Logotipo Original Sunne
No lado esquerdo da imagem tem uma mulher jovem com camisa marrom, segurando um ipad. Atrás tem uma janela e cortinas brancas e logo abaixo tem algumas folhas verdes de plantas. Imagem usada para ilustrar o artigo sobre Mercado livre de energia vale a pena

4 motivos pelos quais o mercado livre de energia vale a pena

As coisas estão mudando rapidamente todos os dias e com essa mudança de coisas que normalmente seria impossível de acontecer, acontece. Uma dessas mudanças é como o mercado livre de energia vale a pena para muitos negócios.

Como o mercado livre de energia funciona ele pode ser, na verdade, aquele tipo de mudança que oferece mais economia, flexibilidade, uma solução para ser mais sustentável e ter mais autonomia.

Parece que estamos falando de uma realidade completamente paralela e diferente, não? Mas, isso é só uma fração dos motivos que fazem o mercado livre valer a pena.

Para que você possa aproveitar ao máximo cada informação, neste artigo vamos falar sobre como funciona o mercado livre de energia, quem pode comprar energia no mercado livre e as razões do mercado livre valer a pena para sua empresa, tudo bem?

O que é mercado livre e como funciona?

Para começar de verdade, vamos te explicar o que é o mercado livre de energia para que você consiga compreender melhor.

Logo, o mercado livre de energia vale a pena por ser um ambiente onde é possível escolher quem vai fornecer energia para você e sua empresa ao invés de ficar preso e limitada a apenas uma empresa de distribuição de energia, no caso, a concessionária local.

Então, isso significa que quem pode comprar energia no mercado livre tem a liberdade de negociar diretamente com diferentes empresas fornecedoras de energia elétrica, como geradoras e comercializadoras. A principal vantagem é que você vai conseguir ter acesso a preços de energia no mercado livre extremamente competitivo.

Como o mercado livre de energia funciona permite negociações diretas com os fornecedores, ou seja, você pode definir as condições do contrato, a quantidade de energia que quiser, período do contrato e até o preço.

Essa flexibilidade do mercado livre permite que você consiga descontos e condições mais favoráveis e que melhor atendam a sua necessidade. Outra coisa interessante sobre como funciona o mercado livre de energia é que você pode escolher fontes de energia.

Por exemplo, ao invés de depender apenas da energia fornecida pela concessionária local, quem pode comprar no mercado livre consegue escolher qual tipo de geração: eólica, biomassa, hidrelétrica, solar, entre outras.

Isso é excelente porque além de pagar um preço de energia no mercado livre baixo em relação ao preço que você paga hoje, ainda pode participar de projetos de energias renováveis e ajudar a preservar o meio ambiente.

Tipos de mercado

O mercado livre de energia vale a pena, uma vez que vem crescendo no Brasil a passos relativamente rápidos. Inclusive, segundo a Associação dos Comercializadores de Energia (Abraceel), revelou que em um ano, tivemos um crescimento de 19% de consumidores no mercado livre apenas no primeiro mês deste ano.

Assim como qualquer outro tipo de mercado, o mercado livre de energia tem dois tipos principais de mercado aos quais chamamos de: mercado livre e mercado cativo. Continue lendo que vamos te explicar exatamente o que significa esses dois.

Mercado livre

Ou como também é conhecido, Ambiente de Contratação Livre (ACL), com o que falamos antes sobre o mercado livre, você já deve ter percebido que é aqui onde os consumidores conseguem ver que o mercado livre de energia vale a pena.

Apesar de parecer uma terra sem lei, não se iluda, a realidade é ao contrário. O mercado livre é gerenciado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) desde 2015 e no início de 2022 entrou em vigor a Lei 14.300 promovendo mais segurança.

O mercado livre de energia vale a pena porque as contratações são negociadas diretamente entre os consumidores e os fornecedores de energia elétrica, como os geradores e comercializadores.

Da forma como funciona o mercado livre de energia permite uma personalização dos contratos, definir melhor o preço de energia no mercado livre que está disposto para pagar que pode ou não variar.

Mercado cativo

Já no mercado cativo ou Ambiente de Contratação Regulada (ACR), os consumidores não têm opção nem a liberdade de escolher de qual empresa contratar o fornecimento de energia, mas continuam sujeitos a algumas regras e regulamentações estabelecidas pela ANEEL.

No ACR a contratação de energia é feita por meio de leilões regulados pela ANEEL, nos quais os preços e as condições contratuais ficam estabelecidas, diferentemente, do preço da energia no mercado livre, por exemplo.

Entretanto, os consumidores têm acesso a uma parcela da energia negociada nesses leilões e conseguem ter um fornecimento seguro e estável. 

Uma pesquisa Datafolha mostra que 8 a cada 10 brasileiros querem ter o direito de escolher seu fornecedor de energia elétrica. Para a Abraceel, a estimativa é de que a modalidade gere uma redução de até 18% na conta de luz nas residências.

4 Motivos que valem a pena sua empresa entrar no mercado livre

Além do baixo preço da energia do mercado livre, muitas pessoas também se perguntam se o mercado livre de energia vale a pena. A resposta para isso é: depende. Pode funcionar para algumas empresas como pode ser o inverso para outras.

Um estudo divulgado esse ano pela Abraceel, calcula que a inclusão da baixa tensão no mercado livre de energia poderia absorver mais de 5 milhões de consumidores que se enquadram na categoria baixa renda, reduzindo até 10% os gastos com a conta de luz.

Sem mais delongas, esses são os motivos que o mercado livre vale a pena:

1. Previsibilidade orçamentária

Como todos os contratos feitos no mercado livre são passíveis de negociação, eles permitem que você tenha uma maior previsibilidade dos custos com a energia, coisa difícil de se fazer no mercado cativo.

2. Autonomia e controle

Vale a pena, porque você consegue monitorar o consumo, tomar decisões e implementar práticas de eficiência energética para otimizar o uso da energia na sua empresa. Sem falar que você pode ter mais agilidade na resolução de problemas de falta de energia.

3. Preços mais competitivos

Como no mercado livre, você tem a oportunidade de negociar diretamente com fornecedores de energia elétrica, isso significa que você pode buscar ofertas e condições que se adaptem melhor às suas necessidades. 

Isso porque ao comparar propostas de diferentes empresas ou fornecedores, é possível obter descontos e melhores condições contratuais, resultando em potenciais economias na conta de energia.

4. Diversificação de fontes de energia

Se sua empresa é o tipo que busca alternativas do que fazer para economizar energia e de fontes mais sustentáveis, o mercado livre vale a pena porque você tem a oportunidade de escolher entre diferentes fontes de energia, como eólica, solar, hidrelétrica, biomassa, entre outras.

Essa diversificação permite que você participe de projetos de energias renováveis e contribua para a sustentabilidade ambiental. Além disso, dependendo da região e das opções disponíveis, você pode escolher fontes de energia mais limpas e reduzir sua pegada de carbono.

Sempre existe uma alternativa e você pode aproveitar

Como você já deve ter percebido quem pode comprar no mercado livre, apesar de o mercado livre de energia valer a pena para sua empresa, talvez você ainda não se encaixe nas regras da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Bem, se você é uma média ou grande empresa, com uma demanda contratada igual ou superior a 500 kW, pode ser uma boa opção e com certeza vai conseguir fazer ótimas negociações. 

Entretanto, se você é uma pessoa física ou uma pequena empresa, com um consumo menor do que 500 kW, vai precisar ficar no mercado cativo, sem a possibilidade de escolher um fornecedor de energia e depender exclusivamente de uma concessionária local.

Parece uma péssima opção para pequenas empresas, certo? Quase uma rua sem saída, vendo por essa expectativa. Também concordamos, por isso, a Sunne traz o mercado livre para você!

Mercado livre de energia vale a pena

A Sunne ajuda a conectar consumidores que querem entrar no mercado livre de energia. Como? Conectando consumidores a comercializadoras varejistas do mercado livre de energia.

Dessa forma, você poderá investir em outras áreas da sua empresa. Para conseguir isso, basta acessar o banner abaixo e falar com um dos nossos consultores.

A melhor parte disso é que não tem burocracia, nem custos de instalação, taxa de adesão, mensalidade ou qualquer outro tipo de investimento. O nosso serviço é gratuito para você!

Banner para incentivar a preservação do meio ambienta enquanto usa energia livre

A primeira Inteligência Artificial do setor de energia!

Descubra em primeira mão como essa plataforma irá revolucionar o setor e os seus resultados.