Logotipo Original Sunne
Linhas de transmissão elétrica para artigo Descubra o que é autoconsumo remoto e como se beneficiar

O que é autoconsumo remoto? Saiba como beneficiar sua empresa

O autoconsumo remoto faz parte de uma das modalidades da Geração Distribuída de energia (GD)autorizada no país que possibilita o consumo de energia por partes dos consumidores.

Usar excedente de energia solar em imóveis para consumir em outro local é a premissa do autoconsumo remoto, onde se torna mais um dos benefícios da energia solar.

Em 2020, o autoconsumo remoto de energia solar apresentou um crescimento impressionante de 65% no Brasil, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), divulgados pelo portal da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

Então, para que você entenda o que é essa outra modalidade da geração distribuída de energia, o autoconsumo remoto, assim como funciona e, principalmente, se quer se beneficiar com ela, continue lendo o artigo que vamos esclarecer todas as suas dúvidas!

O que é autoconsumo remoto?

O autoconsumo remoto é uma modalidade de geração distribuída de energia elétrica que permite que um consumidor gere energia em um local e a utilize em outro. 

Geralmente, isso é feito por meio de sistemas fotovoltaicos, onde a energia é gerada a partir da luz solar. O termo “autoconsumo” se refere ao fato de que o consumidor utiliza a energia que ele mesmo produz, reduzindo sua dependência da rede elétrica convencional. 

Já o termo “remoto” indica que a energia gerada em um local é consumida em outro, por exemplo, em uma propriedade que não possui espaço para instalação dos painéis solares.

Ou seja, imagine que você é um produtor de energia solar em uma cidade “X”, os créditos gerados pelos seus painéis solares podem ser usados para abater o valor da conta de luz de outra unidade consumidora que fica longe do local onde os painéis solares estão, mas ainda na mesma cidade.

Mas, é importante ressaltar que isso só é possível desde que o titular da conta das duas unidades tenha o mesmo CPF ou CNPJ.

Como funciona o autoconsumo remoto de energia?

Antes que você consiga entender, de fato, como funciona o autoconsumo remoto de energia solar, é necessário entender como funcionam os créditos de energia solar.

Quando um sistema fotovoltaico é instalado, ele pode ser conectado à rede elétrica da concessionária local de distribuição de energia, sendo o que conhecemos como sistema on-grid. 

Dessa forma, a energia captada pelo sistema solar fotovoltaico que não for consumido pode ser injetada na rede elétrica. Então, quando isso acontece é gerado o que chamamos de créditos de energia solar. 

Na atual Resolução Normativa 1.059/2023 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), esses créditos podem ser tanto usados pela unidade geradora quanto podem ser usados por outra unidade sob a mesma titularidade. 

O prazo para a utilização desses créditos de energia solar gerada pela modalidade de autoconsumo de energia podem ser usados em até 60 meses, após isso a contagem de créditos será zerada. 

É dessa forma que existem empresas como a Sunne, por exemplo, que oferecem a seus clientes planos de assinatura de energia, ou seja, os créditos de energia são disponibilizados para os clientes assinantes.

E como esse processo pode ser burocrático, a empresa mesmo assume todo o processo de regularização junto a empresa distribuidora de energia local, para que o cliente assinante receba os créditos sem precisar de painéis solares nem arcar com adaptações elétricas.

Qual a diferença entre autoconsumo remoto e geração compartilhada?

Bom, caso ainda não saiba, a geração distribuída de energia possui três modalidades:

  • Autoconsumo remoto;
  • Geração compartilhada;
  • Geração em condomínios.

Já demos uma explicação do que é e como funciona o autoconsumo remoto, então, vamos lhe dar uma breve explicação para as últimas duas modalidades.

Na geração compartilhada, o consumidor residencial e empresarial da mesma área, podem compartilhar, através de uma parceria, e instalar um micro ou minigerador.

Por ser feito juntos, os créditos de energia são compartilhados entre eles e a quantidade de cada um é pré-definida em comum acordo das partes envolvidas.

Já a geração em condomínios, instala-se o sistema fotovoltaico para gerar créditos de energia para o próprio condomínio, para suas operações normais, inclusive, abastecer os apartamentos. 

Ou seja, a geração compartilhada é uma modalidade em que um grupo de consumidores se une para instalar um sistema de geração de energia elétrica em um local compartilhado, como um condomínio ou cooperativa. 

A energia gerada é distribuída entre os consumidores participantes, que recebem créditos em suas contas de energia elétrica. Essa modalidade é regulamentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Como fazer autoconsumo remoto?

Para fazer autoconsumo remoto é necessário instalar um sistema de geração de energia em um local com boa incidência solar e conectá-lo à rede elétrica. 

A energia gerada pelos painéis solares é injetada na rede elétrica e pode ser utilizada em outro local, desde que ambos estejam conectados à mesma rede elétrica. 

Para isso, é importante contratar uma empresa especializada em instalação de sistemas fotovoltaicos para realizar o projeto e a instalação do sistema. 

Além disso, é necessário verificar se a distribuidora de energia elétrica local oferece programas de compensação de energia, que permitam que o consumidor instale um sistema fotovoltaico em sua propriedade e utilize a energia gerada para abater o consumo de energia da rede elétrica convencional.

Os benefícios do autoconsumo remoto

Agora que você já sabe o que é o autoconsumo remoto de energia solar, vamos falar um pouco sobre os benefícios que você pode obter ao aderir essa modalidade.

Economia de energia

Ao gerar sua própria energia, é possível reduzir a dependência da rede elétrica convencional, o que, consequentemente, vai reduzir a conta de luz da sua empresa através dos créditos de energia gerados pelo sistema fotovoltaico.

Dessa forma, podem ser feitos investimentos em outras áreas importantes do negócio que vão contribuir para o seu crescimento.

Flexibilidade

Antes, para ter acesso à energia solar era quase que obrigatório fazer um investimento alto na instalação de painéis solares. 

Mas, hoje é possível escolher entre fazer esse investimento ou aproveitar os créditos de energia através de planos de assinatura de energia, como a Sunne oferece para seus clientes.

Dessa forma, você e sua empresa possuem flexibilidade para escolher o que vai gerar uma boa economia com geração de energia e com o autoconsumo remoto, ambas as unidades também ganham com isso. 

Sustentabilidade

A geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis, como a energia solar, contribui para a redução da emissão de gases de efeito estufa e para a preservação do meio ambiente.

Isso é um dos benefícios, igualmente importante do autoconsumo remoto que é permitido na geração distribuída de energia.

Como se beneficiar do autoconsumo remoto com aluguel de energia solar

O aluguel de energia solar é uma modalidade em que o consumidor assina um plano de energia solar de uma empresa especializada em geração distribuída de energia elétrica. 

Nessa modalidade, o consumidor assinante não é responsável pela instalação, manutenção nem pelo monitoramento do sistema e só paga pelo consumo de créditos de energia mensal.

Portanto, para se beneficiar do autoconsumo remoto com aluguel de energia solar, o consumidor pode assinar um plano de energia de uma empresa especialista que faz o intermédio entre o assinante e o produtor de energia.

Assim, a energia gerada em outro local pode ser usada pela sua empresa, desde que ambos estejam conectados à mesma rede elétrica, no caso, à rede da concessionária. 

Dessa forma, o consumidor pode reduzir sua conta de energia elétrica e economizar dinheiro, sem precisar investir em um sistema fotovoltaico próprio.

Além disso, o aluguel de energia solar pode ser uma opção interessante para consumidores que não possuem recursos financeiros para investir em um sistema fotovoltaico próprio ou que não desejam arcar com os custos de manutenção e monitoramento do sistema.

Economize sem arcar com custos de instalação de painéis solares

O autoconsumo remoto é uma excelente opção para empresas que buscam economizar na conta de energia elétrica. Com a intermediação da Sunne, o processo é simples e rápido, e o cliente começa a economizar todo mês.

A Sunne é uma empresa que conecta usinas solares a clientes que buscam energia solar por assinatura. 

A empresa oferece planos personalizados para atender às necessidades de cada cliente, com preços competitivos, sem mensalidade, sem burocracia nem gastos com obras.

Para saber mais sobre como o autoconsumo remoto pode beneficiar a sua empresa, entre em contato com a Sunne.

Energia solar por assinatura é solução ideal para sua empresa que deseja economizar na conta de luz. Entre em contato agora.

A primeira Inteligência Artificial do setor de energia!

Descubra em primeira mão como essa plataforma irá revolucionar o setor e os seus resultados.