Logotipo Original Sunne
Homem jovem sorrindo e olhado um tablet para artigo Entenda como funciona energia por assinatura para empresas

Saiba como funciona energia por assinatura e o que você precisa para contratar para sua empresa

Imagina que recebeu a notícia de que o filme que queria assistir, mas não conseguiu ver nos cinemas, ficou disponível para alugar pelo tempo que quiser em alguma plataforma online. Você alugou, assistiu e vai poder assistir quantas vezes quiser até o período acabar.

“Mas, onde alugar um filme online tem a ver com como funciona energia por assinatura?”, você deve estar se perguntando. Simples! É exatamente dessa forma que funciona a assinatura de energia solar. 

Apenas em março o Brasil conseguiu bater o recorde em produção de energia renovável e as grandes responsáveis por isso foram as gerações nas hidrelétricas, parques eólicos e placas solares, totalizando 90% produzido, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Sendo a maior produção de energia limpa já registrada no país neste século. Isso deixa claro que a energia solar é uma das fontes de energia mais eficazes para reduzir os custos com a energia elétrica, além de preservar o meio ambiente.

Então, se quer saber como funciona energia por assinatura, leia este artigo até o final. Pois, vamos explicar tudo que precisa saber para contratar energia por assinatura para sua empresa, assim como as vantagens e os documentos necessários para esse processo.

O que é e como funciona energia por assinatura?

A expressão “energia por assinatura” não é um termo comumente usado no campo da energia. No entanto, é possível deduzir o seu significado com base em conceitos relacionados à energia e ao modelo de assinatura.

Ou seja, a assinatura de energia solar pode ser interpretada como um modelo de pagamento em que os consumidores pagam conforme os créditos usados pela empresa e também pela produção de créditos produzidos pela usina solar.

Nesse modelo, os consumidores pagam com base no consumo de energia solar (os créditos), ou seja, uma assinatura que lhes dá direito a um fornecimento pré-determinado de energia limpa.

Como funciona, energia por assinatura pode ser comparada a outros serviços de assinatura, como serviços de streaming de música ou vídeo, em que os usuários pagam uma taxa fixa mensal para ter acesso ilimitado ao conteúdo. 

No caso da energia por assinatura, os consumidores pagariam uma taxa fixa para ter acesso a uma quantidade específica de energia, independentemente do seu consumo real.

Além disso, é destacar que esse modelo é amplamente adotado e praticado na indústria de energia atualmente, caso tenha alguma dúvida.

E já é perfeitamente regularizado pela Lei 14.300/22, que instituiu o marco legal da microgeração e minigeração distribuída, além de ser regulado pela Resolução Normativa 1.059/2023 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Quais são as vantagens da energia por assinatura para empresas?

Apesar da assinatura de energia solar não ser um modelo amplamente divulgado, é possível identificar algumas potenciais vantagens desse modelo para empresas. Aqui estão algumas possíveis vantagens:

1. Previsibilidade de custos

Com a energia por assinatura, as empresas teriam uma previsibilidade maior dos custos de energia, pois pagariam pelo seu consumo de energia solar, independentemente do seu consumo real. 

Isso poderia ajudar sua empresa a planejar seus orçamentos com mais precisão, estipulando uma economia média de 1 ou 2 faturas de energia por ano, dependendo do tipo do plano (desconto) acordado, evitando surpresas com faturas de energia variáveis.

2. Simplificação da gestão de energia

As empresas que aderem à assinatura de energia solar, não precisam se preocupar em monitorar e gerenciar seu consumo de energia de perto. 

Isso porque, em alguns estados onde a Sunne atua, o cliente recebe duas faturas de energia; uma da concessionária com os impostos obrigatórios que precisam de pagamento; e a outra, é uma da Sunne onde estão inscritos os créditos de energia consumido. Em outros estados, essas duas faturas são unificadas.

Isso pode simplificar a gestão de energia, permitindo que sua empresa se concentre em suas atividades principais, sem a precisar monitorar constantemente o consumo e ajustar seu comportamento para economizar energia.

3. Estímulo à eficiência energética

Embora as empresas não paguem com base no consumo real de energia no modelo de energia por assinatura, elas ainda podem ser incentivadas a adotar práticas de eficiência energética para maximizar o valor da assinatura. 

Portanto, ao otimizar o uso de energia e reduzir o desperdício, as empresas poderiam obter um maior benefício em termos de custo-benefício da sua assinatura de energia solar.

4. Facilidade de planejamento

Da forma como funciona energia por assinatura, as empresas podem planejar seus negócios com mais facilidade, sabendo que têm acesso a uma quantidade específica de energia.

Isso pode ser particularmente útil para empresas que possuem demanda de energia estável e previsível, permitindo que não se preocupe com flutuações no valor das bandeiras tarifárias.

Quais são os custos da energia por assinatura?

No primeiro trimestre o país ultrapassou a marca histórica de 32 GW de produção de energia solar, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), ultrapassando a energia eólica e ocupando o terceiro lugar na matriz energética nacional.

Com isso, podemos perceber que o uso dessa fonte de energia limpa e renovável tem um potencial imenso de se tornar a fonte primária de energia do país e, dessa forma, se tornando ainda mais acessível. 

Agora que você entende como funciona energia por assinatura e seu potencial, podemos entrar em um das principais partes do nosso artigo: o custo.

O valor da assinatura varia conforme a empresa fornecedora do serviço, a localização do imóvel e o consumo médio de energia. Na Sunne, os clientes não pagam mensalidades, o que eles pagam, na verdade, é o aluguel da usina solar.

Então, o custo da energia consumida é calculado com base na tarifa de energia da concessionária local e no consumo do cliente. Mas, em geral, o custo da energia consumida é menor do que o custo da energia convencional, pois a energia solar é uma fonte de energia renovável e mais barata.

Logo, a economia média com a energia por assinatura solar pode ficar entre 15% e até 20%, em relação à conta de luz convencional. Por exemplo, uma empresa no Ceará com consumo médio de R$1.000 por mês de energia convencional, pode economizar algo em torno de R$120 por mês.

Como escolher uma empresa de energia por assinatura?

Ao escolher uma empresa, é importante considerar os seguintes fatores:

  • Pesquise a reputação da empresa na internet e com outros clientes;
  • Certifique-se de que a empresa tenha experiência em fornecer este tipo de serviço;
  • Verifique quais garantias a empresa oferece para seus produtos e serviços;
  • Certifique-se de que a empresa oferece um bom serviço de pós-venda.

Como funciona energia por assinatura agora não é tão complicado e já sabe por onde começar, também tente fazer isso antes de tomar a sua decisão:

  • Solicite propostas de empresas transparente em seus processos;
  • Informe-se sobre o seu consumo médio de energia para escolher o plano mais adequado;
  • Não tenha medo de fazer perguntas à empresa para esclarecer suas dúvidas.

E agora, como contratar energia por assinatura?

Na Sunne, o processo é feito 100% online e super rápido, porque é de entendimento comum que o seu tempo como gestor de uma empresa, é super valioso. Então, para contratar energia por assinatura, você pode seguir estes passos:

  • Entre em contato com uma empresa e solicite uma proposta;
  • A Sunne, ou qualquer outra empresa, vai precisar da sua conta de luz para avaliar o seu consumo médio e calcular o valor da assinatura para sua empresa;
  • Após a avaliação do seu consumo médio mensal, procuramos uma usina solar compatível com a sua demanda de energia;
  • Após o envio da fatura de energia, os consultores da Sunne entram em contato para tirar qualquer dúvida remanescentes e com a apresentação da proposta, só depois o seu contrato é enviado por e-mail para ser assinado digitalmente;
  • Depois de tudo assinado e esclarecido, a Sunne ativará a sua assinatura e você começará a economizar na conta de luz.

O processo de contratação é relativamente simples. Em geral, todo o processo pode ser concluído em 90 ou 180 dias, se não houver falhas durante o procedimento. E esse modelo é ideal para quem busca economizar na conta de luz e contribuir para a sustentabilidade. 

Quais são os documentos necessários para contratar energia por assinatura?

Para fazer a assinatura de energia solar, é necessário alguns documentos essenciais para assinar esse serviço.

Por exemplo, o CNPJ para identificar o titular da conta de luz; algum documento de identificação que pode ser a carteira de identidade, o passaporte ou a carteira de motorista; a fatura de energia que pode servir também como comprovante de endereço; e, por último, o documento do imóvel ou o registro de propriedade, a escritura ou o contrato de locação.

Além desses documentos, a Sunne pode solicitar outros documentos, como o contrato social, e-mail do titular, no caso, do representando legal da empresa.

É importante ressaltar que os documentos necessários para fazer a contratação podem variar conforme a empresa fornecedora do serviço. Por isso, é sempre recomendado entrar em contato com a empresa para verificar quais são os documentos exigidos.

Pois, por exemplo, para condomínios é solicitado uma ata de eleição do síndico, documento de identificação com foto e o e-mail de contato.

A energia por assinatura da Sunne é a solução perfeita para a sua empresa

Agora que já sabe como funciona energia por assinatura e como você pode contratar para sua empresa, a Sunne é uma empresa que faz a intermediação entre usinas solares e a sua empresa. 

Por meio de um processo 100% online, com planos de fidelidade ou sem, nem mensalidade. A Sunne oferece aos clientes uma forma de economizar na conta de luz sem precisar arcar com os custos de instalação de painéis solares.

Sem mencionar que a assinatura de energia solar é uma ótima opção para empresas que buscam economia e sustentabilidade. Algumas vantagens da Sunne são:

  • Economia na conta de luz que pode gerar economia de até 20% na conta de luz;
  • A energia solar é uma forma de reduzir o impacto ambiental da sua empresa;
  • Facilidade, sem obras e processo 100% online;
  • Melhor custo-benefício com planos que se adaptam às suas necessidades.

Portanto, se está procurando uma forma de economizar na conta de luz e ser mais sustentável, a energia por assinatura da Sunne é a solução perfeita para a sua empresa.

Saiba mais sobre energia solar por assinatura. Sem instalar painéis solares, sem obras, sem investimento. A Sunne cuida de tudo por você