Logotipo Original Sunne
Torres de cabos de alta voltagem para artigo sobre como migrar para o mercado livre de energia

Entenda quem pode migrar para o mercado livre de energia em 2024

Se está aqui, isso quer dizer que ainda pesquisando sobre como migrar para o mercado livre de energia, especialmente agora, após a abertura para consumidores do Grupo A, certo?

Após a abertura, é normal ainda ter dúvidas de quem pode migrar para o mercado livre de energia e sair de vez do mercado cativo, onde o consumidor fica preso a concessionária local.

Com essa abertura vale a pena migrar para o mercado livre de energia. Segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), consumidores de pequeno porte já representam 72% das migrações para o mercado livre apenas no primeiro trimestre de 2024.

Então, se quer se juntar a esses consumidores, mas não tem certeza de quais requisitos para migrar para o mercado livre de energia você precisa cumprir, continue lendo esse conteúdo que ele vai te ajudar!

Quem pode migrar para o Mercado Livre de Energia em 2024?

A partir de 1º de janeiro de 2024, por meio da Portaria Normativa n.º 50, publicado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), a migração para o mercado livre de energia se tornou mais acessível do que nunca. 

Empresas, comércios e indústrias que consumam energia em alta ou média tensão (Grupo A), independentemente da sua demanda contratada, agora podem migrar para o mercado livre.

Isso significa que, se você se encaixa nesse perfil e cumpre todos os requisitos para migrar para o mercado livre de energia, poderá negociar livremente a compra de energia com diferentes fornecedores, buscando as melhores tarifas e condições para o seu negócio.

Empresas, comércios e indústrias que consomem energia em alta ou média tensão (Grupo A), independentemente da sua demanda contratada.

Isso significa que, mesmo que você tenha um pequeno negócio, agora você tem a liberdade de escolher seu fornecedor de energia e negociar as melhores tarifas.

Consumidores residenciais com fatura mensal acima de R$ 7.000,00. Se você faz parte desse grupo, você também já pode migrar para o mercado livre e ter acesso a planos personalizados que se encaixam no seu perfil de consumo.

Banner para incentivar a migração para o mercado livre de energia e ter energia livre

Vantagens de ser um consumidor livre

Quem pode migrar para o mercado livre de energia pode conseguir diversos benefícios tanto para o seu bolso quanto para o meio ambiente. Entre as principais vantagens, podemos destacar:

  • Economia na conta de luz, ao comparar diferentes tarifas e escolher a opção que melhor se encaixa no seu perfil de consumo, você pode reduzir significativamente seus gastos com energia;
  • Mais controle sobre o consumo no mercado livre de energia, onde você tem mais liberdade para escolher a origem da sua energia, optando por fontes renováveis como a energia solar ou eólica, por exemplo;
  • Planos personalizados, as comercializadoras do mercado livre oferecem planos personalizados conforme as suas necessidades, com opções de preços fixos, variáveis e até mesmo planos com bônus por consumo consciente;
  • Atendimento personalizado, onde você terá acesso a um atendimento personalizado de um consultor especializado, que te ajudará a entender o mercado livre e a escolher a melhor opção para o seu caso.

Como migrar para o mercado livre de energia

O grupo de pessoas que podem migrar para o mercado livre de energia ainda é bastante restrito, como conversamos anteriormente, uma vez que exclui consumidores residenciais, por exemplo. Mas, existe uma previsão de que até 2028 seja aberto para todos os consumidores.

Se chegou até aqui, é porque já está dentro dos parâmetros de quem pode migrar para o mercado livre de energia ou está caminhando para se encaixar na legislação vigente e comprar que vale a pena migrar para o mercado livre de energia, certo? 

Para aproveitar a abertura do mercado livre de energia é necessário seguir alguns passos importantes. 

  • Verificar se sua empresa se enquadra no Grupo A, que é destinado a consumidores com demanda contratada igual ou superior a 2.500 kW, ou tenha um consumo de energia a partir de R$10 mil;
  • Contratar uma consultoria especializada em energia elétrica para auxiliar na análise de viabilidade, na escolha do fornecedor de energia elétrica e na negociação de contratos;
  • Escolha o fornecedor de energia elétrica, é necessário solicitar a adesão ao mercado livre junto à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE);
  • Assinar o contrato de fornecimento de energia elétrica com o fornecedor escolhido, que deve conter as condições de fornecimento, os preços e as garantias de qualidade.

Após a assinatura do contrato, é necessário migrar para o mercado de energia livre. Essa migração é realizada pela distribuidora de energia elétrica local e pode levar até 90 dias para ser concluída. 

Se você precisa de ajuda nesses aspectos, não se preocupe. A Sunne, é uma empresa pioneira no mercado de energia renovável no Ceará e faz a ponte entre você e uma comercializadora varejista do mercado de energia livre.

Para finalizar, é importante acompanhar o consumo de energia elétrica e verifique se as condições contratadas estão sendo cumpridas pelo fornecedor. Veja o passo a passo abaixo:

Portanto, quem pode migrar para o mercado livre de energia, precisa verificar se sua empresa se enquadra no Grupo A, contratar uma consultoria especializada, solicitar a adesão ao mercado livre, assinar o contrato de fornecimento de energia elétrica, realizar a migração e acompanhar o consumo de energia elétrica.

Dicas importantes para migrar com segurança

Dicas importantes para migrar com segurança:

  • Pesquise e compare: dedique um tempo para analisar as opções disponíveis e escolher a comercializadora que melhor atende às suas necessidades;
  • Fique atento às tarifas: compare os preços e as condições de cada plano antes de tomar sua decisão;
  • Leia o contrato com atenção: Certifique-se de entender todos os termos e condições antes de assinar o contrato com a comercializadora;
  • Esclareça suas dúvidas: entre em contato com a comercializadora para tirar qualquer dúvida que você possa ter sobre o processo de migração ou sobre os serviços oferecidos.

Migrar para o mercado livre de energia em 2024 é uma oportunidade imperdível para você ter mais controle sobre seus custos de energia, economizar na conta de luz e contribuir para um futuro mais sustentável. 

Com as informações e dicas deste guia, você estará pronto para tomar a decisão certa para o seu bolso e para o meio ambiente.

Entre no mercado livre de energia com a Sunne em 2024

Em 2024, a oportunidade de migrar para o mercado livre de energia se abriu para todos, e com ele, a chance de você tomar as rédeas do seu consumo e economizar de verdade na conta de luz. Mas, como aproveitar essa oportunidade da melhor forma?

A Sunne, especialista em energia renovável e 7 anos no mercado de energia cearense, te convida a dar um passo além da economia: entre no mercado livre de energia com a gente!

Com a Sunne, você garante:

  • Economia sem compromisso;
  • Facilidade e agilidade;
  • Liberdade para escolher.

Diga adeus às contas de luz altas e incertas! A Sunne te coloca no controle do seu consumo e te ajuda a construir um futuro mais verde e sustentável.

Entre em contato com a Sunne agora mesmo e saiba como dar o primeiro passo para a sua liberdade energética!

Banner para incentivar a preservação do meio ambienta enquanto usa energia livre