Logotipo Original Sunne
Homem segurando um lápis enquanto escreve e no lado direito uma calculadora e um capacete amarelo para artigo sobre 5 maneiras de economizar energia com energia solar

Veja 5 maneiras de economizar com energia solar

Com o valor da conta de luz dos brasileiros subindo ao longo dos últimos anos, cresce a necessidade de economizar energia com energia solar.

O que torna a energia solar como método para ajudar na economia, seja devido ao seu baixo custo e os benefícios ao usuário e também ao planeta. 

Não é à toa que a energia solar ultrapassou a marca de 32 GW de potência instalada da fonte solar fotovoltaica nos primeiros meses do ano de 2023, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

Então, como economizar com energia solar na conta de luz? Continue lendo nosso artigo que vamos te dar 5 passos para economizar dinheiro todo mês.

Passo 1: Instale painéis solares

Para economizar energia com energia solar, o primeiro passo a se fazer é instalar painéis solares. Os painéis solares são dispositivos que convertem a luz do Sol em eletricidade usada no cotidiano de todos.

Mas, para isso é importante que você siga algumas etapas essenciais para que você tire o máximo de proveito da energia solar.

Portanto, para começar, avalie a sua necessidade de energia para determinar o tamanho do sistema fotovoltaico. Por isso, é importante avaliar a média do consumo mensal do seu negócio ou da sua residência.

Após essa avaliação, faça uma análise do local onde planeja instalar esses painéis solares. Por exemplo, se a instalação for no telhado é necessário verificar se tem grande incidência de luz solar durante a maioria do dia, sem que tenha sombreamento.

Outra coisa que você precisa ficar atento para garantir uma maior economia de energia com energia solar é se certificar de que a instalação dos painéis solares estão seguras e nesses casos você pode ter que recorrer a uma ajuda profissional, seja de uma empresa ou um fornecedor com experiência técnica.

Como economizar com energia solar é o seu principal objetivo, antes de iniciar esse processo, procure saber quantas e quais permissões, licenças específicas são necessárias da prefeitura ou de outros órgãos reguladores.

Isso porque em alguns locais, existem requisitos diferentes específicos para a instalação de sistemas solares e quanto a isso é sempre ficar atento. Além disso, se certifique que comprou os painéis solares, ferramentas e componentes necessários para a instalação.

Após todo esse processo, é importante que você ateste o funcionamento do sistema após a instalação. Uma vez que os painéis solares estejam instalados corretamente pode aproveitar e economizar de energia com a energia solar e reduzir sua dependência da rede elétrica convencional e enquanto economizar com energia limpa e renovável.

Passo 2: Aproveite a luz natural

O quanto economiza com energia solar é a principal dúvida das pessoas, mas a questão é que sempre dá para economizar energia, mesmo com a energia solar.

Uma delas é com o aproveitamento da luz natural que também é uma fonte de iluminação gratuita e saudável que pode ser aproveitada para economizar energia elétrica. Por isso, preparamos algumas dicas em relação a esse tópico que poderão ajudar ainda mais na sua economia.

As janelas de vidro são uma ótima maneira de deixar a luz natural entrar no espaço de trabalho e evitar bloquear a luz solar dos ambientes comuns com cortinas, móveis ou cortinas densas.

O dia a dia da vida em escritório e empresas requer o uso de muitos aparelhos e equipamentos que demandam muita energia ou que precisam estar constantemente em uso.

Portanto, é recomendável que substitua aparelhos ou equipamentos velhos por novos que possuem maior eficiência energética.

Nesse sentido, até as cores dos ambientes ajudam a economizar energia com energia solar, pois as cores claras ajudam a refletir melhor a iluminação natural.

Passo 3: Faça manutenção adequada dos equipamentos

E por falar sobre como economizar com energia solar com equipamentos e aparelhos com maior eficiência energética, sua empresa deve investir em equipamentos de baixo consumo de energia e também em manutenções periódicas.

A manutenção periódica também faz a diferença, afinal ela é essencial para garantir o bom funcionamento e prolongar a vida útil dos aparelhos e equipamentos. Uma vez que equipamentos e eletrônicos sem a devida manutenção tendem a se tornarem os maiores consumidores excessivos de energia.

Para saber o quanto economiza com energia solar, faça uma comparação entre esses itens velhos e novos.

Passo 4: Considere fontes alternativas de energia

Estudos recentes apontam que soluções ou alternativas renováveis como a solução contra a crise energética e, principalmente, para evitar uma maior.

A energia solar por estar se tornando mais popular, também está se tornando a mais barata e acessível com o passar dos anos, além dos incentivos fiscais e tributários e programas de financiamento para quem busca economizar energia com energia solar e ainda contribuir para a preservação do meio ambiente.

Se ainda não sabe que existem outras alternativas além da energia solar, como a energia eólica, hídrica, biomassa e geotérmica.

O importante mesmo é considerar as fontes alternativas de energia, avaliar sua viabilidade, o potencial de geração e o impacto ambiental que ela causa. Em alguns casos, economizar energia com a energia solar não é o suficiente e pode ser necessário usar uma combinação de diferentes fontes para maximizar a eficiência energética.

Passo 5: Certifique-se de que a energia solar está sendo usada de forma eficiente

A energia solar é uma fonte de energia renovável, limpa e abundante, que pode ser convertida em eletricidade por meio de painéis solares, como você já sabe. Mas, para garantir um uso eficiente da energia solar, é importante seguir algumas dicas e boas práticas. Aqui estão algumas sugestões:

  • Instale painéis solares de alta qualidade e eficiência, que possam gerar mais energia com menos painéis;
  • Certifique-se de que os painéis solares estejam orientados corretamente e inclinados na direção certa para capturar a maior quantidade possível de luz solar;
  • Mantenha os painéis solares limpos e livres de poeira e sujeira, pois isso pode afetar a quantidade de luz que eles capturam;
  • Utilize dispositivos de monitoramento para acompanhar o desempenho dos seus painéis solares e identificar quaisquer problemas ou ineficiências;
  • Invista em baterias que possam armazenar a energia gerada pelos painéis solares para uso posterior;
  • Substitua as lâmpadas incandescentes por lâmpadas LED, que consomem menos energia e duram mais tempo;
  • Desligue os aparelhos eletrônicos quando não estiverem em uso, pois eles ainda consomem energia em modo de espera;
  • Utilize dispositivos de alto consumo durante o dia, quando os painéis solares estão gerando mais energia;
  • Realize manutenção periódica nos painéis solares para garantir seu funcionamento adequado durante toda a sua vida útil.

Seguindo essas dicas, você pode garantir um uso eficiente da energia solar e maximizar a quantidade de energia gerada pelos seus painéis solares. 

Além disso, lembre-se de que a energia solar é uma fonte de energia renovável e limpa, que pode ajudar a reduzir sua conta de luz e contribuir para um futuro mais sustentável.

Pronto para economizar e aproveitar a energia solar?

Além de notar o quanto a energia solar economiza na conta de luz, os benefícios são diversos. 

Entre em contato com a Sunne Brasil, a empresa líder em energia solar por assinatura. Nós cuidamos de tudo, desde a instalação dos painéis solares até o gerenciamento da sua energia, conectando você diretamente às usinas de energia solar. 

Economize em sua conta de luz e contribua para um futuro mais sustentável. Faça parte da revolução da energia solar! Clique aqui para saber mais e solicitar sua assinatura hoje mesmo.

Energia solar por assinatura é solução ideal para sua empresa que deseja economizar na conta de luz. Entre em contato agora.