Logotipo Original Sunne
Energia solar para pequenas empresas: como adotar esse sistema pode ser vantajoso financeiramente

Energia solar para pequenas empresas: adotar pode ser vantajoso

A energia solar para pequenas empresas faz parte das práticas que podem fazer parte do crescimento do empreendimento. Por isso, é algo bem interessante de se pensar sobre, e logo mais, você conhecerá seus benefícios. 

Esse sistema, além do hidráulico, com o qual estamos acostumados, por ser o que abastece os postes de energia dos municípios, é o mais acessível. 

Isso porque, além de podermos contratar uma empresa especializada para instalá-la em nossa empresa ou residência, financeiramente, é mais viável se comparado a projetos eólicos, por exemplo. 

Seu maior benefício é o econômico, mas para as empresas, os até mesmo os princípios sustentáveis poderão trazer bons frutos financeiros. Quer entender mais sobre isso e ainda descobrir como aproveitá-los? 

Fique conosco até o final e saiba porque sua empresa deve considerar a energia solar. 

Como funciona a energia solar na prática?

Essa facilidade se dá pela simplicidade de um projeto solar, que consiste em: instalação dos equipamentos (de preferência em telhados), sendo os mais relevantes, as placas fotovoltaicas (responsáveis pela captura da energia do sol), e o inversor (que a transforma em energia elétrica). 

Após a transformação, tudo o que o sistema gerou, se aplica na rede elétrica do município. Assim, o contador compreende o que os usuários consumiram de energia e qual consumo foi devido à energia solar. Esse consumo, então, é descontado na conta de energia elétrica. 

Tudo o que o sistema gera, é abatido, e nos casos em que a geração é maior do que o consumo, os responsáveis poderão usar os créditos em até 60 meses. 

Até aqui, já podemos entender como a energia solar para pequenas empresas é proveitosa, pois podemos até tentar reduzir o consumo em nossa casa, mas os negócios não podem parar!   

Quais são as vantagens financeiras da energia solar para pequenas empresas? 

Redução de impostos

O Brasil é um dos países que mais paga impostos no mundo, e em alguns casos, as empresas são as que mais sofrem com isso, por pagarem impostos por praticamente tudo. 

A energia elétrica, por exemplo, é algo cobrado diferentemente de como é cobrado em residências. Empreendimentos costumam entrar no Grupo A de tarifação, o mais caro para os consumidores. 

Além disso, segundo o Ministério de Minas e Energia, até 18% do valor da conta se trata do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). 

Nesse sentido, a energia solar acaba com o problema tanto da tarifa mais cara, quanto com os impostos mais caros. 

Retorno sobre investimento (ROI) 

Alguns consumidores podem até torcer o nariz e não entender porque colocar energia solar na pequena empresa, já que o investimento não é dos mais baratos. Porém, precisamos pensar sobre o retorno sobre o investimento, o ROI. 

Geralmente, os custos do investimento são pagos em até 5 anos, dependendo da forma de pagamento. Depois desse tempo, o projeto ainda durará mais 20 anos. Serão mais de duas décadas economizando, resultando em um saldo até 6x maior do que o valor do investimento. 

Redução de custos

Se juntar as vantagens acima, com a economia mensal em energia elétrica, a energia solar para pequenas empresas resulta em uma redução de custos bem significativa. Se é dono de um empreendimento, sabe como às vezes cortes de gastos acabam sendo necessários. 

Em alguns casos, fazemos cortes que não gostaríamos, pois precisamos das coisas funcionando como elas estão, para não atrapalhar nenhum processo e ganho de lucro. 

Pensando nisso, um projeto solar reduz custos sem prejudicar em nada outros processos, sem reduzir consumo de energia, sem diminuir benefícios ou produção, etc. 

Aumento do poder de investimento

Após saber de todos esses alívios financeiros, você deve estar se perguntando: “Quanto custa a energia solar para pequenas empresas?”

Mas calma, pois ainda há mais um benefício que pode te interessar. Ao poupar dinheiro, algo uma prática visada hoje em dia, é investir. 

Seja em algum fundo de investimento, ou no melhoramento da própria empresa (o mais indicado), agir de forma inteligente sobre os ganhos é a melhor opção para lucrar mais e ter mais segurança. 

Por isso, mais do que poupar, é preciso saber o que fazer com que sobrará, e o investimento em novos equipamentos, aumento de benefícios, investimento em marketing etc, são boas dicas! 

Alcance maior de clientes 

Outro motivo do porquê colocar energia solar na pequena empresa, se refere àquilo que todo empreendimento almeja (e precisa): alcançar mais clientes. 

O termo negócio eco-friendly diz respeito aos negócios amigos do meio ambiente, ou seja, que têm práticas sustentáveis. 

O boom das sacolas reutilizáveis, a volta das garrafas pets retornáveis e os canudos de papel, mostra que as pessoas cada vez mais preferem consumir de empresas preocupadas com o meio ambiente. 

Nesse caso, a energia solar é um baita diferencial, porque quanto mais clientes, mais retorno financeiro, não é mesmo?   

Outros benefícios da energia solar para pequenas empresas:

  • estabilidade financeira e de mercado; 
  • maior valor à marca;
  • selo verde de sustentabilidade. 

A energia solar para pequenas empresas é bastante proveitosa e frutífera aos negócios, e agora, vamos à pergunta que não quer calar:   

Quanto custa a energia solar para empresas? 

Primeiramente, você precisa ter em mente que não há um valor fixo, e tudo depende do tamanho da empresa e das necessidades energéticas dela. Mas geralmente, os projetos custam a partir de R$ 10 mil reais. 

Isso, se optar por um projeto particular, no qual todo o custo da instalação, mão de obra e manutenção fica por sua conta, além de ser necessário que a estrutura física tenha capacidade para recebê-lo.

Porém, há um modo de desfrutar de todos os benefícios que apresentamos, mas muito mais econômico, sem obras, pois ficará livre até mesmo da instalação. 

A Sunne é uma empresa de energia solar por assinatura, o que significa que a energia solar para pequenas empresas não é apenas vantajosa, mas muito mais acessível do que você pensa. 
Faça sua solicitação, escolha o plano, e aproveite a economia. Sem custos de instalação, sem obras, tudo 100% digital. Não perca tempo, sua empresa precisa, e você merece esse alívio financeiro!