo de energia elétrica e economizar dinheiro na conta de luz, a instalação de painéis solares pode ser uma estratégia de marketing para empresas que desejam se posicionar como sustentáveis e responsáveis ambientalmente.

Contrate energia por assinatura

Agora umas das últimas formas de economizar energia que você pode recorrer é contratar de energia por assinatura, pode ser uma opção interessante para empresas que desejam utilizar energia solar, mas não têm a possibilidade de instalar painéis solares em sua propriedade.

Nesse modelo, a empresa contrata uma empresa especializada em energia solar como a Sunne e paga uma taxa mensal pela energia gerada pelos painéis solares.

A energia por assinatura pode ser uma opção viável para empresas que desejam reduzir o consumo de energia elétrica e economizar dinheiro na conta de luz, sem precisar fazer um grande investimento inicial na instalação de painéis solares. 

Além disso, é a opção mais barata do que investir na instalação de painéis solares e continuar a reduzir o consumo de energia elétrica, economizar dinheiro na conta de luz sem precisar se preocupar com burocracias e a contratação pode ser feita completamente online em qualquer lugar do país. 

Entre em contato com um dos nossos especialistas em energia por assinatura e veja qual plano pode ser o melhor para sua empresa e para o seu bolso!

Faça como a Mob que já economizou R$303,747 em 26 meses apenas usando energia solar por assinatura! Entre em contato e cuidamos do resto