Logotipo Original Sunne
Rapaz com camisa com o simbolo de reciclável segura recipiente com o mesmo simbolo enquanto está abaixado no chão coletando garrafas pets para exemplificar artigo sobre Saiba o que é geração distribuída e como pode ajudar o meio ambiente

O que é geração distribuída e como ela pode ajudar o meio ambiente

As fontes de energia renovável e programas de sustentabilidade estão ganhando o interesse das pessoas. Em maio de 2023, o Brasil alcançou a marca de 21 GW de geração distribuída de energia solar, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Por meio de geradores, esse modelo reúne o fornecimento de energia solar de uma usina solar para locais ou regiões próximas. Ou seja, essa é uma estratégia para distribuir energia solar para locais que não estejam necessariamente próximos a essas usinas ou fazendas solares.

O que, além de compartilhar energia limpa, a geração distribuída ajuda na economia de energia e, obviamente, a economizar na conta de luz ao final do mês, o que pode ser um alívio para pequenas e médias empresas. 

Portanto, se você nunca ouviu falar sobre geração distribuída de energia, saiba que esta modalidade de geração de energia pode representar uma economia na conta de luz do seu negócio.

Neste artigo vamos falar sobre o que é geração distribuída, seus principais benefícios, como esse modelo de geração pode ajudar a preservar o meio ambiente, além de exemplos de como a microgeração distribuída de energia pode ser usada. Então, para tirar todas as suas dúvidas, continue lendo este artigo!

O que é geração distribuída?

Como falamos antes, a geração distribuída (GD) é a geração de energia renovável em alguns locais ou regiões próximas por meio de geradores que ficam próximos ou que podem estar nas próprias unidades consumidoras.

A microgeração distribuída de energia permite que esses geradores fiquem conectados às linhas de transmissão da rede elétrica pública. Então, a energia produzida nas fazendas solares pode ser injetada na rede elétrica, transformando em créditos ou descontos na conta de luz dos consumidores, ou assinantes de energia solar por assinatura.

Apesar da geração distribuída de energia ainda não ser muito conhecida pela população em geral, esse modelo é uma forma de compensação de energia elétrica no país.

A energia distribuída permite que os consumidores que possuem interesse em energia de fontes renováveis, como a energia solar, por exemplo, possam ter acesso sem precisar fazer um grande investimento inicial na compra e instalação de painéis solares.

A facilidade é tanta que muitos consumidores podem fazer assinatura de energia solar sem sair de casa. A Sunne já oferece essa oportunidade para seus clientes, com todos os processos feitos online e sem taxas de fidelidade. Fácil como contratar um plano de celular ou assinar um serviço de streaming.

Outra vantagem da geração distribuída é que o consumidor não precisa se preocupar com investimento nenhum, pois as fazendas que produzem a energia solar, injetam na rede elétrica e o consumidor recebe através das linhas de transmissão sem precisar tirar um centavo do bolso.

Mas, vamos nos aprofundar mais nos benefícios da energia distribuída, no próximo tópico, então, continue lendo para ver todos!

LEIA TAMBÉM:

Principais benefícios da geração distribuída

Em comparação com a geração centralizada, a geração distribuída de energia ajuda na preservação do meio ambiente, na promoção de economia para sua empresa que podem ser investidos em outras áreas estratégicas, sem mencionar na economia de recursos que seriam investidos em linhas de transmissão.

Descontos na conta de energia

Os clientes que se beneficiam com a geração distribuída de energia conseguem descontos na conta de luz, algo muito importante quando o objetivo da empresa é economizar com esse custo para investir em outras áreas mais estratégicas da empresa.

Para quem tem um sistema fotovoltaico, apesar de ser um sistema que requer um investimento inicial mais alto, o consumidor consegue pagar o sistema solar logo nos primeiros 4 a 8 anos, lembrando que esse sistema, se tiver com a manutenção em dia, pode durar até 30 anos.

Créditos

Com o Sistema de Compensação de Energia Elétrica criada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) é regulamentada pela Lei 14.300/2022 e pela Resolução Normativa 1.059/2023,

A geração distribuída de energia permite que o excesso de energia produzida seja injetada na rede de distribuição de energia elétrica, onde o consumidor pode escolher entre acumular créditos de energia solar para ser usada em até 60 meses ou usar para reduzir a conta de energia elétrica.

Impacto positivo ao meio ambiente

Assim como a energia distribuída gera economia, é possível também que as pessoas gerem sua própria energia ou optam pela assinatura de energia solar.

Dessa forma, incentiva a microgeração distribuída a partir de fontes renováveis e limpa, que não emite gases poluentes que contribuem para o aquecimento global e o agravamento do efeito estufa.

Como a geração distribuída pode ajudar a preservar o meio ambiente

A geração distribuída é um modelo de geração elétrica realizada por consumidores independentes, em várias centrais distribuídas geograficamente, como é o caso das microcentrais fotovoltaicas.

Esse modelo evita uma série de impactos ambientais, como os advindos da construção de reservatórios e das linhas de transmissão. 

Por exemplo, apesar das hidrelétricas serem uma fonte limpa de energia, ainda assim causam impactos devido à necessidade de alagamento de regiões extensas e, por vezes, de cidades inteiras, afetando todo o ecossistema local, com impactos sobre a fauna, a flora e o microclima.

A geração distribuída faz uso de fontes renováveis e limpas, como a energia solar e eólica, e não requer grandes alagamentos, que impactam o meio ambiente. 

Além disso, a produção descentralizada de energia é o que temos de melhor do ponto de vista ecológico quando a geração é feita com painéis solares.

A redução da necessidade de linhas de transmissão de energia e o caráter descentralizado do sistema fazem com que os custos e impactos ambientais próprios da geração convencional sejam evitados.

A geração distribuída evita uma série de impactos ambientais, como os advindos da construção de reservatórios e das linhas de transmissão.

Além disso, a geração distribuída pode ser uma das mais importantes ferramentas de transformação social do século, principalmente na modalidade de GD. A energia solar pode ser uma das mais importantes ferramentas de transformação social do século XXI, principalmente na modalidade de GD.

Em resumo, a geração distribuída de energia pode ajudar a preservar o meio ambiente ao evitar impactos ambientais negativos, como os causados pela construção de reservatórios e linhas de transmissão, e ao utilizar fontes renováveis e limpas de energia, como a solar e eólica. Além disso, a microgeração distribuída pode ser uma importante ferramenta de transformação social.

Exemplos de como a geração distribuída pode ser usada

Existem diversas formas de como a geração distribuída pode ser usada atualmente. Para que você veja em quais áreas, veja abaixo a lista que montamos:

  • Os painéis solares são uma forma de geração distribuída de energia a partir de uma fonte que pode ser usada para alimentar aparelhos domésticos, equipamentos de escritório que ajuda a reduzir a dependência da rede elétrica tradicional;
  • Assinatura de energia solar também é um exemplo, onde o consumidor não precisa instalar painéis solares para ter acesso à energia solar;
  • Comunidades também pode investir em parques solares compartilhados, onde cada membro colabora financeiramente para a instalação de painéis solares, onde a energia solar gerada é distribuída entre os consumidores desse parque, reduzindo os custos individuais na conta de luz;
  • Outra possibilidade para regiões com ventos fortes e constante é a instalação de turbinas eólicas, o que acaba sendo uma ótima opção para agricultores ou comunidades rurais para suprir suas próprias necessidades elétricas;
  • Pequenas centrais hidrelétricas também podem ser usadas como energia distribuída, fornecendo as comunidades próximas uma fonte de energia limpa e constante;
  • Outro exemplo de energia distribuída é por meio da tecnologia V2G (vehicle-to-grid), a energia pode ser devolvida à rede elétrica quando necessário, que permite a armazenagem de excesso de eletricidade para ser usada posteriormente.

Fatores que influenciam a adoção da geração distribuída

Com a regulamentação do marco legal da geração distribuída de energia pela da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a adoção da microgeração de energia é influenciada por diversos fatores que podem impactar a decisão dos consumidores e empresas a investir nesse modelo de energia distribuída.

O primeiro deles são as políticas e incentivos governamentais que desempenham um papel crucial na promoção da geração distribuída, como subsídios, tarifas de energia, isenções fiscais e programas de financiamento que facilitam o acesso das pessoas e ajudam a reduzir os custos iniciais para quem deseja possuir um sistema fotovoltaico próprio.

Outro fator que influencia a energia distribuída é o custo da energia elétrica vinda de fontes não renováveis (como o carvão e petróleo), que além de ser mais caro é também o mais poluente, diferente das fontes de energia limpa.

Na Sunne, clientes com contas de energia iguais ou maiores do que R$1.000, podem se beneficiar da geração distribuída de energia através da energia solar por assinatura, o que é uma opção economicamente viável a longo prazo.

Existe também a questão de viabilidade e disponibilidade dos recursos das fontes de energia renovável que também pode influenciar bastante na adoção desse modelo GD. Por exemplo, o Nordeste é uma região do país conhecida pela sua grande incidência solar e ventos fortes.

O que faz essa região concentrar até 83% da geração de energia solar e eólica, como uma capacidade instalada, de 28,3 gigawatts (GW), sendo 82,6% da nacional com as duas fontes de energia.

Não podemos esquecer também a preocupação com a crescente preocupação com a sustentabilidade e a redução de gases de efeito estufa, tornando um dos maiores fatores para optar pela geração distribuída, já que muitos consumidores desejam contribuir para a preservação do meio ambiente.

Como a tecnologia está em constante evolução, a geração distribuída também se beneficia com isso, já que os avanços tecnológicos permitem que a microgeração de energia se torne mais eficiente e acessível.

Sunne Brasil: Economize com energia solar por assinatura

Agora que já entendeu o que é geração distribuída e seus benefícios, conheça a energia solar por assinatura da Sunne Brasil, que com certeza é uma alternativa mais econômica, fácil e acessível para sua empresa.

Como pioneira em energia solar por assinatura no Ceará, a Sunne Brasil está comprometida em fornecer uma solução sustentável e econômica.

Com nossa experiência em energia solar, oferecemos um serviço completo, sem taxas extras, sem planos de fidelidades e sem burocracia. 

A energia solar por assinatura permite que você desfrute dos benefícios da energia solar sem preocupações, enquanto reduz sua dependência da rede elétrica convencional e contribui para a preservação do meio ambiente.

Entre em contato conosco hoje mesmo para saber mais sobre como a Sunne Brasil pode ajudá-lo a adotar a geração distribuída de energia e fazer a transição para uma solução de energia limpa e econômica. Juntos, podemos construir um futuro mais sustentável.

Contrate energia solar por assinatura e seja parte do futuro da energia hoje com a Sunne. Comece a economizar agora.