Apesar do mercado livre de energia ter surgido em 1998, muitas pessoas ainda não conhecem esse lado do setor elétrico que oferece liberdade para seus consumidores.
Por muito tempo ele foi mais restrito e com o passar dos anos o mercado de energia livre foi abrindo mais espaços até o momento que vivemos hoje, nos preparos para sua abertura a partir de janeiro de 2024, onde consumidores do Grupo A de alta e média tensão poderão migrar.
Com essa nova regra, padarias, pousadas, hotéis, laboratórios, restaurantes, shoppings e pequenas indústrias podem entrar de vez no mercado livre de energia e terem uma redução de 35% nas suas contas de luz.
Então, se você é de Teresina e busca reduzir o valor da sua conta de luz, leia este artigo para saber como gerar mais economia reduzindo a sua conta de luz com o mercado livre de energia elétrica.
O que é o mercado livre de energia?
O Ambiente de Contratação Livre (ACL) ou mercado livre de energia, como também é conhecido, é um ambiente onde acontece venda e compra de energia elétrica. Simples assim!
Lá os consumidores possuem total liberdade para escolher o fornecedor, negociar, estipular prazo, quantidade de energia e formas de pagamento diretamente com os fornecedores ou comercializadoras de energia livre.
É lá onde realmente os consumidores podem exercer sua liberdade de escolha sem precisar se preocupar com as tarifas exigidas pelo governo e os preços no mercado livre de energia elétrica torna um dos atrativos para os consumidores.
Pois, em comparação com os preços praticados pelas concessionárias locais no mercado cativo, os do mercado livre de energia elétrica são muito competitivos para as empresas, inclusive para empresas em Teresina, o que permite uma economia significativa na conta de luz.
Qual é a situação do mercado livre de energia em Teresina?
Em janeiro deste ano, o Piauí teve um aumento de 2,8% no consumo de energia se comparado com 2022, de acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), sendo 39 MW médios usados pelo mercado livre de energia elétrica.
Com a abertura a partir de janeiro de 2024, a tendência é que o mercado de energia livre cresça ainda mais no Piauí.
E esse crescimento se impulsiona por diversos fatores, como a redução da burocracia para a migração para o mercado livre, a crescente conscientização sobre os benefícios da livre concorrência e a oferta de novos produtos e serviços por parte das comercializadoras de energia.
Os consumidores livres em Teresina têm a liberdade de escolher sua própria comercializadora de energia, o que lhes permite negociar o preço da energia e as condições de pagamento.
Isso resulta em economias significativas, especialmente para consumidores que possuem alto consumo de energia. Além da economia, o mercado livre de energia também oferece aos consumidores maior transparência e controle sobre sua conta de energia.
Os consumidores livres também têm acesso às informações sobre a geração e o transporte da energia, o que lhes permite tomar decisões mais informadas sobre seu consumo.
Já os setores que mais se destacam no mercado livre de energia elétrica em Teresina são os de comércio e serviços, indústria e agronegócio. Esses setores são caracterizados por um alto consumo de energia e estão buscando formas de reduzir seus custos.
A Sunne é uma empresa especialista em energia renovável e já ajuda muitas empresas a entrarem no mercado livre de energia.
Em Teresina, o mercado continua em um estágio inicial, mas tem potencial para se tornar uma importante opção para seu negócio e a Sunne com certeza pode ajudar você nesse processo!
Como o mercado livre de energia pode gerar economia para os consumidores?
De acordo com um estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), os consumidores que migraram para o mercado livre de energia podem economizar entre 15% e 20% na conta de luz.
Essa economia pode ser ainda maior para consumidores que possuem consumo elevado, como indústrias e grandes empresas. Logo, o mercado livre de energia elétrica oferece oportunidades para os consumidores economizarem de várias maneiras:
1. Negociação de Preços
No mercado de energia livre, os consumidores têm a liberdade de negociar diretamente com os fornecedores de energia, o que pode resultar em preços mais competitivos em comparação com as tarifas reguladas.
2. Escolha de Fornecedores
Os consumidores podem escolher entre uma variedade de fornecedores de energia, permitindo-lhes comparar ofertas e selecionar aquela que melhor atenda às suas necessidades e orçamento.
3. Personalização de Contratos
No mercado livre, os consumidores podem personalizar contratos de energia de acordo com suas demandas específicas, o que pode resultar em economias significativas, especialmente para consumidores industriais e comerciais.
4. Flexibilidade de Negociação
A liberdade de negociar contratos de longo prazo ou de curto prazo oferece flexibilidade aos consumidores para aproveitar oportunidades de mercado e ajustar suas estratégias de compra de energia conforme as flutuações de preços.
5. Eficiência Energética
Com a possibilidade de escolher fornecedores que oferecem energia proveniente de fontes mais eficientes e sustentáveis, os consumidores podem reduzir custos a longo prazo, além de contribuir para a preservação do meio ambiente.
O que fazer para aderir ao mercado livre de energia?
Agora você deve estar se perguntando como fazer esse processo de migração para esse mundo de escolha e liberdade, certo? Então, listamos os principais passos para aderir ao mercado livre de energia:
Verificar se é elegível
Atualmente, apenas consumidores de energia em alta ou média tensão, com demanda contratada a partir de 500 kW, podem aderir ao mercado livre. A partir de 1º de janeiro de 2024, todos os consumidores de energia em alta ou média tensão, independentemente da demanda, poderão aderir ao mercado livre.
Contratar uma gestora ou consultoria especializada
A contratação de uma gestora ou consultoria especializada é recomendada para facilitar o processo de migração e garantir que a adesão seja feita de forma correta e segura.
Avaliar a viabilidade técnica e econômica da migração
A gestora ou consultoria especializada irá avaliar a viabilidade técnica e econômica da migração, considerando fatores como o consumo de energia, o perfil de consumo, as condições de pagamento e os preços de energia ofertados pelas comercializadoras.
Contratar uma comercializadora de energia
A comercializadora de energia é a empresa que irá fornecer a energia ao consumidor no mercado livre. A gestora ou consultoria especializada irá auxiliar na escolha da melhor comercializadora para atender às necessidades do consumidor.
Rescindir o contrato com a distribuidora
O contrato com a distribuidora deve ser rescindido com antecedência mínima de 60 dias da data de início da vigência do contrato com a comercializadora.
Ajustar o sistema de medição
O sistema de medição do consumidor deve ser adequado às regras do mercado livre. A distribuidora é responsável por realizar esse ajuste.
Após a conclusão destes passos, o consumidor estará apto a aderir ao mercado livre de energia.
Se você está considerando migrar para o mercado livre de energia, é importante buscar o apoio de uma consultoria especializada para avaliar a viabilidade econômica da migração e realizar o processo de adesão de forma correta e a Sunne pode ajudar você nesse processo!
Escolha um fornecedor no mercado de energia livre
A escolha de um fornecedor de energia no mercado livre de energia é uma decisão importante, pois pode impactar significativamente o custo da energia para a sua empresa. Por isso, é importante considerar alguns fatores ao tomar essa decisão.
Alguns pontos que devem ser considerados na escolha de um fornecedor de energia no mercado livre, como o preço, para comparar com diferentes fornecedores.
As condições de pagamento também são um fator para você ficar de olho, pois é importante escolher um fornecedor que ofereça condições de pagamento flexíveis que atendam às necessidades da sua empresa no mercado de energia livre.
A reputação do fornecedor mercado livre de energia elétrica é outro fator importante a ser considerado. É importante escolher um fornecedor que tenha uma boa reputação e que ofereça um serviço de qualidade.
Alguns fornecedores oferecem serviços adicionais, como gerenciamento de consumo de energia ou certificação de energia verde, esses serviços podem ser úteis para a sua empresa, mas é importante avaliar se eles valem o custo adicional.
O mercado livre de energia está expandindo em Teresina e a Sunne pode ajudar sua empresa
O mercado livre de energia é uma alternativa interessante para os consumidores de Teresina que buscam economizar na conta de luz. Ao aderir ao mercado livre, os consumidores podem negociar diretamente com os geradores de energia, o que pode resultar em preços mais competitivos.
A Sunne é uma empresa que vem há 6 anos trazendo inovação e pioneirismo no Ceará quando o assunto é energia renovável.
E já está no Piauí ajudando que os consumidores Teresinenses possam usufruir dos benefícios da energia solar sem precisar arcar com os custos de instalação de painéis solares.
Não é à toa que a Sunne é uma opção segura e confiável para quem busca economizar na conta de luz e contribuir para a sustentabilidade ambiental.
A empresa possui uma equipe de especialistas que estão prontos para auxiliar os consumidores Teresinenses a economizar com a abertura do mercado livre de energia!
Para saber mais, explore nosso site e entre em contato com a equipe de atendimento.